Câmara de Vereadores aprova projeto que destina R$ 680 mil para pavimentação urbana de Tangará

Os vereadores de Tangará concluíram nessa segunda-feira (27) o calendário de sessões do mês de junho quando foram analisados em plenário três projetos de lei.

Ofícios:
O presidente da Câmara, Andrey Alberti, teve resposta do responsável pelo Departamento de Obras sobre pedido do vereador para  melhorias na estrada da linha Santa Rosa sentido a Lourdes. O Poder Executivo informa que estão trabalhando na restauração de atoleiros, desobstrução e troca de bueiros, reconstrução de pontes, cascalhamento e britagem porém, ainda levará alguns meses para finalizar os serviços e pede a paciência e compreensão da população.

Na oportunidade, o Secretário de Agricultura de Tangará, Leandro Althaus dos Santos, respondeu ofício do vereador Roberto Rampon sobre pedido de vistorias das demandas do Programa Porteira Adentro.

Ele informa que os trabalhos emergenciais para escoamento da produção agrícola estão sendo efetuadas pelo maquinário do Município e mediante horas terceirizadas, a depender das condições climáticas.

Esclarece que qualquer demanda poderá ser protocolada, requerida ou agendada, de forma presencial, junto ao Corpo Técnico da Secretaria da Agricultura que é composta por 2 Técnicos Agrícolas e 1 Engenheiro Agrônomo. A secretaria funciona no piso superior da Prefeitura de Tangará, com atendimento do Secretário, das 07h55min até as 05hlOmin de segunda-feira à sexta-feira ou no aplicativo de mensagens pelo número (49) 9832-1969.

Comissões:
O presidente da Câmara de Tangará encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça o Projeto de Lei (PL) nº 055/22 que abre crédito adicional suplementar no Orçamento Municipal para pagamento de juros do FINISA, reforma de salas de aulas nos CEIs do município e a manutenção das oficinas da Escola Profissional e o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 056/22 que altera algumas disposições do Plano Diretor Municipal,  amplamente discutidas pelo Conselho da Cidade. A comissão deverá apresentar os pareceres nas próximas sessões.

Ordem do Dia:
Em 1ª discussão e votação os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 050/22, com emenda modificativa, que cria cargos e altera vagas do quadro de servidores.

Houve também a aprovação, de forma unânime, o Projeto de Lei  (PL) nº 053/22, que altera o Plano Plurianual 2022/2025 e os vereadores foram favoráveis ao Projeto de Lei (PL) n° 054/22 que dispõe sobre abertura de crédito adicional no valor de R$ 680 mil  para execuções de pavimentação em área urbana, as quais não demandam projetos e serão executadas de forma indireta pelo consórcio CINCATARINA.

Palavra Livre:
No espaço para manifestações dos vereadores, Roberto Rampon, solicita que a Câmara envie ofício à Secretaria de Obras para que informe por que as lixeiras não estão sendo utilizadas pela população, sendo que as mesmas estão no pátio da secretaria.  Agradeceu a resposta do Secretário de Agricultura e vai entregar cópias para os agricultores do município para que saibam como contatar com a secretaria.

O vereador Valdacir Andres solicitou a presidência da Câmara para que juntamente com a assessoria contábil possa auxiliar os vereadores na interpretação do projetos que começaram a tramitar nesta segunda-feira (27) no Legislativo. Destacou a fase importante dos atletas de futsal de Tangará na qual tem gerado expectativa positiva na comunidade.

O vereador Waldir Misturini solicita apoio do Executivo Municipal para confecção de muro próximo ao bar do Reny devido ao barral que ocasiona quando tempo chuvoso. Além de que é numa via de acesso a cidade é importante embelezar. Segundo ele os moradores não têm condições de fazer a obra e em dialogo com o prefeito de Tangará ficou de analisar o caso.

Maria Miria Rambo da Silva entrou na discussão para justificar que já houve este pedido e aguarda explicação do Executivo de quem é a obrigatoriedade tendo em vista que  trata-se da SC-135. O vereador Waldir propõe rever esta situação no qual a população quer a solução, não importa se é responsabilidade do Município ou do Estado. Ainda cobrou do Poder Público Municipal respostas de investimentos em calçadas no seu bairro e de uma praça atrás da prefeitura.

O vereador Marcio Antonio Meyer  recordou que a SC-135 passa no perímetro urbano de Tangará por isso, julga importante que o prefeito cobre atitude do Governo do Estado para realizar esta melhoria.

Na palavra livre a vereador Maria Miria Rambo da Silva ainda solicita a Administração para estude o retorno do encontro dos idosos na comunidade de Irakitan como ocorria nos anos anteriores. Ainda sugere que os encontros aconteçam em outras localidades rurais de Tangará.  Também requer ofício a Secretaria de Obras para que faça reparos na comunidade de Linha Aberta pois, há tubulações entupidas.  Ainda agradece os serviços de  manutenções realizadas pela Secretaria na Linha Petry  e Novo Horizonte.

Valdacir Andres sugere que o município implante ginástica para idosos, não restringindo-se a movimentação pela dança.

A vereadora conclui sua fala informando de emenda parlamentar do Deputado Federal Darcy de Mato que contribuiu para aquisição de uma retroescavadeira  sem contra partida financeira do município de Tangará. O prefeito e o vice estiveram em Florianópolis na segunda-feira (27) para receber o maquinário.

O presidente da Câmara, Andrey Alberti, convidou para o próximo sábado (02) ação de coleta de lixos nas saídas da  cidade referente ao Dia de Cooperar. Pediu a colaboração da comunidade de não jogar lixo nas vias e que haja participação na ação com ponto de partida às 7h30 em frente a Prefeitura.

Andrey também pediu para que a regional da Celesc de Joaçaba faça a remoção de postes sobressalentes na saída para Campos Novos, ainda algumas ruas do centro por uma questão de segurança e embelezamento da cidade.

Parabenizou o CRAS pelas pinturas no mesmo trecho. Sugeriu que a Secretaria de Turismo realize um programa cultural de pinturas nos muros, especialmente, próximo a estação ferroviária e enfrente a Vinícola Panceri. Ele acredita que isso pode contribuir para torne-se um novo ponto turístico de Tangará.

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Tangará
Foto: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Tangará