Rádios RBV

Menu

Caminhada “Luto Por Elas!” acontece em Videira

A mobilização ocorrerá na quinta-feira (11), a partir das 18h30, no Largo da Estação

Fonte:
Portal RBV

Uma caminhada “Luto Por Elas!” acontece em Videira. A mobilização ocorrerá na quinta-feira (11), a partir das 18h30, no Largo da Estação. Os participantes da manifestação estão sendo convidados a vestir roupa preta em sinal de protesto.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A intenção, de acordo com uma das organizadoras, a comunicadora e vereadora Jana Guedes, é pedir justiça pelos atos de violência contra a mulher e devido ao alto número de feminicídios ocorridos na região.

- Publicidade -

Desde agosto de 2022, pelo menos seis mulheres foram assassinadas em Videira e na região: Daniela Granemann – Agosto de 2022; Camila Corrêa – Agosto de 2022; Juliana de Gois Souza – maio de 2023; Vanessa Martins – maio de 2023; Vânia Zanelato – maio de 2023 e Maria Júlia Borges Bitencort – abril de 2024.

Caminhada "Luto Por Elas!" acontece em Videira
Foto: Divulgação

Daniela Granemann foi morta em casa, na cidade de Videira, em 9 de agosto de 2022, crime que revoltou a sociedade pela forma brutal como foi executado. Fábio Paiva de Melo assassinou a ex-companheira com 23 golpes de faca. Ela foi encontrada morta pelo filho de apenas 11 anos. O autor foi condenado em 8 de março de 2024 a 30 anos de prisão em regime inicialmente fechado, pena máxima prevista no Código Penal Brasileiro.

Camila Corrêa, de 26 anos e mãe de dois filhos, foi brutalmente assassinada por seu ex-companheiro, Leomar Nunes de Lima, devido à não aceitação do fim do relacionamento. O terrível crime ocorreu no bairro Carboni em 29 de agosto de 2022, quando Camila foi à casa para recuperar seus pertences pessoais. Leomar a atacou com nove facadas nas costas e golpes na cabeça com pedras. Em agosto de 2023, Leomar foi a júri popular, sendo condenado a 27 anos de prisão em regime fechado.

Juliana de Gois Souza, de 32 anos, foi vítima de feminicídio em Linha Imbuial, em 30 de maio. Seu marido, suspeito do crime, foi encontrado morto próximo ao local. Juliana chegou em estado grave ao hospital de Videira e faleceu em seguida. O marido, que havia sido solto da prisão, havia feito ameaças à vítima anteriormente. Ela deixa três filhos, entre 10 e 14 anos.

Vanessa Martins, de 23 anos, foi estrangulada pelo homem com quem mantinha relacionamento. Após a morte, o corpo foi amarrado e colocado no porta-malas do carro, permanecendo lá até ser levado à Linha Colônia Mueller. Os criminosos tentaram queimar o corpo com gasolina para não deixar vestígios que pudessem incriminá-los, mas o intuito não deu certo e acabaram enterrando o cadáver. A investigação revelou o envolvimento de uma terceira pessoa e os acusados irão à júri popular.

Vânia Zanelato, de 44 anos, foi esquartejada e seu corpo foi jogado no mato em uma propriedade próxima à Linha Baroncello em Videira. O corpo foi encontrado vários dias após o sumiço e foi necessário exame de DNA para identificação. Um dos suspeitos seria ex-namorado da vítima.

Maria Júlia, de 18 anos, foi morta com um tiro na cabeça por volta das 3 horas da madrugada. O autor do disparo, um homem de 20 anos, que era namorado de Maria Júlia, foi o responsável pelo crime. Segundo a Polícia, a vítima estaria grávida do autor.

Veja também

Feminicídios em SC: memorial homenageia vítimas de 2023; relembre casos ocorridos na região

Em Santa Catarina

Desde 2020, Santa Catarina mantém números semelhantes de feminicídios. Segundo o Observatório da Violência contra a Mulher do Estado, em 2020, foram 57; em 2021, 55; em 2022, 57; em 2023, 56.

É fundamental destacar a importância da denúncia de casos de violência, especialmente no contexto de violência contra a mulher, como os feminicídios mencionados. Denunciar e se manifestar sobre estes crimes não apenas ajuda a buscar justiça para as vítimas, mas também pode salvar vidas.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Morre a vereadora de Herval d’Oeste, Ivanete Campana

Morreu nesta segunda-feira, 16 de setembro, aos 56 anos,...

Bombeiros de Capinzal recebe tecnologia para salvamento em altura

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)...

Mateus Neto dormiu duas semanas no sofá devido ao último clipe

Mateus Neto dormiu duas semanas no sofá devido ao...

249 detentos em SC terão direito ao voto nas eleições municipais

Em Santa Catarina, nove seções eleitorais serão instaladas em...

Candidatos a prefeito de Lebon Régis participam de entrevista

A Rádio Caçanjurê de Caçador, emissora integrante da RBV,...

Mais Lidas da semana

Policiais de folga prendem dois homens em restaurante de Caçador

Por volta das 9h desta terça-feira (10) a Polícia...

Pneumonia silenciosa: pediatra alerta para cuidados com crianças

Casos positivos de pneumonia atípica em crianças, ou "pneumonia...

Colisão entre carreta de Ibicaré e carro deixa três mortos

Na última tarde de sexta-feira (13), por volta das...

Colisão entre carro e trator interrompe a SC-135 em Rio das Antas

Nesta quinta-feira, 12 de setembro de 2024, às 18h51,...

Outros Tópicos Interessantes