Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Cidades do Meio-Oeste e Serra têm umidade do ar inferior à do deserto do Saara

Os índices umidade do ar ficaram iguais ou inferiores aos do Saara, onde a umidade varia entre 14% e 20%

Quatro cidades de Santa Catarina enfrentam níveis críticos de umidade do ar nesta terça-feira (03). Bom Jardim da Serra e Caçador marcaram 15%, Curitibanos 16% e Joaçaba 17%, segundo o Inmet. Esses índices são iguais ou menores que os registrados no deserto do Saara, onde a umidade varia entre 14% e 20%.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A onda de calor que atinge o país e a falta de chuva agravam a seca, que persiste há mais de 100 dias em algumas regiões.

Publicidade

Nesta terça, o calor intenso levou estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a alcançarem temperaturas de até 40°C. Em São Paulo e Minas Gerais, o termômetro marcou 39°C.

A situação é comparável ao deserto do Atacama, no Chile, o mais seco do mundo, onde a umidade chegou a 5%. No Brasil, dez cidades registraram níveis próximos a 7% de umidade.

Veja também

Fumaça da Amazônia volta a cobrir Santa Catarina

Seca histórica ameaça produção de alimentos no Brasil

Além da seca, a qualidade do ar está comprometida devido às queimadas na Amazônia e no Centro-Oeste.

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta sobre a piora na qualidade do ar causada pela fumaça transportada para o Sul do Brasil por ventos quentes, especialmente o Jato de Baixos Níveis (JBN).

Imagens de satélite mostram a fumaça sobre o estado, visível na coloração avermelhada do céu ao amanhecer e entardecer.

A fumaça pode reduzir a visibilidade e afetar a saúde pública, especialmente para grupos vulneráveis.

A previsão é que a fumaça persista até que as queimadas sejam controladas ou que a chuva retorne, o que deve ocorrer entre primavera e verão.

A Defesa Civil recomenda o aumento da ingestão de água e o monitoramento de sintomas respiratórios, como tosse e irritação nos olhos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV/ NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mulher fica gravemente ferida e homem morre em acidente na SC-153

Um grave acidente na BR-153, em Concórdia, no Oeste...

Regulamento da campanha interativa “Vamos escolher o nome do nosso mascote”

INTRODUÇÃO Artigo 1º. As emissoras integrantes da RBV Rádios, localizadas no...

SC apresenta plano de R$ 330 milhões para melhorar salários de professores

O Governo de Santa Catarina apresentou na manhã desta...

Mais Lidas da semana

Adolescente de Videira é investigado por ideologia neonazista e planos de ataque

Dois adolescentes, um de Videira e outro de Blumenau,...

Professora caçadorense precisa de R$ 75 mil para cirurgia

A professora caçadorense Ketlin Souza, de 26 anos, vive...

É na própria casa que as mulheres mais correm perigo no Brasil

A própria residência se mostra o cenário mais perigoso...

Briga entre casal termina com homem com faca cravada na barriga

Uma mulher de 38 anos foi detida nesta quarta-feira...

Aproest alcança marca inédita de placas cadastradas em um único mês

A Aproest encerrou o mês de fevereiro de 2026...

Outros Tópicos Interessantes