Legislativo tangaraense realizou a primeira sessão ordinária do mês de agosto

Reunião ocorreu na noite desta segunda-feira (02)

A Câmara de Vereadores de Tangará realizou na noite desta segunda-feira (02) a primeira sessão ordinária do mês de agosto. Sete projetos deram entrada na Casa Legislativa, uma moção e uma emenda:

Projeto de Lei nº 037/2021 “REVOGA LEI QUE ESPECIFICA”.

Projeto de Lei nº 038/2021 “AUTORIZA EFETUAR CONCESSÃO DE USO DE IMÓVEL QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Projeto de Lei nº 039/2021 “AUTORIZA O HOSPITAL MUNICIPAL FREI ROGÉRIO FIRMAR CONVÊNIO COM O MUNICÍPIO DE IBIAM E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Projeto de Lei nº 040/2021 “DISPÕE SOBRE O PLANO PLURIANUAL DO MUNICÍPIO PARA O QUADRIÊNIO 2022-2025 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Projeto de Lei nº 041/2021 “DISPÕE SOBRE ANULAÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA QUE ESPECIFICA”.

Projeto de Lei nº 042/2021 “ALTERA A REDAÇÃO DO ART. 10 DA LEI Nº 1.308, DE 23 DE AGOSTO DE 1996 E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Moção de Aplausos nº 009/2021 “MOÇÃO DE APLAUSOS AO SICREDI, EQUIPE BICHO DO MATO E PREFEITURA DE TANGARÁ/SC”.

Emenda Aditiva e Modificativa ao Projeto de Lei nº 031/2021 “BENEFÍCIOS EVENTUAIS. Define e regula os benefícios eventuais no âmbito da política municipal de assistência social de Tangará”.

Na ordem do dia da sessão ordinária antes da segunda votação do Projeto de Lei nº 033/2021 e do Projeto de Lei nº 036/2021, o Vereador Mauri da Costa solicitou um pedido de vistas a esses projetos e foi concedido pela Presidente da Casa.

Foi aprovada em única votação a Emenda Aditiva e Modificativa ao Projeto de Lei nº 031/2021 “BENEFÍCIOS EVENTUAIS. Define e regula os benefícios eventuais no âmbito da política municipal de assistência social de Tangará”, com alterações no art. 14, §1º, e no art. 17.

Na palavra livre o Vereador Valdacir Andres comentou sobre um evento do SEBRAE que ocorreu e estiveram presentes juntamente com o Vereador, seus colegas Roberto, Neiva e Waldir, onde foi debatido também com o Prefeito Municipal um plano estratégico para os pequenos negócios dos munícipes tangaraenses, além disso, parabenizou o SEBRAE pela iniciativa. O Vereador também solicitou ao Executivo Municipal para que fosse atualizado o valor mensal do auxílio aos estudantes que se deslocam até o município de Caçador. Valdacir também explanou sobre alguns acontecimentos sobre o Hospital Municipal onde alguns pacientes foram mal atendidos e solicitou o porquê de estarem faltando medicamentos na Unidade Básica de Saúde.

O Vereador Marcio Meyer solicitou ao Poder Executivo e aos órgãos competentes para que fossem retirados os fios de energia, telefonia e cabeamentos de internet dos postes de iluminação pública que não estão sendo utilizados e que estão causando poluição visual na cidade.

O Vereador Valdacir Andres solicitou um aparte na fala do Vereador Marcio para comentar que é triste apreciar este tipo de situação em nosso município, e que anteriormente já foi se informar de como resolver esta situação e lhe repassado que cada fio do poste o proprietário precisa ser responsável.

A Presidente Maria Miria solicitou um aparte na fala do Vereador Marcio e comentou sobre os pedidos do Vereador Andrey e que as respostas recebidas dos provedores de internet e da Oi é que cada empresa responde pela sua fiação.

O Vereador Waldir Misturini também contribuiu com a fala e informou que é necessário cobrar a Celesc a respeito desses fios nos postes devido a troca do padrão de energia.

O Vereador Roberto Rampon solicitou que também fosse encaminhado um ofício ao Poder Executivo a respeito da fala do Vereador Marcio para averiguar se esta situação não deveria ser de responsabilidade do Fiscal de Tributos Externos do município, pois esta poluição visual incomoda a todos do município.

No uso da palavra o Vereador Waldir Misturini solicitou ofício ao Poder Executivo para saber informações sobre o asfalto em frente à loja Valesan, pois faz 03 meses que solicitou esse conserto e até o momento não foi resolvido. O Vereador também fez sugestões a respeito dos postos de saúde de nosso município para que ficasse mais acessível  a todos os tangaraenses, e comentou também para que fosse resolvido o problema do Senhor Vitor Rabuske a respeito de seu terreno que está embargado. Também agradeceu o Prefeito Municipal pela notícia da ampliação do Cemitério Municipal. Por fim, fez um convite a todos os Vereadores para que se unissem em prol de Tangará e realizassem uma reunião com os empresários do município para que não fosse implantada esta nova usina hidrelétrica que irá prejudicar diversas empresas da cidade.

O Vereador Roberto Rampon solicitou uma parte e afirmou que também é contra a instalação da usina, pois não irá sobrar água para as empresas da nossa cidade.

O Vereador Marcio Meyer também se declarou contra a instalação desta usina e afirmou que devemos priorizar quem já está gerando empregos em nosso município, além disso, comentou que também irá ter esgoto a céu aberto se isso acontecer.

A Presidente da Casa, também no uso da palavra, comentou que este projeto esta registrado na Aneel e que na legislatura anterior e atual tem conversado com  empresários de Tangará sobre o assunto e reafirma o compromisso que devemos priorizar as empresas que já estão instaladas na cidade.

O Vereador Andrey Alberti informou que visitou a AMA em Videira e comentou sobre o belo trabalho que eles realizam. O Vereador pediu que fosse encaminhado ofícios para a Secretaria de Saúde para saber quantas crianças autistas possuem em nosso município. Andrey também solicitou ofício para a Secretaria de Educação para que fosse estudada uma possibilidade de viabilidade de parcerias, além disso, pediu o encaminhamento de ofício para a Administração Municipal para que apoiassem um projeto de arrecadação de fundos da AMA, ajudando na coleta de esponjas velhas, pois esta instituição também atende crianças de nosso município. Andrey comenta que enviou uma moção de aplausos e parabenizou o Banco Sicredi, Equipe Bicho do Mato e Prefeitura Municipal que mesmo no frio realizaram a limpeza das rodovias, recolhendo muitos lixos nas beiras de pistas. O Vereador informou que nesta semana estará indo a Florianópolis juntamente com o Vereador Mauri da Costa em busca de recursos para Tangará. E, por fim, o Vereador realizou uma sugestão a respeito dos fios que não estão sendo usados e estão instalados nos postes, para que a Prefeitura Municipal criasse uma lei limitando a quantidade de fios nos postes.

A Presidente da Casa, Maria Miria Rambo, solicitou uma parte na fala do Vereador Andrey e informou que também estava em contato com a AMA de Videira e de Campos Novos para a possibilidade de parcerias, e neste ano, recebeu uma proposta da Coordenadora de Campos Novos para que crianças de nosso município e região realizam a equoterapia, que foram inscritos cerca de 30 pessoas de forma gratuita  por 02 anos, e, além disso, a Prefeitura cede transporte a estas crianças que  realizarem esta prática terapêutica.

Nada mais havendo a Presidente Maria Miria Rambo encerrou a presente sessão e convocou os Vereadores para a próxima, marcada para o dia 09 de agosto às 19h00.