Samu SC registra 2,6 mil chamadas de tentativas de suicídio em 2024

A tentativa de suicídio é uma emergência médica que afeta pessoas de todas as idades e classes sociais

Em 2024, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina recebeu 2.645 chamadas relacionadas a tentativas de suicídio. Desse total, 1.840 ocorrências foram atendidas pelas equipes de socorristas. Em setembro, mês dedicado à campanha de prevenção do suicídio, o Samu divulga esses dados para combater o estigma e ressaltar a importância do auxílio profissional.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O psicanalista Sérgio Scotti, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), aponta que a depressão, uma das principais causas das tentativas de suicídio, não escolhe idade e é influenciada pelas altas expectativas sociais.

Publicidade

Ele sugere que uma sociedade mais acolhedora e com maior acesso aos serviços de saúde mental, como os Centros de Atenção Psicossociais (Caps), poderia ajudar a prevenir esses casos.

Scotti ressalta ainda que o papel da família é fundamental para oferecendo suporte sem julgamentos.

Veja também

Cientistas brasileiros descobrem substância para tratamento do alzheimer

Sucesso em mais uma edição do projeto Cuide-se

A tentativa de suicídio é considerada uma emergência médica, e as equipes do Samu são compostas por médicos, enfermeiros e socorristas.

Após o atendimento pré-hospitalar, os pacientes são encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou pronto-socorro de hospitais.

Após receber alta, os pacientes são orientados a buscar ajuda e são encaminhados a centros especializados.

A diretora Carla enfatiza a importância de estar atento aos sinais de sofrimento e da busca por apoio profissional.

Entre janeiro e agosto de 2024, as equipes do Samu atenderam 383 casos de tentativas de suicídio, sendo

  • 276 ocorrências na faixa etária de 20 a 39 anos
  • 59 casos em jovens de até 19 anos

A diretora-geral do Samu, Carla Birolo Ferreira, destaca a necessidade de um atendimento ainda mais humanizado, especialmente considerando que muitos dos casos envolvem jovens adultos.

Setembro Amarelo

A campanha do Setembro Amarelo visa aumentar a conscientização sobre a saúde mental e encorajar a busca por ajuda, promovendo um ambiente mais solidário e compreensivo, essencial para reduzir as taxas de suicídio e melhorar o bem-estar emocional da população.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV/NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Pinheiro Preto define campeões do Campeonato Municipal de Futsal Interfirmas

A equipe Bebidas Randon conquistou o título do Campeonato...

Ação em Videira reforça combate à violência contra a mulher

O centro de Videira recebeu, no último sábado (15),...

Terça-feira será de calor intenso em Santa Catarina

A terça-feira (18) será marcada pelo tempo firme e...

Mais de 81% não querem que agentes de trânsito apliquem multas em Videira

A consulta pública sobre a atuação dos agentes de...
01:00:56

RBV Notícias Videira e Tangará – 17/08/2026 – Edição 1617

https://www.youtube.com/watch?v=HeDBIIcV7jU

Anvisa aprova primeira caneta emagrecedora genérica do Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o...

Publicação Legal – Aviso de Retificação – Processo Licitatório n. 89/2025 Credenciamento n. 15/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de RetificaçãoProcesso...

Beto Carrero anuncia fim da montanha-russa mais antiga do Brasil

A Star Mountain, considerada a mais antiga montanha-russa do...