Cidades do Meio-Oeste e Serra têm umidade do ar inferior à do deserto do Saara

Os índices umidade do ar ficaram iguais ou inferiores aos do Saara, onde a umidade varia entre 14% e 20%

Quatro cidades de Santa Catarina enfrentam níveis críticos de umidade do ar nesta terça-feira (03). Bom Jardim da Serra e Caçador marcaram 15%, Curitibanos 16% e Joaçaba 17%, segundo o Inmet. Esses índices são iguais ou menores que os registrados no deserto do Saara, onde a umidade varia entre 14% e 20%.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A onda de calor que atinge o país e a falta de chuva agravam a seca, que persiste há mais de 100 dias em algumas regiões.

Publicidade

Nesta terça, o calor intenso levou estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a alcançarem temperaturas de até 40°C. Em São Paulo e Minas Gerais, o termômetro marcou 39°C.

A situação é comparável ao deserto do Atacama, no Chile, o mais seco do mundo, onde a umidade chegou a 5%. No Brasil, dez cidades registraram níveis próximos a 7% de umidade.

Veja também

Fumaça da Amazônia volta a cobrir Santa Catarina

Seca histórica ameaça produção de alimentos no Brasil

Além da seca, a qualidade do ar está comprometida devido às queimadas na Amazônia e no Centro-Oeste.

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta sobre a piora na qualidade do ar causada pela fumaça transportada para o Sul do Brasil por ventos quentes, especialmente o Jato de Baixos Níveis (JBN).

Imagens de satélite mostram a fumaça sobre o estado, visível na coloração avermelhada do céu ao amanhecer e entardecer.

A fumaça pode reduzir a visibilidade e afetar a saúde pública, especialmente para grupos vulneráveis.

A previsão é que a fumaça persista até que as queimadas sejam controladas ou que a chuva retorne, o que deve ocorrer entre primavera e verão.

A Defesa Civil recomenda o aumento da ingestão de água e o monitoramento de sintomas respiratórios, como tosse e irritação nos olhos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV/ NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quarta-feira de tempo firme em boa parte de Santa Catarina

A quarta-feira (03) será marcada pela continuidade da circulação...

Coral de Videira emociona público durante encontro regional em Tangará

O Coral da Escola Municipal de Artes de Videira...

Econômico Atacadão inaugura nova unidade em Caçador

O Grupo Master, responsável pelas redes Master Supermercados, Econômico...

Prefeitura de Videira rescinde contrato com empresa de transporte escolar

A Secretaria Municipal de Educação de Videira informou que...

Câmara acompanha investigação sobre suposto desvio no Ipasc

A Câmara Municipal de Caçador acompanha as investigações relacionadas...

Criança é encontrada sozinha em apartamento e mãe acaba presa

Uma ocorrência de abandono de incapaz mobilizou a Polícia...

Saúde, orçamento e prevenção: veja o que será debatido na Câmara de Videira nesta terça

A Câmara de Vereadores de Videira realiza nesta terça-feira...

Relatórios do Coaf apontam movimentações atípicas em empresas ligadas a Virginia Fonseca

Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) elaborados pelo Conselho de...