Rádios RBV

Comarca de Tangará promove debate sobre papel do Conselho Tutelar

Iniciativa Fortalecer para Proteger teve como foco o Artigo 136 do ECA durante encontro com conselheiros

Fonte:
NCI/TJSC - Taina Borges

A comarca de Tangará realizou recentemente uma capacitação voltada aos conselheiros tutelares dos municípios de Tangará, Pinheiro Preto e Ibiam, por meio do projeto “Fortalecer para Proteger”. O encontro teve como tema central o Artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que descreve as atribuições específicas dos conselheiros tutelares em sua atuação cotidiana.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A atividade foi conduzida pela assistente social forense Myriane Gonçalves da Silva, que promoveu uma análise detalhada de cada um dos incisos presentes no artigo. Durante a discussão, os conteúdos foram contextualizados com situações reais registradas nas cidades da região, o que facilitou a compreensão e permitiu uma abordagem mais próxima da realidade enfrentada pelos profissionais. “Essa abordagem prática buscou esclarecer as responsabilidades dos conselheiros e aprimorar a aplicação das medidas de proteção previstas no ECA”, explicou Myriane.

O projeto “Fortalecer para Proteger” tem como proposta principal assegurar a defesa plena dos direitos das crianças e adolescentes nos municípios abrangidos pela comarca de Tangará. Para alcançar esse objetivo, a iniciativa busca fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD), promovendo uma atuação integrada entre os diversos órgãos envolvidos, além de investir na formação contínua dos profissionais que integram essa rede.

Veja também

Sicoob Tangará apresenta resultados de 2024 em assembleia com mais de 500 pessoas

Vagas de emprego em Tangará: confira o quadro Tem Vaga

Pesquisa revela que 70% dos brasileiros não fazem check-ups regulares

A estrutura do projeto se baseia em cinco eixos fundamentais: integração das instituições, capacitação permanente dos agentes, fortalecimento das estruturas institucionais, promoção dos direitos e incentivo ao protagonismo juvenil, e ainda ações de sensibilização e mobilização da sociedade. Em uma ação recente, lideranças municipais — incluindo prefeitos, secretários das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, além de vereadores — participaram de uma reunião para debater estratégias voltadas à proteção de crianças e adolescentes em seus territórios.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Prazo para alistamento militar de jovens nascidos em 2007 termina em junho

O prazo para o alistamento militar obrigatório termina no...

PM de Campos Novos recupera dois veículos furtados

A Polícia Militar de Campos Novos recuperou nos últimos...

Videira abre Campeonato Catarinense de BMX com pódios e pista cheia

No último domingo, dia 1º de junho, Videira foi...

Cuidados com o carro no inverno: saiba como proteger seu veículo no frio intenso

As baixas temperaturas do inverno impactam diretamente no desempenho...

Mais Lidas da semana

Bolsonaro vem a SC para lançar projeto Rota 22 em julho

No próximo dia 5 de julho, a Arena Opus,...

Lula passa mal e cancela reuniões com Ministros em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou exames...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com frio ao amanhecer e tempo firme

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Pesque Pague Catapam suspende temporariamente as atividades em Caçador

O conhecido Pesque Pague Catapam, localizado na Linha Cará,...

Ponte entre Rio das Antas e Videira será liberada após 10 anos de espera

A ponte localizada na rodovia SC-135, que cruza o...

Outros Tópicos Interessantes