Municípios têm realidades diferentes com relação à dengue

Caçador registrou 100 focos do mosquito Aedes Aegypti em 2021. Videira apenas cinco e Tangará nenhum

O verão é a época do ano que mais preocupa as autoridades de saúde com relação à proliferação do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti. E acende um alerta para toda a comunidade, que precisa fazer a sua parte e ajudar a evitar esse problema.

Em Caçador, o ano passado encerrou com uma estatística preocupante. Foram registrados 100 focos do mosquito transmissor da dengue, sendo 22 apenas em dezembro. Quem fala a respeito é a agente de endemias do município, Maria Helena Eger.

O monitoramento para detectar os focos do mosquito da dengue é feito através de armadilhas instaladas em locais como cemitérios, ferro velho, borracharia, espaços públicos e até em terrenos baldios, pontos onde geralmente ocorre acúmulo de água parada, condição ideal para a proliferação do Aedes Aegypti.

Segundo Maria Helena, além do trabalho das equipes de combate à dengue, cada morador precisa fazer a sua parte para evitar que a situação se agrave ainda mais. “A principal orientação é que todos os moradores cuidem da limpeza de seus terrenos, jardins e até dentro de casa, não deixando locais de água parada”.

Realidades diferentes em Tangará e Videira

Se em Caçador o número de focos da dengue aumentou assustadoramente, em outros municípios da região Meio Oeste de SC a situação é mais positiva. Em Videira, por exemplo, foram encontrados apenas cinco focos do mosquito ao longo do ano passado inteiro.

E em Tangará, de outubro até agora, nenhum foco do mosquito foi registrado, fruto de campanhas educativas nas escolas e mutirões envolvendo alunos e comunidade.

Apesar de não haver casos da doença nos municípios da região Meio Oeste, no estado de SC foram 16 mil infectados apenas no ano passado, e sete óbitos em decorrência da dengue.

Fonte: RBV Notícias
Foto: Divulgação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email