Assuntos debatidos na última sessão da Câmara de Vereadores de Tangará

Última sessão ordinária do mês de agosto foi realizada nesta segunda-feira (23)

A Câmara de Vereadores de Tangará realizou na noite desta segunda-feira (23) a quarta e última sessão ordinária do mês de agosto. Um projeto deu entrada na Casa Legislativa:

Projeto de Lei nº 044/2021 “INSTITUI O DIA MUNICIPAL DA FIBROMIALGIA, AUTORIZA O ATENDIMENTO PREFERENCIAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, de autoria do Vereador Márcio Antonio Meyer.

Na ordem do dia da sessão foi aprovada em única votação por unanimidade a Emenda Aditiva e Modificativa ao Projeto de Lei nº 031/2021 “BENEFÍCIOS EVENTUAIS. Define e regula os benefícios eventuais no âmbito da política municipal de assistência social de Tangará”.

Também foi aprovado em primeira votação por todos os Senhores Vereadores o Projeto de Lei nº 043/2021 “DISPÕE SOBRE A SUPLEMENTAÇÃO DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA QUE ESPECIFICA”.

Na palavra livre o Vereador Roberto Rampon solicitou que fosse encaminhado um ofício para a Secretaria de Obras pedindo a possibilidade de ser feito um patrolamento na Linha Bonita, na Comunidade de Bracatinga, e também uma substituição da parte de madeira da ponte próximo a propriedade do Sr. Geraldo Perazzoli. Por fim, ainda na Comunidade de Bracatinga, o Vereador pediu a manutenção na estrada perto da propriedade do Sr. Deoclides Comachio, pois seria necessário um cascalho em alguns pontos para que os carros que passarem por lá não danifiquem seus pneus.

O Vereador Marcio Meyer fez um pedido especial aos motoristas do nosso município e das pessoas que trafegam pela nossa cidade, devido à falta de educação e respeito no trânsito no centro de nossa cidade, principalmente por parte de certos motoqueiros. O Vereador comenta que faz pouco menos de um mês que aconteceu um atropelamento na faixa de pedestre e que hoje esse Senhor encontra-se acamado, necessitando que a família gaste com cuidador, sendo que um “irresponsável” no trânsito causou isso com esta família. “Nós temos que começar a cobrar um pouco mais esses motoristas, que as pessoas botem a mão na consciência, pois poderia acontecer algo pior com essa pessoa. Acho que alguém tem que tomar uma providência, estou cobrando e vou continuar cobrando”, afirmou Marcio.

O Vereador Andrey Alberti solicitou que seja encaminhado um ofício ao Setor de Tributos para solicitar reparos na iluminação pública na Rua Barão do Rio Branco, pois existem dois postes sem luz trazendo insegurança aos moradores da região, próximo ao antigo CETA. Andrey solicita um ofício para a Administração Municipal para pedir a viabilidade de iluminação pública ou particular, no parquinho do antigo CETA, pois não há nenhuma iluminação e uma ideia seria instalação de refletores utilizando a própria energia da escola, sendo que seria muito mais fácil, apenas utilizando sensor de luminosidade. O Vereador comenta que neste final de semana esteve visitando o Morro Agudo e se surpreendeu com a quantidade de pessoas presentes, e com isso solicitou um encaminhamento de ofício para a Secretaria de Turismo para que se possível fazer um estudo de viabilidade da concessão do espaço para terceiros. Andrey solicitou encaminhamento do ofício para empresa Leis Municipais para que faça a correção no site de algumas leis, pois então como em vigor, mas na realidade foram revogadas, facilitando o entendimento da população e de quem precisa pesquisar as leis.

A Presidente da Casa, Maria Miria Rambo, comentou que esteve representando a Câmara de Vereadores no evento da Assistência Social na 13ª Conferência Municipal de Assistência Social que discutiu alguns aspectos relevantes do setor. Maria Miria solicitou um ofício à Secretaria de Saúde, ofício extensivo também aos funcionários do CRAS parabenizando-os pela realização dessa conferência com o tema “Assistência Social direito do povo e dever do Estado com financiamento público para enfrentar desigualdades sociais e garantir proteção social”, sendo que o evento teve como objetivo avaliar e indicar propostas para fortalecer e melhorar a política de assistência social no município, estado e país em termos de ações e também de financiamento. Para as famílias que fazem uso dos serviços no dia a dia, o setor é de suma importância, mas se mostrou mais importante ainda com as situações tristes vivenciadas por nosso município com o evento da pandemia e do tornado. A Presidente também solicita encaminhamento de ofício ao CRAS, Departamento de Assistência Social e ao Abrigo Municipal do município parabenizando pela campanha que vem sendo realizada no mês de agosto, do combate e prevenção contra a violência à mulher, chamado de Agosto Lilás. Por fim, Maria Miria solicita ao Poder Executivo um estudo de viabilidade para a construção de casinhas para recolhimento de lixo não reciclável nas comunidades do interior, pois alguns moradores manifestam o desejo de ter esse espaço.

Nada mais havendo a Presidente Maria Miria Rambo encerrou a presente sessão e convocou os Vereadores para a próxima, marcada para o dia 06 de setembro às 19h00.