Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começam no próximo dia 28 de agosto, e Santa Catarina terá 10 paratletas competindo em seis esportes distintos. O evento destaca o poder da inclusão no esporte mundial. A delegação brasileira será a maior fora do país, perdendo apenas para a edição do Rio de Janeiro em 2016.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
No total o Brasil contará com 254 atletas convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Entre os catarinenses convocados, há representantes nas modalidades de natação, tênis de mesa, corrida, arremesso de peso, tênis em cadeira de rodas e halterofilismo.
Destaques como os medalhistas paralímpicos Matheus Rheine, Bruna Alexandre e Talisson Glock já estão em Paris para competir.
Veja também
Brasil terá recorde de mulheres nas Paralimpíadas de Paris
Campanha para apoiar atletas nas Paralimpíadas de Paris é lançada
Na natação, Santa Catarina será representada por Matheus Rheine, de Brusque, medalhista de bronze nos 400 metros livre no Rio 2016.
Talisson Glock, de Joinville, traz no currículo três medalhas de Tóquio 2020: ouro nos 400m livre, bronze nos 100m livre e no revezamento 4x50m livre misto 20 pontos.
Mayara Petzold, de Joinville, estreará na natação em sua primeira Paralimpíada.
Suzana Nahirnei, de Blumenau, fará sua estreia no arremesso de peso, enquanto Camila Müller, de Biguaçu, competirá na corrida.
Edenilson Roberto, ouro no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, também representa o estado. Ele detém o recorde paralímpico sul-americano no arremesso de peso, com 14 metros e 40 centímetros.
Ymanitu Silva, de Tijucas, reconhecido como o melhor tenista em cadeira de rodas em vários anos, também competirá em Paris.
Bruna Alexandre, mesa-tenista de Criciúma, será a primeira atleta brasileira a disputar tanto as Olimpíadas quanto as Paralimpíadas. Ela já conquistou duas medalhas de bronze no Rio 2016 e uma prata e um bronze em Tóquio 2020.
Danielle Rauen, de São Bento do Sul, medalhista de bronze em Tóquio 2020, também competirá no tênis de mesa.
Ezequiel Corrêa completa a lista dos catarinenses classificados para os Jogos, representando o estado no halterofilismo.
Bolsa Atleta
Entre os 10 catarinenses, cinco fazem parte do Programa Bolsa Atleta, iniciativa do Governo do Estado em 2024, realizada por meio da Fesporte.
Esse programa apoia atletas de alto rendimento, fornecendo suporte financeiro para suas carreiras esportivas.