O empresário e apresentador Silvio Santos faleceu aos 93 anos neste sábado (17), conforme confirmado pelo SBT em suas redes sociais. Silvio, ou Senor Abravanel, conforme nome de nascimento, estava hospitalizado no Hospital Albert Eisntein na capital São Paulo desde o início do mês.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A informação foi divulgada através de publicação na conta oficial do SBT na plataforma X (ex-Twitter). A publicação informa o falecimento do dono do SBT, mas enfatiza a alegria com que o apresentador sempre trabalhou:
“Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações.”
No dia 18 de julho de 2024, Silvio foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar de H1N1, recebendo alta dois dias depois. No entanto, em 1º de agosto do mesmo ano, foi novamente hospitalizado para a realização de exames de imagem, conforme informou a assessoria de imprensa da emissora.
Carreira de Silvio Santos
Reconhecido como um dos maiores nomes da televisão brasileira, Silvio foi o responsável pelo Programa Silvio Santos desde 1963 e pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que foi lançado em 1981.
Silvio Santos, cujo nome de nascimento era Senor Abravanel, nasceu em 12 de dezembro de 1930 no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Filho de Alberto e Rebeca, imigrantes judeus, ele foi o mais velho de cinco irmãos.
Formou-se em contabilidade e, durante sua juventude, trabalhou como camelô, vendendo canetas e capas de plástico nas eleições de 1946, e também começou a fazer locuções em rádio. Aos 18 anos, em 1948, serviu no Exército na Escola de Paraquedistas e, aos domingos, trabalhava em uma rádio no Rio de Janeiro. Após o serviço militar, continuou como locutor e também vendeu anúncios em caixas de som na barca Rio-Niterói.
Veja também
Pior dor do mundo: brasileira que planeja eutanásia tem melhora
Morre aos 73 anos, Wandeko Pipoca, primeiro intérprete do Bozo
Morre o narrador Sílvio Luiz e o jornalista Antero Greco
Em 1954, Silvio assinou seu primeiro contrato fixo como locutor na Rádio Nacional de São Paulo e foi contratado pelo empresário Manuel de Nóbrega para animar seu programa na mesma rádio. Em 1958, assumiu a empresa Baú da Felicidade, que antes pertencia a Manuel de Nóbrega, e passou a realizar shows em circos para promover os carnês da empresa.
No dia 7 de fevereiro de 1959, estreou seu primeiro programa na televisão, o “Hit Parade”, na TV Paulista. Em 1962, passou a apresentar o “Vamos brincar de forca” na TV Paulista, e posteriormente seu Programa Silvio Santos foi transmitido pela TV Globo.
Em 1965, também passou a apresentar programas na TV Tupi, que incluíam “Festa dos Sinos”, “Sua Majestade: o Ibope”, “Cidade contra Cidade” e “Silvio Santos Diferente”. Em 1975, adquiriu o Canal 11 do Rio de Janeiro e, no ano seguinte, lançou a TVS, que mais tarde viria a se tornar o SBT.
O SBT entrou no ar em 1981 e rapidamente se tornou uma das principais redes de televisão do Brasil, com o Programa Silvio Santos como um de seus principais atrativos, apresentando quadros marcantes como “Domingo no parque”, “Qual é a música”, “Show de calouros” e “Porta da esperança”. O carisma de Silvio Santos era evidenciado pelo seu domínio da audiência e seu jeito único de interagir com o público.
Além de seu sucesso na televisão, Silvio também fez sucesso como cantor de marchinhas de carnaval, como “Coração Corintiano” e “A pipa do vovô”, lançadas em álbuns entre os anos 70 e 90.
Em 1989, Silvio anunciou sua candidatura à presidência do Brasil, mas foi impedido pelo TSE. Em fevereiro de 2001, foi homenageado pela escola de samba Tradição no Carnaval do Rio. No mesmo ano, sua filha Patrícia foi sequestrada e, após ser libertada, o sequestrador fez Silvio de refém em sua casa por sete horas. O governador Geraldo Alckmin interveio, e o sequestrador se entregou.
Em 2010, descobriu-se um rombo bilionário no Banco Panamericano, do Grupo Silvio Santos. Em 2011, Silvio vendeu o banco para o BTG Pactual.
Em dezembro de 2020, Silvio comemorou seus 90 anos de forma discreta, isolado devido à pandemia, ao lado de suas filhas. Em agosto de 2021, após ser vacinado, retornou ao programa pela primeira vez desde 2019. Embora tenha contraído Covid-19 e sido hospitalizado, ele se recuperou e voltou a gravar seu programa, embora com menos frequência.
Em seu último programa, Silvio entrou com alegria, dizendo “Para tudo, já estou aqui. Já cheguei!”, marcando sua última aparição com sua característica energia e humor.
Silvio Santos deixa a esposa Íris Abravanel, com quem foi casado desde 1978, e suas filhas Daniela Patrícia, Rebeca e Renata. Também deixa as filhas Cíntia e Silvia, do primeiro casamento com Cidinha, que faleceu em 1977.