SC quer começar a vacinar professores contra a Covid-19 em maio, diz secretário

A vacinação contra Covid-19 de professores em Santa Catarina deve começar na primeira semana de maio, segundo o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro. Ele reforçou que o escalonamento pensado para a imunização dos profissionais da educação considera quem está mais exposto ao coronavírus.

“Trabalho com essa expectativa porque nós temos que ter esperança que estão aumentando os números [da vacinação] e que assim nós possamos efetivamente realizar isso [a vacinação de professores] na primeira quinzena de maio. É a nossa expectativa para darmos início ao plano de vacinação”,  afirmou o secretário.

Na terça-feira (20), a Secretaria de Estado da Educação (SED) apresentou um plano de vacinação para os profissionais da área. A proposta é que a imunização aconteça de maneira escalonada, vacinando primeiro quem está atuando de forma presencial. Os primeiros a receberem doses, segundo o projeto, seriam os professores da Educação Infantil.

Vampiro defendeu o escalonamento justificando que professores da Educação Infantil e Especial estão sem “barreiras sanitárias” contra o coronavírus. “Esses dois primeiros são professores que estão sem barreira sanitária. Crianças de zero a três anos não têm obrigatoriedade de usar máscara e eles [professores] pegam no colo”,  afirmou.

Profissionais da equipe técnica, administrativa e pedagógica também foram incluídos no plano. Além deles, pessoas que atuam na limpeza, alimentação e gestão também foram mencionados no documento.

Para a coleta de dados dos profissionais de educação, a SED montou um formulário. O arquivo será disponibilizado para os municípios e a estimativa é que o cadastramento comece a partir de 26 de abril.

Após a coleta, a equipe responsável deve organizar as respostas, contemplando a sequência estabelecida pelo plano, encaminhando a quantidade total de cada grupo, por meio de um formulário próprio.

Uma cópia da listagem final dos trabalhadores da educação aptos ao recebimento de vacinas deverá ser encaminhada às equipes de vacinadores do município.

 

 

 

Vacinação em SC

 

A campanha de vacinação em Santa Catarina imuniza neste momento profissionais da saúde, idosos, povos quilombolas e indígenas, pessoas com deficiência institucionalizadas e agentes das forças de segurança.

Foram aplicadas até quarta-feira (21), 1.326.887 doses de vacina, somando as duas aplicações dos imunizantes. Segundo o Monitor da Vacina, no ritmo atual, a campanha conseguirá vacinar todo o grupo prioritário em setembro deste ano.

 

 

Fonte: NSC