Objeto estranho é visto no céu de Santa Catarina

Reentrada de um satélite desativado despertou a curiosidade das pessoas e o fato foi registrado por diversas câmeras

Várias pessoas relataram ter visto um objeto estranho passando no céu de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul na noite desta segunda-feira (03), por volta das 21 horas. O acontecimento também foi registrado no Observatório Astronômico Domingos Forlin, em Videira. Astrônomos amadores em Tangará, Monte Carlo no Meio Oeste, e Monte Castelo, no Norte catarinense, também avistaram o objeto.

O Assessor Técnico, Odirlei Alflen, explica que uma câmera instalada no observatório gravou a passagem do objeto, e que pelas características se trata de lixo espacial. De acordo com a equipe de monitoramento da Exoss Citizen Science, possivelmente o objeto avistado se trata de um satélite da antiga União Soviética, chamado Cosmos 1437. O satélite soviético que reentrou na atmosfera tem quase 39 anos. Trata-se de um satélite espião soviético que foi lançado em 20 de janeiro de 1983. A órbita dele vinha se deteriorando há algum tempo e a reentrada na atmosfera estava prevista.

Odirlei afirma que, o fenômeno flagrado não é comum de acontecer, mas que o planeta terra tem diversos satélites desativados e foguetes em órbita. Além disso, lembra que todo satélite tem uma vida útil e que depois disso são desativados virando lixo espacial e que podem continuar em órbita ou reentrar na atmosfera, até mesmo caindo na terra. Durante a queda, devido à velocidade, o objeto pode queimar, o que dá o brilho e o rastro visualizado. De acordo com a cor é possível identificar de que tipo de objeto se trata. Neste caso, a queda do objeto não representou risco à população em solo.

VEJA O VÍDEO REGISTRADO:

Quem registrou o acontecimento pode relatar o fato através da ferramenta Relate um Bólido no link a seguir: https://exoss.imo.net/members/imo/report_intro


Receba diariamente em seu smartphone notícias do Meio Oeste de Santa Catarina, do estado, do Brasil e do mundo. O WhatsApp do RBV Notícias é (49) 99129-4258.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DO RBV

Assim, com o RBV Notícias você fica sabendo das informações em destaque nas cidades de Caçador, Videira, e Tangará, São quase 50 municípios de abrangência em toda a região do Alto Vale do Rio do Peixe.

O RBV Notícias vai ao ar de segunda a sexta-feira pelas Rádios Tangará, Videira, Vitória, Rádio V e Caçanjurê. Também transmitimos ao vivo em vídeo pelo canal no YouTube e página no Facebook. Siga o RBV Notícias no Instagram @rbv.noticias. Ou então, para mais informações continue navegando pelo Portal RBV.

Fonte: RBV Notícias
Foto: ODF

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email