Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Julho amarelo: mais de 23 mil pessoas foram diagnosticadas com hepatite em SC

Levantamento da Dive/SC mostra dados registrados nos últimos 11 anos; demora para descobrir a hepatite pode levar a morte

A importância do diagnóstico precoce das hepatites virais B e C, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) é o foco da campanha julho amarelo. Em Santa Catarina, a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) aponta que de 2012 a 2022, mais de 23 mil pessoas foram identificadas com a doença.

Trata-se de doenças silenciosas que se não tratadas a tempo podem causar problemas à saúde, como cirrose ou câncer hepático, podendo levar à morte.

O diagnóstico é feito por meio de teste disponível gratuitamente na rede pública de saúde. A prevenção pode ser feita de algumas formas.

Publicidade

Para a hepatite B, existe vacina, que também é oferecida pelo Sus. A primeira dose deve ser aplicada no bebê logo ao nascer e as demais doses aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Pessoas não vacinadas nesta faixa etária podem receber a vacina em qualquer momento, independentemente da idade, em um esquema de três doses.

Outra medida de prevenção importante é o uso da camisinha em todas as relações sexuais, além de evitar o compartilhamento de objetos perfurocortantes como seringas, lâminas de barbear, material de manicure e pedicure e de uso pessoal, como escovas de dente.

Se já infectado, o indivíduo pode fazer o tratamento também na rede pública de saúde. A hepatite C tem cura e o tipo B tem tratamento que interrompe a evolução da doença

A gerente de IST, HIV/Aids e doenças infecciosas crônicas da Dive/SC, Regina Valim, destaca a necessidade de adultos testarem regularmente para as hepatites B e C. Outro público, segundo a gerente, que precisa ser testado são as gestantes durante o pré-natal.

“O teste para as virais é gratuito e está disponível em todas as unidades básicas de saúde. Quanto mais cedo se souber ser portador do vírus B ou do vírus C, mais cedo se trata e mais cedo se cura ou se controla essa infecção. No caso das gestantes, a testagem é importante para evitar que a infecção seja transmitida ao bebê”, esclarece.

SC tem mais casos de hepatite B
Em Santa Catarina, os casos de hepatites virais são mais frequentes em homens. A faixa etária com mais registros está entre 40 e 59 anos. Os dados mais recentes da Dive/SC condizem aos anos de 2012 a 2022.

De B, em 2012, foram constatados 1686 casos, tendo o ano com maior incidência em 2014, com 1891 registros e o com a menor taxa em 2020, com 830. Em 2022, foram identificados 876 pessoas com a doença.

Já a hepatite C apresenta números menores em Santa Catarina, mas também com taxa de redução no decorrer dos últimos 8 anos, quando a Dive registrou os dados.

Em 2015, foram identificados 1406 casos, maior número desde a contagem. E no ano passado, em 2022, o menor dado, com 716 pessoas identificadas.

Fonte:
ND+

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ibiam participa do evento “Luto pelo Leite” em Florianópolis

O município de Ibiam esteve representado nesta quarta-feira (12)...

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Retificação – Processo Licitatório n. 115/2025 Pregão Eletrônico n. 54/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de RetificaçãoProcesso...

Homem de 62 anos morre após capotar carro em Treze Tílias

Um idoso de 62 anos perdeu a vida na...

Seis vítimas de acidente na BR-376 seguem em observação em hospitais de SC

Seis das 14 vítimas do grave acidente ocorrido na...

Mais Lidas da semana

Ciclone extratropical provoca tempestades intensas na sexta e sábado em SC

Entre sexta-feira (7) e sábado (8), a formação de...

Polícia prende homem por ato obsceno em via pública em Videira

No sábado, por volta das 14 horas, a Polícia...

Homem é morto a tiros às margens do Rio do Peixe em Caçador

Na noite de domingo (9), a Polícia Militar de...

Homem é baleado no rosto ao tentar invadir casa da ex em Ibicaré

Na madrugada deste sábado (8), por volta da 1h,...

Identificado homem encontrado morto em Caçador

Foi identificado como Paulo Sergio dos Santos “Neguinho”, 37...

Outros Tópicos Interessantes