Militares de Ibiam são homenageados pela Câmara de Vereadores pelo ato de bravura durante tentativa de homicídio a policial no Município

A presença de policiais militares de Ibiam e Tangará, além de pessoas da comunidade no plenário da câmara, na noite desta terça-feira (21), justifica-se por duas moções propostas pelos vereadores do município em decorrência de tentativa de homicídio de um policial do destacamento militar em maio deste ano.

 

Mas, além desta homenagem o presidente Miguel Felicetti (MDB) colocou para analise duas indicações e um projeto de lei.

 

A bancada do MDB apresentou Indicação solicitando ao Executivo Municipal, que realize aquisição de kit de vídeo porteiro, portão eletrônico com tecnologia rápida para entrada e saída de viatura e câmeras de vigilância para maior segurança tanto da população como dos policiais em serviço no Município, especialmente, no período noturno.

 

O vereador Camilo Gatti (MDB) destaca que a indicação surge devido a fato ocorrido dias atrás e espera que o Executivo atenda ao pedido, pois a situação de violência vem se agravando e policiais devem estar melhor estruturados para enfrentar as adversidades.

 

O vereador Cleber Dissegna (CIDADANIA), que é o líder do prefeito na Câmara, informou que há licitação de câmeras de vigilância para o município e foi colhido dos policiais  as principais necessidades para garantir a segurança pública.

 

Em votação a Indicação foi aprovada por unanimidade.

 

 

Outra indicação dos vereadores Camilo Gatti, Célio Lucas Ramos, Andreia Lamperti e Clovis de Souza solicitam que seja feita a troca de lâmpadas dos postes do Município. Citam como exemplo, alguns postes da avenida principal, que estão a vários dias sem luz. Para eles, iluminação pública é questão de segurança para os cidadãos que ali transitam, seja a passeio ou em seus veículos.

 

O vereador Camilo Gatti (MDB) esclareceu que havia pedido na secretaria municipal conserto de lâmpadas e passados 60 dias ainda nada foi feito. Julga importante manter completa a iluminação urbana de Ibiam.

 

Todos os vereadores aprovaram a indicação.

 

Na Ordem do Dia o presidente Miguel Feliceti (MDB) colocou em  2ª discussão e votação o Projeto de Lei nº 768 que institui o Programa de Cuidados com Frota de Veículos e Máquinas Públicas do Município de Ibiam.

 

O vereador Célio Lucas Ramos (MDB) reforçou que o objetivo do projeto de iniciativa do Legislativo é que se tenha zelo pelos bens móveis da prefeitura. Acredita que não haverá despesas para o município, tendo em vista que o projeto de lei trata da questão administrativa pois, prevê que uma seleção com prova de habilitação para uso do maquinário público.

 

Aberta a votação, resultou empatado em 4 votos favoráveis e 4 votos contrários. O presidente Miguel Felicetti (MDB) decidiu com voto favorável ao projeto.

 

 

Como não houve Palavra Livre foi lida a Moção de Aplausos ao Policial Militar Claudemir João Rocha pelo ato de bravura praticado no dia 21 de maio de 2022 em Ibiam, quando mesmo estando de folga, salvou a vida de seu companheiro de farda e contribuiu para a rápida prisão dos autores da tentativa de homicídio.

 

A vereadora Marcia Gomes de Oliveira (PP) destacou a coragem do sargento Rocha na defesa de seu colega que foi gravemente atingido naquela noite e enalteceu a todos os policiais que arriscam suas vidas para garantir a ordem na  sociedade, cabendo ao legislativo fazer esta justa homenagem.

 

Miguel Felicetti (MDB) afirma que é uma singela homenagem aos policiais de Ibiam embora, o fato que gerou esta moção não era esperado pelos militares. Espera que o Executivo dê melhores condições de trabalho aos PMs que reflete na população. A polícia quando mais equipada oferece mais segurança às pessoas.

 

A moção foi aprovada por unanimidade.

 

Ainda houve Moção de Aplausos ao Policial Militar, 3º Sargento Juscemar Ramos, quando lutou bravamente por sua vida, após de forma covarde ter sido atingido por 3 disparos de arma de fogo, enquanto trabalhava na proteção da comunidade ibianense.

 

O vereador Camilo Gatti (MDB) enfatizou o grau da criminalidade pois, numa cidade pacata como Ibiam é inacreditável o que ocorreu em 21 de maio. Finalizou, agradecendo pelo trabalho dos policiais no Município.

 

 

O vereador Célio Lucas Ramos (MDB) afirma que a homenagem é uma parcela do reconhecimento dos policiais pela segurança pública de Ibiam. Gostaria que a homenagem fosse pelas prisões e recuperações de veículos que realizam.

 

A vereadora Cassia Costa Pivetta (PP) acredita que as moções são uma forma de agradecer pelos atos heróicos dos policiais quando criminosos atentaram contra a vida do PM de plantão naquela noite.

 

Na seqüência foi entregue a placa em homenagem ao 3º Sargento Claudemir João Rocha pelas mãos do PM Volcir Ceron.

 

Aberta a oportunidade para manifestações dos militares, Rocha falou sobre o ocorrido.

 

A placa de moção de aplausos ao 3º Sargento Juscemar Ramos, que não pode estar presente, foi recebida pelo comandante do Destacamento Militar de Ibiam, 1º Sargento Elcio Neris da Silva e o 3º Sargento Robson Veronese, lotado na PM de Tangará.

 

Elcio manifesta que pelo fato (tentativa de homicídio a um PM) não há o que comemorar, mas o fato do policial Ramos sobreviver e os criminosos presos é válido esta Moção.

 

Finalizando a sessão, o presidente Miguel Felicetti (MDB) agradeceu ao Poder Judiciário, Polícia Civil e Polícia Militar e colocou o Legislativo a disposição no que precisar, inclusive quando houver ações de apoio a segurança pública dará agilidade no tramite de matérias.

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam