Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Cidades do Meio-Oeste e Serra têm umidade do ar inferior à do deserto do Saara

Os índices umidade do ar ficaram iguais ou inferiores aos do Saara, onde a umidade varia entre 14% e 20%

Quatro cidades de Santa Catarina enfrentam níveis críticos de umidade do ar nesta terça-feira (03). Bom Jardim da Serra e Caçador marcaram 15%, Curitibanos 16% e Joaçaba 17%, segundo o Inmet. Esses índices são iguais ou menores que os registrados no deserto do Saara, onde a umidade varia entre 14% e 20%.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A onda de calor que atinge o país e a falta de chuva agravam a seca, que persiste há mais de 100 dias em algumas regiões.

Publicidade

Nesta terça, o calor intenso levou estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a alcançarem temperaturas de até 40°C. Em São Paulo e Minas Gerais, o termômetro marcou 39°C.

A situação é comparável ao deserto do Atacama, no Chile, o mais seco do mundo, onde a umidade chegou a 5%. No Brasil, dez cidades registraram níveis próximos a 7% de umidade.

Veja também

Fumaça da Amazônia volta a cobrir Santa Catarina

Seca histórica ameaça produção de alimentos no Brasil

Além da seca, a qualidade do ar está comprometida devido às queimadas na Amazônia e no Centro-Oeste.

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta sobre a piora na qualidade do ar causada pela fumaça transportada para o Sul do Brasil por ventos quentes, especialmente o Jato de Baixos Níveis (JBN).

Imagens de satélite mostram a fumaça sobre o estado, visível na coloração avermelhada do céu ao amanhecer e entardecer.

A fumaça pode reduzir a visibilidade e afetar a saúde pública, especialmente para grupos vulneráveis.

A previsão é que a fumaça persista até que as queimadas sejam controladas ou que a chuva retorne, o que deve ocorrer entre primavera e verão.

A Defesa Civil recomenda o aumento da ingestão de água e o monitoramento de sintomas respiratórios, como tosse e irritação nos olhos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV/ NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Morre o comunicador Adriel, da Massa FM Concórdia

A Massa FM Concórdia confirmou, com profundo pesar, a...

Tribunal do Júri condena réu que atropelou, arrastou e matou mulher

O Tribunal do Júri de Fraiburgo condenou na sexta-feira,...

Ventos de até 100 km/h atingem Santa Catarina na quarta-feira

A quarta-feira (10) será marcada por condições severas do...

Iomerê transforma Escola de Bom Sucesso em unidade de ensino integral a partir de 2026

O Município de Iomerê oficializou uma mudança significativa na...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros anunciam paralisação nacional a partir de 4 de dezembro

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o desembargador...

Fiscalização apreende mais de 1 tonelada de alimentos impróprios

Uma operação articulada pelo Ministério Público de Santa Catarina,...

Morre jovem vítima de grave acidente na SC-135 em Videira

A jovem Sabrina Pedroso Benetti, de 24 anos, morreu...

Trator usado em extração de madeira é furtado no interior de Macieira

Um trator usado na extração de madeira foi furtado...

Vacina contra bronquiolite para bebês e gestantes chega ao SUS em SC

Santa Catarina receberá quase 26 mil doses de vacina...

Outros Tópicos Interessantes