Rádios RBV

Menu

Emenda com três modificações ao PL do vale-alimentação é aprovada pelos vereadores de Ibiam

Aconteceu nesta quinta-feira (22) sessão ordinária da Câmara de Ibiam com a presença dos nove vereadores, tendo na presidência Anderson da Silva Trevisol (PP).

Fonte:
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam

Aconteceu nesta quinta-feira (22) sessão ordinária da Câmara de Ibiam com a presença dos nove vereadores, tendo na presidência Anderson da Silva Trevisol (PP).

Após aprovação da ata da reunião anterior, houve a leitura dos expedientes recebidos, com destaque para o convite da Deputada Estadual Luciane Carminatti (PT) para o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social no dia 29 de junho na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.  

Na sequencia foi apresentando o parecer favorável da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça à Proposta de Emenda Modificativa ao Projeto de Lei (PL) nº 789.

- Publicidade -

A emenda propõe alterações em três pontos:

 Primeiro – O vale-alimentação é apenas para servidores efetivos, excluindo-se, os ocupantes de cargos comissionados e detentores de mandato e/ou cargo eletivo, à exceção cabe as Conselheiras Tutelares.

– Segundo –  A utilização do vale restringe-se  ao Município de Ibiam, permitirá assim movimentar, fomentar e incentivar o comércio local.

– Terceiro –  A concessão do vale-alimentação é válido apenas aos servidores que cumprirem todos os dias de trabalho dentro do mês, exceto casos de compensação pelo banco de horas, gozo de férias e licença prêmio.

O presidente da Câmara inclui na pauta da Ordem do Dia a referida Proposta de Emenda.

Durante espaço para discussão, manifestou seu voto contrário o Vereador Miguel Felicetti (MDB) na qual observa que o projeto do Executivo descreve o impedimento de incluir vale-alimentação a quem tem cargo eletivo e/ou Secretário Municipal. Argumenta que como vereador sempre foi contrário a concessão de vantagens para ocupantes de cargos comissionados, sendo que a emenda deixa válido o benefício aos Diretores Municipais então é favorável a redação original do projeto de lei.

O vereador Célio Lucas Ramos (MDB) explicou que a emenda abarcou entre os excludentes do vale-alimentação os Secretários do Município, tendo em vista que não cumprem carga horária, porém sempre estão disponíveis na função, semelhante aos ocupantes de cargos eletivos.  Ainda justifica que a emenda reforça a obrigatoriedade de que o cartão do vale-alimentação tenha uso exclusivo no Município de Ibiam. E por último, foram incluídos na emenda, situações específicas de uso do vale-alimentação em que o servidor não esteja ativo em sua função.

Célio esclarece que são pontos discutidos com os vereadores e com o Poder Executivo visando melhorar  o projeto.

Colocado em votação a Emenda Modificativa ao PL nº 789 foi aprovado por 7 (sete) votos favoráveis e  1 (um) contrário (Vereador Miguel Felicetti- MDB).

Em 2ª discussão e votação os vereadores aprovaram, de forma unânime, o Projeto de Lei (PL) nº 789/23, que  institui o vale-alimentação aos servidores públicos de Ibiam.

Aberta a Palavra Livre a Vereadora Marcia Gomes de Oliveira (PP) destaca que a concessão do vale-alimentação é uma reivindicação antiga da maioria dos servidores. Considera justo o benefício e demonstrou felicidade pela aprovação do projeto. Julga que é uma forma de valorizar o comércio local e os servidores, especialmente, àqueles com remuneração baixa ou que trabalham em setores braçais como serviços gerais.

Justifica que foi favorável a emenda com a condição de manter o benefício aos ocupantes de cargos de direção, mesmo que comissionados, trabalham tanto quando servidores efetivos, ou seja, cumprem com horário de trabalho e suas responsabilidades.

O Vereador Camilo Gatti (MDB) concordou com a colega vereadora que o vale valoriza quem trabalha no funcionalismo público municipal, em especial quem ganha uma baixa remuneração. Avalia que  é uma forma de incentivo, mesmo que aquém dos direitos de quem trabalha no setor privado. Espera que o próximo passo, o Executivo reveja a questão das gratificações, para evitar distinção de funções e discriminações no plano de cargos e salários, finalizou sua fala o vereador.

O presidente encerrou a reunião plenária convocando os vereadores para sessão extraordinária para segunda-feira(26) às 19h.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Acidente da Voepass: sistema de degelo teve falhas, diz Cenipa

O sistema de degelo do ATR-72 da Voepass que...

Lula demite Silvio Almeida após denúncias de assédio sexual

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu na...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana quente

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Avaí/Kindermann joga em casa diante do Floresta

Em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Catarinense...

Carros podem ficar isentos de IPVA com nova lei

Um novo projeto de lei em discussão na Câmara...

Mais Lidas da semana

SC terá frio, geada e chuvas nos próximos 3 meses

Santa Catarina se prepara para um trimestre variado em...

Homem é morto com golpe de faca em Caçador

Um homem foi morto com um golpe de faca...

Comércio da região altera funcionamento no feriado

O próximo sábado, 7 de setembro, é feriado nacional...

Celesc esclarece problemas após implementar novo sistema comercial

A Celesc divulgou um comunicado oficial em resposta ao...

Ônibus da dupla João Neto & Frederico sofre acidente

Na madrugada desta sexta-feira (06), um ônibus da dupla...

Outros Tópicos Interessantes