Por meio de indicações, Vereadores pedem aquisição de caminhão pipa à população e vale-alimentação aos servidores de Ibiam

Sessão ordinária foi realizada na terça-feira (16).

Como programado no calendário de sessões de novembro, nessa terça-feira (16) os vereadores de Ibiam compareceram em plenário para reunião presidida pela vereadora Cassia Costa Pivetta (PP).

Entre as correspondências recebidas na última semana há convite do TCE/SC para acompanhar on-line lançamento do serviço de atendimento virtual do tribunal de contas.

Na oportunidade foi apresentada Indicação dos vereadores da bancada do MDB na qual pedem ao Prefeito para que realize a aquisição de um Caminhão Pipa para Ibiam.  Na justificativa alegam que em virtude aos últimos fatos (incêndios) que aconteceram no município e em circunstância de possível  falta de água , sendo utilizado para abastecimento de propriedade  e no auxilio da limpeza (lavagem de ruas)  do município é fundamental este instrumento de apoio.

O vereador Célio Lucas Ramos (MDB) demonstrou solidariedade às famílias que perderam suas casas em incêndio. Como são recorrentes este tipo de sinistro é pertinente um caminhão para realizar o trabalho inicial de combate ao fogo até a chegada dos Bombeiros. Ele esclarece que o município tem recursos e deve pensar no bem estar da população. Após aquisição do caminhão deverão ser  treinadas pessoas da comunidade para auxiliar em emergências.

Miguel Felicetti (MDB) recordou que no passado recente houve pedidos à Prefeitura mas, não atendidos sobre caminhão pipa. Ainda pontuou que o abastecimento de água pelos Bombeiros em Ibiam é demorado em comparação ao município de Tangará. Recordou tentativa de incluir valor maior no orçamento do município para uso em casos de emergências, espera que o prefeito aumente o valor de reserva para os próximos anos.

O vereador Camilo Gatti (MDB) salientou que recentemente houve dialogo com sargento dos bombeiros de Tangará na qual o assunto foi a necessidade de um caminhão de auxílio para emergência de incêndios. Informou que há cursos de formação de bombeiro comunitário e seria interessante esta qualificação para futuramente prestar apoio com o reforço do caminhão pipa.

A vereadora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) destacou a importância da indicação, esclareceu que a proposta já foi apresentada a Administração Municipal tendo em vista que poderá ser utilizado em casos de estiagem e incêndios. Acredita que o veículo será adquirido o mais rápido possível.

O vereador Anderson Trevisol (PP) prestou sua solidariedade às famílias que tiveram prejuízos com incêndio das três casas. Comunicou que esteve reunido com o prefeito na terça-feira (16), reforçando a necessidade de o município possuir um caminhão pipa, por isso manifestou-se favorável a indicação.

Na seqüência, o vereador Cleber Dissegna (CIDADANIA) ao solidarizar com os atingidos pelo incêndio, afirma ser a favor a pela necessidade de uso diverso do caminhão pipa. Afirmou que o prefeito está preocupado mas, há um trâmite a ser feito para que Ibiam esteja preparado para estas situações.

A presidente colocou a Indicação em votação e, de forma unânime, os vereadores aprovaram.

Ainda na sessão houve Indicação do vereador Célio Lucas Ramos (MDB) na qual por meio de Indicação solicita ao Poder Executivo a criação de vale de alimentação para os servidores públicos de Ibiam.

Ele justifica que nos últimos anos em decorrência da Pandemia do novo Coronavírus e  volta da inflação, o poder de compra da população caiu muito. Os funcionários do Município estão há muitos anos sem aumento real nos salários. Nos anos de 2019 e 2020 a reposição salarial foi revogada por Decreto Municipal. É oportuno criar alguma forma de compensação para o funcionalismo, com o objetivo de melhorar as condições de vida dos servidores  e seus familiares e bom andamento do Município.

Durante a discussão, Célio agradeceu o apoio de alguns servidores de Ibiam que se fizeram presentes no plenário da Câmara. Destacou que o vale-alimentação não influência no índice da folha de pagamento, abre a possibilidade de aquecer a economia local com uso do vale no comércio local e caso de queda da arrecadação municipal o benefício pode ser suspenso mas, mesmo assim a proposta foi rejeitada pelas administrações anteriores.

Por acreditar que não haja uma reposição salarial ou aumento real do salário dos servidores, Célio destaca que a implantação do vale-alimentação seria uma alternativa de incentivar os servidores e minimizar as perdas financeiras.

Miguel Felicetti (MDB) lembrou suas indicações no mesmo sentido na Gestão passada e reforçou a importância deste incentivo em razão de o Município de Ibiam possuir condições financeiras para suportar pagar o vale-alimentação aos servidores.

