Câmara de Vereadores de Tangará realiza última sessão do mês, em razão do recesso de julho

Nesta segunda-feira (11) os nove vereadores de Tangará estiveram reunidos em sessão ordinária para deliberar assuntos de interesse da população.

Os trabalhos em plenário foram comandados pelo presidente, vereador Andrey Alberti que logo acionou o 1º Secretário da Mesa Diretora, vereador Valdacir Antonio Andres para leitura de ofícios encaminhados ao Poder Executivo Municipal, conforme pedidos feitos verbalmente na última reunião.

Ainda houve comunicado do Prefeito de Tangará, Aldair Biasiolo, sobre sanção da Lei Complementar n° 135, de 05 de julho de 2022, que cria e altera quantidade de vagas de cargos junto ao quadro de pessoal do Município.

Comissões:
Na seqüência foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o Projeto de Resolução nº 01 de 11 de julho de 2022 de iniciativa da Câmara de Vereadores visando parecer sobre a matéria.

Porém, a presidente da comissão, vereadora Maria Miria Rambo da Silva, proferiu decisão do Projeto de Lei (PL) nº 052/2022, que denomina ruas novas de Tangará. Os membros da CCJ foram favoráveis e com a dispensa de prazo acatado pelos vereadores o projeto entrou na pauta de votação.

Ordem do Dia:
Em 1ª discussão e votação foi aprovado por unanimidade o PL nº052/22.

O presidente Andrey Alberti ainda colocou em 2ª e última apreciação dos vereadores o PL nº 055/22 que abre crédito no orçamento do Município para pagamento de juros do FINISA, reforma de salas de aulas e manutenção das oficinas da Escola Profissional.

O projeto foi aprovado por todos os vereadores de Tangará.

Palavra Livre:
O vereador Roberto Rampon aproveitou o espaço livre para agradecer a todos que participaram da festa na Capela Nossa Senhora de Lourdes no domingo (10). Explicou que não fez o convite na sessão anterior por que há 40 dias os ingressos estavam comercializados. Como é um dos  conselheiros da capela não pôde marcar presença no 5º Tangarraiá e pediu desculpa à população e as entidades.  Também repudiou o roubo de uma placa indicativa na Linha Floresta/Caçador, o qual foi sua Indicação na Câmara no ano passado para facilitar quem acessa região pela primeira vez.

O vereador Valdacir Andres destacou o nível de desempenho de tangaraenses em competição no final de semana na cidade de Itajaí, resultando na conquista de primeiros lugares no Mega Open Internacional Taekwondo Championship.

Mencionou o atleta o Alexandre Freitas Schlindwein que foi campeão brasileiro aos 15 anos e no final de semana manteve o título. Atualmente, o jovem esta com 20 anos e se dedica a faixa colorida até 80 quilos. Ainda nomeou a relação de atletas que estão se destacando no município por meio da oficina de Taekwondo, coordenado pelo professor Adilson Ferreira.

Valdacir solicitou mais apoio do Poder Público de Tangará para que aumente horas de treinamentos dos atletas, assim como a cobertura financeira em eventos. Hoje é limitado a dois eventos quando mínimos são quatro eventos para serem inclusos em pontuações em nível de olimpíadas. Ele concluiu sua fala enaltecendo a importância do esporte  para adolescentes e jovens evitando situações de desvio social.

Já o vereador Waldir Misturini manifestou repúdio pela atitude da engenheira civil do município que se afastou da função por seis meses, comprometendo vários setores da prefeitura. Julga uma falta de respeito ao Município se licenciar, tendo em vista que Tangará têm somente um profissional efetivo nesta área. O vereador sugere que a engenheira aproveite este período de tratamento de saúde para repensar sua atuação no cargo.

A vereadora Maria Miria Rambo da Silva parabenizou o público e os organizadores do Tangarraiá realizado no domingo (10). Enalteceu a Rádio Tangará pela iniciativa do 1º Festival da Canção e os artistas que se apresentaram. Também elogiou os produtores de vinho, artesãos, escolas e entidades, além da PM e Corpo de Bombeiros que colaboraram com o sucesso do evento. Finalizou, destacando atletas de diversas modalidades que representam o município conquistando títulos comprovando o incentivo da Secretaria de Educação,Esporte e Cultura de Tangará.

O presidente da Câmara, na condição de vereador Andrey Alberti, parabenizou a parceria da Administração Municipal com a Rádio Tangará que resultou num evento grandioso no domingo.  Esclareceu o vereador Waldir e a comunidade que devido a licença saúde da engenheira do Município, a Prefeitura fez uma contratação emergencial. O profissional se apresentou nessa segunda-feira (11) mas, infelizmente desistiu do cargo. O Executivo segue busca de profissional para suprir a demanda existente.

Finalizou, solicitando melhoria no canteiro na Av. Irmãos Piccoli em frente ao estacionamento do Super Zornitta. Ele sugere que no local seja colocado braço da iluminação pública (hoje ausente) ou retirado aquele canteiro na qual ouviu relatos de acidentes com danos materiais em veículos (pneus).

Os vereadores voltam a se reunir em sessão ordinária no dia 1º de agosto devido ao recesso parlamentar ou antes desta data em caso de convocação de sessão extraordinária.

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Tangará
Foto: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Tangará