Em um cenário preocupante para a saúde pública, SC tem mais de 100 mortes por dengue em um só ano um recorde alarmante. Essa marca supera significativamente o número de óbitos registrados em 2023, quando foram contabilizadas 98 mortes ao longo de todo o ano.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Além dos óbitos, o Estado tem 62.149 casos confirmados e 169.994 casos prováveis de dengue. Os dados foram atualizados nesta segunda-feira (22), no painel de monitoramento da Secretaria do Estado de Saúde (SES).
De acordo com o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), João Fuck, dados das últimas semanas mostram que Santa Catarina começa a entrar numa estabilidade na transmissão. Contudo, o diretor alerta para que a população não deixe de se prevenir contra o mosquito.
— Passamos por um período chuvoso nos últimos dias, especialmente região da Grande Florianópolis, o que pode contribuir para que a gente tenha locais acumulando água. Esses locais podem ser criadouros do mosquito Aedes aegypti, então é fundamental manter os cuidados e eliminar os locais com água parada.
Vacina contra a dengue
Dados divulgados nesta segunda-feira pela Dive mostram que Santa Catarina aplicou 32.755 doses da vacina contra a dengue até agora, o que corresponde a apenas 22% do público-alvo.
Por enquanto, os imunizantes são destinados apenas a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A vacina está sendo aplicada em municípios das regiões Nordeste e Grande Florianópolis.
Na região Nordeste, que foi a primeira a receber o lote de imunizantes, em 24 de fevereiro, a cobertura vacinal é de 31,49% até agora. Já na Grande Florianópolis, que começou a vacinar em 8 de abril, 13,3% do público está vacinado até o momento.
Veja também
Videira trabalha para atender pacientes com sintomas de dengue
Tangará atua firme no combate ao mosquito da dengue
Em relação à quantidade de doses recebidas até agora, a região Nordeste já aplicou 77,3% (21.280) da remessa de 29.100 vacinas. Já das doses encaminhadas para a região da Grande Florianópolis, foram aplicadas 10.244 (47,3%) das 21.655 recebidas.
Baixa adesão e ampliação da faixa
O país todo registra uma baixa adesão à vacina contra a dengue. Na semana passada, a Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde liberou a ampliação das faixas etárias em municípios cujas vacinas têm validade até 30 de abril. A decisão foi tomada porque doses estocadas em algumas cidades estavam próximas da validade.
Em Santa Catarina, porém, a faixa não será aumentada. Segundo a Secretaria do Estado da Saúde (SES), as duas remessas de vacinas recebidas até agora vencem em junho de 2024 e janeiro de 2025, respectivamente.