Camilo Gatti (MDB) parabenizou o colega vereador pela Indicação e pediu que o Prefeito atenda esta demanda. Para ele o servidor público deve ser bem tratado e remunerado e deve-se desconsiderar a minoria que não honra sua função como servidor. Lembrou que quem ocupa um cargo público como prefeito, vice e vereadores são  provisórios mas, tem a oportunidade de fazer algo melhor pelos servidores efetivos.

A indicação foi aprovada pelos Vereadores de Ibiam.

Por meio da propositura da vereadora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) foi apresentada Moção de Apelo da Câmara de Ibiam para a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), para que seja pautado discutido e votado o Projeto de Lei nº 0248.1/2021 que dispõe     sobre     diretrizes     para     a instituição   de   política   pública   pelos Municípios  catarinenses,  objetivando  a prestação de serviços de telecomunicação  para  prover  acesso  à internet   nas áreas   rurais   de   seus territórios.

Durante seu manifesto em plenário, a vereadora Marcia explicou que no início do ano a Secretaria de Agricultura propôs levar internet via fibra ótica às comunidades rurais do Estado mas, o projeto de lei esta parado na Comissão de Finanças e Tributação da ALESC  desde setembro de 2020. Então, a Moção busca reforçar o pedido para que seja agilizado o trâmite da matéria na Assembléia.

A Moção foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

A presidente Cassia Costa Piveta (PP) nomeou uma Comissão Especial formada pelos vereadores Cleber Dissegna (CIDADANIA), Anderson Trevisol (PP) e Camilo Gatti (MDB) para analise dos projetos de leis nº759/2021, nº760/2021 e nº 761/2021 para elaboração dos pareceres.

Ainda solicitou a relatoria da Comissão de Finanças e Orçamento a decisão dos projetos de leis nº 756/2021 que autoriza cobrar inscrição e conceder premiações em dinheiro em campeonatos, torneios e competições esportivas promovidas pelo município e o projeto nº 757/21 que regulamenta a faixa de domínio e pistas das estradas rurais do município de Ibiam.

Com relação ao PL/756 os membros foram favoráveis e PL/757 os vereadores Miguel Felicetti (MDB) e Clóvis João de Souza (MDB) exararam pareceres contrários, apenas vereadora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira foi favorável.

Na sessão ordinária foi colocada em 1º discussão e votação o Projeto de Lei nº756/21 que autoriza cobrança de inscrição e premiações em dinheiro aos participantes de competições esportivas promovidas pelo município de Ibiam.

O vereador Célio Lucas Ramos (MDB) destacou que a proposta viabiliza a Semana Municipal de Esportes pois, não cria despesas ao Município pois, com o valor das inscrições pode ofertar premiação aos vencedores de competições. Afirma que é relevante também valorizar quem se dedica ao esporte nem que seja com uma medalha de participação.

O vereador Cleber Dissegna (CIDADANIA) destaca que o projeto agrega a realização de eventos esportivos no município. A pauta esteve em discussão deste o tempo que ele foi diretor de cultura  e esportes de Ibiam, informou Cleber. Para ele as competições tem caráter de confraternização e sugere quando houver campeonato limite-se a participação de equipes de outros municípios.

Aberta a Palavra Livre o vereador Célio Lucas Ramos (MDB) prestou esclarecimentos sobre a campanha em prol de Nelson Rodrigues que teve a casa destruída por incêndio. Ainda conta com a colaboração da comunidade com doações ou mão de obra. Perante ao ocorrência de incêndio de casas no final de semana, que tem sido recorrente em Ibiam pede que haja maior apoio do Poder Executivo.

A vereadora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) agradeceu o apoio do vereador suplente Walmir Scuciato (PP) durante os 30 dias que esteve licenciada. Ainda compadeceu com as pessoas que tiveram residências consumidas pelo fogo total ou parcialmente no final de semana. Lamentou a perda de pertences com valor emocional e informou que há preocupação do Poder Público para suporte nestes momentos no apoio social. Ela ponderou a necessidade de aumentar a rubrica orçamentária para auxiliar casos de ocorrências eventuais como incêndios. Acredita que mais uma vez, a solidariedade da população de Ibiam vai estar presente nesta situação trágica.

O vereador Camilo Gatti (MDB) em nome das famílias que perderam suas casas em razão de incêndio agradeceu o apoio de todos. Também o Corpo de Bombeiros que mesmo com poucos recursos prestou auxílio no combate às chamas.

A sessão encerrou com a convocação da presidente Cassia Costa Piveta (PP) para a próxima reunião em 23 de novembro às 19h30.

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email