Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

“Fortalecer para Proteger” busca garantir direitos de crianças e adolescentes da comarca de Tangará

Iniciativa visa fortalecer sistema através da integração de órgãos e capacitação contínua de profissionais

O projeto “Fortalecer para Proteger” será implementado na comarca de Tangará com o objetivo de garantir a proteção integral dos direitos das crianças e adolescentes dos municípios de Tangará, Pinheiro Preto e Ibiam. A iniciativa busca reforçar o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) por meio de ações que promovam a integração entre os diversos órgãos que compõem o sistema, capacitação contínua dos conselheiros tutelares e fortalecimento institucional.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A iniciativa surgiu a partir da base nos dados levantados e nas visitas realizadas aos equipamentos e serviços que integram o SGD da comarca. Dividido em cinco eixos principais — Integração, Capacitação Contínua, Fortalecimento Institucional, Promoção dos Direitos e Protagonismo Juvenil, além de Sensibilização e Mobilização Social — o projeto estabelece um cronograma mensal de atividades para melhorar a articulação e o desempenho das entidades envolvidas. Entre as atividades programadas estão reuniões periódicas entre representantes dos municípios, capacitações para conselheiros e discussões sobre a legislação que regula os conselhos tutelares.

Publicidade

O primeiro encontro do projeto aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro, reunindo conselheiros tutelares da comarca. Durante o evento, a assistente social Myriane Gonçalves da Silva apresentou dados sobre a violência contra crianças e adolescentes em nível nacional, no Estado de Santa Catarina e na comarca. Além disso, a proposta do projeto foi a apresentada, entregue uma cartilha com orientações técnicas e realizado um círculo de construção de paz para promover a integração entre os participantes.

Veja também

Palestra sobre gestão financeira será realizada no dia 5

Joaçaba recebe palestra sobre Saúde Mental e Inteligência Emocional

Imposto de Renda: Receita libera 1º lote residual de restituições

Previsto para ser lançado oficialmente em fevereiro de 2025, o projeto também promoverá parcerias com a universidade e escolas estaduais para discutir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e estimular o protagonismo e prevenir a violência. Ainda, entre as ações planejadas estão campanhas de conscientização em datas importantes, abordando temas como trabalho infantil, a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes, a primeira infância, a gravidez na adolescência e os canais de denúncia.

O Tribunal de Justiça e o Ministério Público integram o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente dentro do eixo “Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. Embora desempenhem um papel ativo, de acordo com Myriane, não são os únicos responsáveis por essa proteção. Existem outros integrantes deste eixo, além dos demais eixos: promoção e controle dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

“O projeto será apresentado aos representantes do SGD dos três municípios, convidando-os a participar ativamente da iniciativa, cada um dentro da sua área de atuação e responsabilidade. Afinal, a responsabilidade pela proteção de crianças e adolescentes é de todos, conforme prevê o art. 227 da Constituição Federal”, conclui a assistente social.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Taina Borges NCI/TJSC – Serra, Meio-Oeste e Sul

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Fim de semana será de sol e calor em Santa Catarina

O último fim de semana de fevereiro e o...

Grupo Superviza surpreende foliões no carnaval de Joaçaba

O Grupo Superviza transformou presença em propósito no Carnaval...

Governador de SC é reconhecido por contribuição à educação superior

O Conselho Universitário (Consun) da Unoesc realizou, na noite...

Publicaçao Legal – Edital de Convocação Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA)

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DO RIMA DO EMPREENDIMENTO LINHA...

Caçadorenses são chamados para testes da Seleção Catarinense de Handebol

Dez representantes de Caçador foram convocados para a seletiva...

Mais Lidas da semana

Santa Catarina registra seis casos suspeitos de Mpox

Santa Catarina confirmou em 2026 seis casos suspeitos da...

Influenciador e marido são condenados por exploração de adolescentes e produção de conteúdo ilegal

A Justiça da Paraíba condenou o influenciador digital Hytalo...

Ex-gerente da Caixa é investigado por desvio de R$ 1 milhão em SC

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (24), a...

Ex-dirigentes do INSS fecham delação e citam Lulinha

Ex-dirigentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) formalizaram...

Fortes chuvas deixam 14 mortos e dezenas de desaparecidos em Minas Gerais

As fortes chuvas que atingem Juiz de Fora, na...

Outros Tópicos Interessantes