Mais Vida: Queda de pelo e coceira podem indicar doença dermatológica

Câes e gatos que apresentam queda de pelo, coceira e vermelhidão podem estar com doença dermatológica ou problema de saúde mais sério.

Queda de pelos, coceira e vermelhidão podem indicar um problema de pele em cães e gatos ou até uma doença mais séria. Quem pode diagnosticar isso é um dermatologista veterinário com o auxílio de um exame laboratorial de qualidade. A médica veterinária, Sandi Zuffo, explica que doenças de pele são muito comuns nos consultórios veterinários, respondendo por 40% dos casos atendidos na rotina clínica, em relação às dermatopatias. Apesar de a sarna ser algum muito comentada e preocupar os tutores, Sandi comenta que esta doença não é tão comum, sendo mais diagnosticadas as alergias, alterações autoimunes, alterações endócrinas e outras.

Sandi lembra que o exame no consultório, aliado ao diagnóstico realizado através em um laboratório especializado pode detectar uma doença mais séria, possibilitando um tratamento precoce, o que é fundamental para a vida saudável dos pets. A médica veterinária acrescenta ainda que, o diagnóstico completo com o uso de exames é fundamental para tratar doenças que podem evoluir para morte do animal, pois muitas vezes a doença de pele é um problema secundário, oriunda de outro problema de saúde mais grave ou silenciosa existente no animal, necessitando de uma investigação através de um exame laboratorial mais aprofundado para fechar um diagnóstico correto que permita encontrar um tratamento eficaz.

O médico veterinário, Maurício Mezaroba, que atua no AMIGOVIDA Análises Veterinárias, destaca que o exame laboratorial é um poderoso parceiro dos profissionais que atuam na área veterinária. O clínico dermatológico veterinário, através dos sintomas e da suspeita, junto de análises laboratoriais oriundas de uma amostra de sangue ou de pele/pelo, por exemplo, poderá, em uma conversa com o profissional do laboratório, complementar o resultado, permitindo o melhor diagnóstico e o tratamento correto em benefício do paciente.

Maurício explica que, para diagnósticos de dermatopatologias, os exames realizados geralmente partem de citopatologias, também de uma pesquisa dos agentes que estão causando a lesão, como agentes fúngicos ou bacterianos, e no caso de bactérias testar qual é o antibiótico mais eficaz, pensando na resistência bacteriana, o que já é uma preocupação na medicina veterinária.

SAIBA MAIS NA REPORTAGEM DE FABIANO TRINDADE:


O AMIGOVIDA Análises Veterinárias conta com assessoria de médico veterinário para garantir o melhor atendimento ao seu animal com diversos exames ofertados, desde check-ups rotineiros até exames mais complexos.

Rua Coronel Fagundes, 89, Videira, Santa Catarina.

Clique aqui, acesse o site e conheça o AMIGOVIDA Laboratórios

WhatsApp: (49) 99919-4369

Facebook: @amigovidaveterinaria

Instagram: @amigovidaveterinaria

Telefone:  (49) 3566-2337


Receba diariamente em seu smartphone notícias do Meio Oeste de Santa Catarina, do estado, do Brasil e do mundo. O WhatsApp do RBV Notícias é (49) 99129-4258.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DO RBV

Assim, com o RBV Notícias você fica sabendo das informações em destaque nas cidades de Caçador, Videira, Tangará, Capinzal e de quase 50 municípios em toda a região do Alto Vale do Rio do Peixe.

O RBV Notícias vai ao ar de segunda a sexta-feira pelas Rádios Barriga Verde, Tangará, Videira, Vitória, Rádio V e Caçanjurê. Também transmitimos ao vivo em vídeo pelo canal no YouTube e página no Facebook. Siga o RBV Notícias no Instagram @rbv.noticias. Ou então, para mais informações continue navegando pelo Portal RBV.

Fonte: RBV Notícias
Foto: RBV Notícias

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email