Rádios RBV

Menu

SC tem aumento de casos de violência contra idoso em 2024

Apenas nos seis meses deste ano tramitam 943 investigações de crimes contra idosos no Estado.

Fonte:
NSC Total

Em Santa Catarina, cerca de 15% da população tem 60 anos ou mais, por isso, campanhas como o Mês de Conscientização da Violência contra o Idoso, são importantes para dar visibilidade à gravidade do problema. Segundo a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), SC teve aumento de casos de violência contra idoso em 2024. Apenas nos seis meses deste ano tramitam 943 investigações de crimes contra idosos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Entre os motivos mais comuns estão apropriação de bens e dinheiro, exposição da pessoa idosa a perigos, deixar de prestar ou dificultar sua assistência à saúde, reter cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, pensão ou salários do idoso.

- Publicidade -

A delegada da Polícia Civil de Santa Catarina, Patrícia Zimmermann D’Avila, titular da Coordenadoria das DPCAMIs, assinalou que a violência não se restringe a uma marca no corpo.

“Ela pode ser física, sexual, psicológica (agressões verbais); institucional (quando é praticada por funcionários de uma instituição pública ou privada); financeira quando os bens ou recursos financeiros são usados sem consentimento, ou até mesmo patrimonial, que é quando uma pessoa pressiona a vítima assinar documentos sem a devida explicação, alterar testamento, antecipar herança ou vender bens e imóveis sem sua vontade e consentimento” explica.

Veja também

Combate à violência contra idosos é intensificado em SC

Pastoral da Pessoa Idosa em Caçador realiza trabalho voltado ao bem-estar

Ainda segundo a delegada, como a violência normalmente é praticada dentro da casa da vítima e por familiares ou profissionais contratados para cuidar do idoso, é importante que pessoas próximas estejam alertas para mudanças de comportamento.

“As pessoas devem ficar atentas aos sinais dados pela vítima como o entristecimento, a falta de recursos para comprar remédios, alimentos, o afastamento do convívio social” observa.

Mais de 143 mil casos de violência no Brasil em 2023

Em 2023, cerca de 143 mil denúncias de violência contra idosos foram registradas em todo o Brasil. Esse dado corresponde a um aumento de quase 50 mil casos em relação a 2022. A Região Sudeste foi a que registrou maior número de casos (53%) de 2020 a 2023. Em seguida, aparece a Região Nordeste (19,9%).

Os números fazem parte da pesquisa Denúncias de Violência ao Idoso no Período de 2020 a 2023 na Perspectiva Bioética. A pesquisa resultou em artigo publicado em parceria pelas professoras Alessandra Camacho, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado da UFF, e Célia Caldas, da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A professora Alessandra Camacho, que fez parte do estudo, explicou que a vulnerabilidade desta parcela da população é um dos fatores que influencia o grande número de casos.

Por isso, idoso com mais de 80 anos, especialmente mulheres, são mais suscetíveis a sofrerem violência. No período de 2020 a 2023, o sexo feminino respondeu por mais de 67% das denúncias notificadas.

“Esse também é um dado relevante porque as mulheres alcançaram um quantitativo de mais de 60% no período estudado, e isso se repetiu em 2024, o que só vem confirmar que a mulher tem também situação de vulnerabilidade” afirmou a professora em entrevista à Agência Brasil, que defende políticas públicas para essa parcela da população.

Alessandra ressaltou que é importante continuar com a análise anual das informações sobre violência contra idosos, para mostrar que os canais de denúncia são eficientes.

Uma forma mais direta de denunciar casos de violência contra idosos é o Disque Direitos Humanos – Disque 100, ou por meio de delegacias preparadas especialmente para atender essa parcela da população, além do Ministério Público, que também faz esse tipo de acolhimento.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Cigarrinha do milho é tema de evento da Comissão de Agricultura

A cigarrinha do milho foi tema de evento da...

Estado autoriza retomada do contorno viário de Rio das Antas

O governador em exercício Mauro de Nadal assinou, nesta...

Safra de maçã encerra com produção quase 24% menor em SC

A safra de maçã encerrou com produção quase 24%...

Curitiba tem o menor bonsai de araucária do mundo

O bonsaísta Renato Hoenig fez o que parecia impossível...

Nego Di e esposa são alvos de operação em SC por lavagem de dinheiro

O influenciador digital Nego Di e esposa são alvos...

Mais Lidas da semana

Carreta com toras tomba e deixa cinco feridos na SC-350

Em Lebon Régis, uma carreta com toras tombou e...

Feto é encontrado em banheiro em Caçador

Um feto foi encontrado no banheiro da Rodoviária de...

Polícia investiga e nega que feto tenha sido encontrado em Caçador

Denúncias informaram que um feto havia sido encontrado em...

Bebê de 16 dias morre em acidente de trânsito

Um bebê de 16 dias morreu em acidente de...

Jovem com “a pior dor do mundo” faz vakinha para fazer eutanásia

Uma jovem brasileira está promovendo uma vakinha virtual para...

Outros Tópicos Interessantes