Covid-19 em SC: Mortes são registradas em 45 municípios nos últimos 7 dias

Santa Catarina tem 250 municípios sem registro de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias, das 295 cidades catarinenses. Isso significa que as últimas 95 mortes no período pelo novo coronavírus, em Santa Catarina, foram quantificadas em 45 cidades.

Municípios como Palhoça e Lages, por exemplo, não constam com registro de óbitos pela Covid-19, de 6 a 12 de setembro. Importante anotar que as mortes no período pesquisado podem ter acontecido anteriormente, porque a confirmação da Covid aconteceu posteriormente, segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde). O mesmo acontece com as cidades sem registros, que podem ter óbitos no período sem a confirmação da doença até o momento.

Para o superintendente da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), Eduardo Macário, os números retratam o cenário epidemiológico no Estado. “Com o avanço da vacinação, os municípios com uma população menor já têm boa parte vacinada e a falta de aglomerações nestas regiões contribui para o controle da doença. Hoje, os casos graves estão concentrados em 10 municípios, de maior população, mas com o avanço da vacinação todos estarão protegidos”, anotou.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Estado contabiliza 1.166.871 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado no domingo (12) 1.140.808 pessoas estão recuperadas e 7.127 continuam em acompanhamento. Ao todo, a Covid-19 causou 18.936 óbitos no Estado. A taxa de letalidade atual é de 1,62%.

A pandemia demonstra um recuo de 470 de casos ativos. Apesar disso, foram registradas mais 11 mortes nas últimas 24h. Há 293 cidades com pelo menos um óbito. A estimativa do governo do Estado é que 41 municípios não tenham casos ativos.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Santa Catarina é de 63,8%. Isso significa que, dos 1.510 leitos existentes no Estado para adultos, 964 estão ocupados, sendo 410 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.

 

 

Cidades com registros de mortes nos últimos sete dias

Blumenau, Barra Velha, Chapecó, Joinville, Florianópolis, Faxinal dos Guedes, Balneário Piçarras, Santa Rosa do Sul, São Carlos, Mafra, Imaruí, Lontras, Itajaí, Capivari de Baixo, Gaspar, Concórdia, Rio do Sul, Canoinhas, Brusque, Tubarão, Lindóia do Sul, Pedras Grandes, Navegantes, São Bento do Sul, Balneário Camboriú, Turvo, Ponte Cerrada, Porto Belo, Itá, Bandeirante, São João Batista, Armazém, Morro Grande, Barra Velha, Biguaçu, São Francisco do Sul, Xanxerê, Navegantes, Campo Erê, Jaraguá do Sul, Curitibanos, Treze de Maio, Nova Trento, São José e Criciúma.

 

Com informações de ND+