Com uma programação exclusiva para os microempreendedores individuais, o Sebrae/SC promove entre os dias 20 e 24 de maio a 15ª Semana do MEI, iniciativa que busca auxiliar os microempreendedores individuais que já formalizaram seus negócios e precisam de orientação, e aqueles que desejam abrir uma empresa ou ainda expandir o seu negócio. As ações serão híbridas, com programação presencial em 167 municípios, além de palestras, consultorias e orientações on-line. Todas as atividades serão gratuitas e a programação completa pode ser acessada no http://sebrae.sc/semanadomei2024.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Serão cinco dias de atividades, com orientações relacionadas à formalização do MEI e regularização de débitos, além de consultorias, networking, palestras, oficinas práticas e cursos. Os temas que serão abordados envolvem ideias de negócios, competências empreendedoras, planejamento, transformação digital, finanças, orientação para crédito, inovação, como aumentar as vendas, entre outros.
Ao todo, serão 165 Salas do Empreendedor espalhadas pelo estado com programação especial na Semana do MEI, e duas tendas montadas nos centros das cidades de Florianópolis e Joinville.
Veja também
XXV Marcha Brasília em Defesa dos Municípios acontece em maio
Taxa de alfabetização chega a 93%, revela IBGE
MEI em Santa Catarina
Segundo dados do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, em todo o país são 11,97 milhões de microempreendedores individuais. Desse total, 616 mil são de Santa Catarina, o que representa 5,15% do total.
No Estado, as atividades de cabeleireiros, manicure e pedicure representam 5,94% do total de MEIs formalizados, seguido das atividades de obras de alvenaria, com 5,68%; de promoção de vendas, com 5,6%; e de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 5,40%.
A Cidade de Florianópolis é a que se destaca com o maior número de MEIs, totalizando cerca de 62 mil empresários formalizados, seguida de Joinville, com 53 mil, de Blumenau, com 32 mil, de São José, com 26 mil, de Itajaí, com 25 mil, de Palhoça, com 22 mil, Chapecó, com 18 mil, Balneário Camboriú, com 17, Jaraguá do Sul e Criciúma, com 16 mil.
“O número de MEIs em Santa Catarina em 2020 era de 380 mil, em 2021 aumentou para 443 mil, no ano seguinte pulou para 530 mil, em 2023 para 576mil e até maio de 2024, são mais de 616 mil MEIs ativos. Percebe-se que o número aumenta a cada ano, o que prova como a figura jurídica do microempreendedor individual é fundamental para o desenvolvimento econômico do nosso Estado, para a geração de emprego e de renda”, ressalta a gestora dos Projetos de MEI do Sebrae/SC, Aline Pereira.
Portal RBV nas redes sociais