A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa determina recolhimento de lotes de detergentes Ypê devido a um possível risco de contaminação microbiológica.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A fabricante, Química Amparo, identificou alterações no odor dos produtos e iniciou o recolhimento imediatamente. Os detergentes afetados incluem as variedades de limão, maçã, neutro, capim limão, coco e clear care.
A Anvisa também ordenou a suspensão de todas as unidades produzidas entre julho e dezembro de 2022, com final de lote 1 e 3.
Segundo a Anvisa, a fabricante disse ter identificado “desvio em resultado de análise de monitoramento de parâmetro de produção que ensejam potencial risco de contaminação microbiológica”.
Veja também
Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
Quais são os repelentes contra dengue recomendados pela ANVISA?
É importante ressaltar que não há proibição da comercialização dos detergentes, mas apenas um bloqueio e recolhimento dos lotes específicos.
A medida foi tomada como precaução para garantir a segurança dos consumidores, evitando possíveis riscos à saúde.
Os consumidores que adquiriram os detergentes Ypê das linhas mencionadas devem verificar o lote do produto e, caso seja identificado como final 1 ou 3 e produzido entre julho e dezembro de 2022, devem entrar em contato com a fabricante.
Nota Química Amparo
Em nota, a empresa disse que “após uma rigorosa análise interna”, identificou mudança no odor tradicional do produto de limpeza, sem potencial risco à saúde ou à segurança dos consumidores, “porém, em alguns casos, perceptível ao olfato”.