Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Julho amarelo: mais de 23 mil pessoas foram diagnosticadas com hepatite em SC

Levantamento da Dive/SC mostra dados registrados nos últimos 11 anos; demora para descobrir a hepatite pode levar a morte

A importância do diagnóstico precoce das hepatites virais B e C, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) é o foco da campanha julho amarelo. Em Santa Catarina, a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) aponta que de 2012 a 2022, mais de 23 mil pessoas foram identificadas com a doença.

Trata-se de doenças silenciosas que se não tratadas a tempo podem causar problemas à saúde, como cirrose ou câncer hepático, podendo levar à morte.

O diagnóstico é feito por meio de teste disponível gratuitamente na rede pública de saúde. A prevenção pode ser feita de algumas formas.

Publicidade

Para a hepatite B, existe vacina, que também é oferecida pelo Sus. A primeira dose deve ser aplicada no bebê logo ao nascer e as demais doses aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Pessoas não vacinadas nesta faixa etária podem receber a vacina em qualquer momento, independentemente da idade, em um esquema de três doses.

Outra medida de prevenção importante é o uso da camisinha em todas as relações sexuais, além de evitar o compartilhamento de objetos perfurocortantes como seringas, lâminas de barbear, material de manicure e pedicure e de uso pessoal, como escovas de dente.

Se já infectado, o indivíduo pode fazer o tratamento também na rede pública de saúde. A hepatite C tem cura e o tipo B tem tratamento que interrompe a evolução da doença

A gerente de IST, HIV/Aids e doenças infecciosas crônicas da Dive/SC, Regina Valim, destaca a necessidade de adultos testarem regularmente para as hepatites B e C. Outro público, segundo a gerente, que precisa ser testado são as gestantes durante o pré-natal.

“O teste para as virais é gratuito e está disponível em todas as unidades básicas de saúde. Quanto mais cedo se souber ser portador do vírus B ou do vírus C, mais cedo se trata e mais cedo se cura ou se controla essa infecção. No caso das gestantes, a testagem é importante para evitar que a infecção seja transmitida ao bebê”, esclarece.

SC tem mais casos de hepatite B
Em Santa Catarina, os casos de hepatites virais são mais frequentes em homens. A faixa etária com mais registros está entre 40 e 59 anos. Os dados mais recentes da Dive/SC condizem aos anos de 2012 a 2022.

De B, em 2012, foram constatados 1686 casos, tendo o ano com maior incidência em 2014, com 1891 registros e o com a menor taxa em 2020, com 830. Em 2022, foram identificados 876 pessoas com a doença.

Já a hepatite C apresenta números menores em Santa Catarina, mas também com taxa de redução no decorrer dos últimos 8 anos, quando a Dive registrou os dados.

Em 2015, foram identificados 1406 casos, maior número desde a contagem. E no ano passado, em 2022, o menor dado, com 716 pessoas identificadas.

Fonte:
ND+

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sexta-feira promete calor intenso antes da chuva no fim de semana

Santa Catarina terá variação de temperatura ao longo do...

Rato gigante causa pânico em voo internacional

Um voo internacional da KLM se transformou em situação...

Macacos-prego invadem casas e causam prejuízos em SC

O bairro Ubatuba, em São Francisco do Sul, no...

Nova espécie de sapo laranja é descoberta em área preservada de SC

Um anfíbio minúsculo, mas que desperta enorme curiosidade, acaba...

Mais Lidas da semana

Vítima de capotamento na SC-150 se formaria neste sábado em Joaçaba

Uma jovem de Capinzal morreu na madrugada desta sexta-feira...

Briga generalizada em Salto Veloso deixa duas pessoas feridas

Uma briga generalizada deixou duas pessoas feridas na noite...

Videira é contemplada com R$ 118,3 milhões via Governo Federal

Videira foi uma das cidades contempladas com recursos em...

Delegado detalha assassinato de irmão em Macieira

O delegado da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de...

Justiça endurece penas de trio em caso de homicídio que chocou Pinheiro Preto

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu aumentar...

Outros Tópicos Interessantes