Rádios RBV

Menu

SC tem aumento de casos de violência contra idoso em 2024

Apenas nos seis meses deste ano tramitam 943 investigações de crimes contra idosos no Estado.

Fonte:
NSC Total

Em Santa Catarina, cerca de 15% da população tem 60 anos ou mais, por isso, campanhas como o Mês de Conscientização da Violência contra o Idoso, são importantes para dar visibilidade à gravidade do problema. Segundo a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), SC teve aumento de casos de violência contra idoso em 2024. Apenas nos seis meses deste ano tramitam 943 investigações de crimes contra idosos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Entre os motivos mais comuns estão apropriação de bens e dinheiro, exposição da pessoa idosa a perigos, deixar de prestar ou dificultar sua assistência à saúde, reter cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, pensão ou salários do idoso.

A delegada da Polícia Civil de Santa Catarina, Patrícia Zimmermann D’Avila, titular da Coordenadoria das DPCAMIs, assinalou que a violência não se restringe a uma marca no corpo.

“Ela pode ser física, sexual, psicológica (agressões verbais); institucional (quando é praticada por funcionários de uma instituição pública ou privada); financeira quando os bens ou recursos financeiros são usados sem consentimento, ou até mesmo patrimonial, que é quando uma pessoa pressiona a vítima assinar documentos sem a devida explicação, alterar testamento, antecipar herança ou vender bens e imóveis sem sua vontade e consentimento” explica.

Veja também

Combate à violência contra idosos é intensificado em SC

Pastoral da Pessoa Idosa em Caçador realiza trabalho voltado ao bem-estar

Ainda segundo a delegada, como a violência normalmente é praticada dentro da casa da vítima e por familiares ou profissionais contratados para cuidar do idoso, é importante que pessoas próximas estejam alertas para mudanças de comportamento.

“As pessoas devem ficar atentas aos sinais dados pela vítima como o entristecimento, a falta de recursos para comprar remédios, alimentos, o afastamento do convívio social” observa.

Mais de 143 mil casos de violência no Brasil em 2023

Em 2023, cerca de 143 mil denúncias de violência contra idosos foram registradas em todo o Brasil. Esse dado corresponde a um aumento de quase 50 mil casos em relação a 2022. A Região Sudeste foi a que registrou maior número de casos (53%) de 2020 a 2023. Em seguida, aparece a Região Nordeste (19,9%).

Os números fazem parte da pesquisa Denúncias de Violência ao Idoso no Período de 2020 a 2023 na Perspectiva Bioética. A pesquisa resultou em artigo publicado em parceria pelas professoras Alessandra Camacho, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado da UFF, e Célia Caldas, da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A professora Alessandra Camacho, que fez parte do estudo, explicou que a vulnerabilidade desta parcela da população é um dos fatores que influencia o grande número de casos.

Por isso, idoso com mais de 80 anos, especialmente mulheres, são mais suscetíveis a sofrerem violência. No período de 2020 a 2023, o sexo feminino respondeu por mais de 67% das denúncias notificadas.

“Esse também é um dado relevante porque as mulheres alcançaram um quantitativo de mais de 60% no período estudado, e isso se repetiu em 2024, o que só vem confirmar que a mulher tem também situação de vulnerabilidade” afirmou a professora em entrevista à Agência Brasil, que defende políticas públicas para essa parcela da população.

Alessandra ressaltou que é importante continuar com a análise anual das informações sobre violência contra idosos, para mostrar que os canais de denúncia são eficientes.

Uma forma mais direta de denunciar casos de violência contra idosos é o Disque Direitos Humanos – Disque 100, ou por meio de delegacias preparadas especialmente para atender essa parcela da população, além do Ministério Público, que também faz esse tipo de acolhimento.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Grave acidente na BR-282 deixa duas pessoas feridas

Na manhã do sábado (21), por volta das 7h15min,...

Aposta acerta as cinco dezenas e leva sozinha prêmio principal da Quina

Um apostador de Lajedo, em Pernambuco, acertou as cinco...

Acidente entre Videira e Fraiburgo deixa motorista ferido

Na madrugada de sexta-feira (21), por volta das 4h50,...

Novas leis de trânsito entram em vigor em 2025

A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas...

Incêndio em subestação elétrica deixa 19 mil sem energia

Um incêndio em uma subestação elétrica deixou cerca de...

Mais Lidas da semana

Corpo é encontrado nas margens do Rio do Peixe em Caçador

Um corpo foi encontrado nas margens do Rio do...

Identificada vítima fatal de atropelamento em Caçador

Foi identificada a vítima fatal do atropelamento ocorrido na...

Jovem morre afogado no Rio do Peixe

Um homem morreu afogado no início da tarde desta...

Encontrado caminhoneiro de Fraiburgo que desapareceu em Chapecó

O caminhoneiro Esmael Domingues dos Santos, de 45 anos, foi...

Mulher fica ferida após saída de pista em Rio das Antas

Um Gol com placas de Rio das Antas saiu...

Outros Tópicos Interessantes