Vereadores de Ibiam analisam projetos sobre esportes e coleta seletiva do lixo

Primeira sessão ordinária de novembro foi realizada nesta quarta-feira (03).

Nesta quarta-feira (03), após feriado nacional, os vereadores de Ibiam estiveram reunidos para a primeira sessão ordinária do mês de Novembro sob a presidência da vereadora Cassia Costa Pivetta (PP).

Após aprovada a ata da sessão anterior o 1º secretário, vereador Camilo Gatti (MDB) comunicou os expedientes recebidos nos últimos dias. Os destaques ficam para  solicitação de espaço na Câmara de Ibiam para que possa haver a explanação do relatório de atividades do escritório municipal da EPAGRI do ano de 2021. Ainda houve a informação de que os relatórios contábeis do Fundo Municipal de Saúde e do Fundo Municipal de Assistência Social relacionado ao mês de setembro estão disponíveis para analise dos vereadores.

A pedido da presidente, o relator da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Célio Lucas Ramos (MDB) apresentou os pareceres sobre os Projetos de Leis nº 754/21 (Semana do Esporte) e nº 755/21 (Coleta de Lixo).  Os vereadores membros da comissão foram  favoráveis as iniciativas.

Na seqüência a presidente encaminhou o Projeto de Lei nº 758/2021 para analise da Comissão de Finanças e Orçamento.

Na Ordem do Dia foi colado para apreciação dos vereadores o PL 754/21, que instituí a Semana Municipal do Esporte em Ibiam.

Durante a discussão o vereador Célio Lucas Ramos (MDB) recordou que a iniciativa partiu do suplente Luís Fernando Tragancin Rinaldi (MDB) quando esteve como titular durante um período.  Ele esclarece que o objetivo é retomar o esporte no município para todas as idades, sem caráter competitivo mas, busca melhorar a condição de saúde de cada esportista.

O vereador Anderson Trevisol (PP) parabenizou a iniciativa, afirma que é favorável ao projeto pela importância que representa o esporte.

Milguel Felicetti (MDB) comentou que o projeto vem a somar e espera que seja colocado em prática a proposta pelo Executivo. Lamentou que atletas tenham que utilizar de recursos próprios para participar de competições sem apoio do município.

O projeto foi aprovado em 1ª votação por unanimidade.

Os vereadores ainda analisaram o PL 755/21 que institui a coleta seletiva de lixo no município de Ibiam.

O vereador Camilo Gatti (MDB) comentou que o projeto vem num momento certo, tendo em vista o desenvolvimento de Ibiam que gera resíduos. Recordou que houve pedido para coleta seletiva no interior neste ano na Câmara devido aumento da população em linhas de comunidades rurais. Enfatizou que é importante o desenvolvimento com sustentabilidade e o poder público colocando em prática o projeto haverá a conscientização da população.

O vereador Célio Lucas Ramos (MDB) afirmou ser favorável a proposta apresentada por Luís Fernando Tragancin Rinaldi (MDB) e julga que após instituir a coleta e os órgãos municipais Prefeitura, escolas e a Câmara disponibilize lixeiras para haja a correta destinação do lixo. Ele julga que o exemplo é a maior forma de conscientizar.

O vereador Miguel Felicetti (MDB) lembrou que houve cobrança na administração passada e espera que seja realizada nesta gestão. A reeducação é necessária para que na prática haja separação do lixo produzido pela população. Para ele é necessário que o Município disponibilize lixeiras adequadas e caminhão especial para recolhimento.

Colocado em votação pela presidente Cassia Costa Pivetta (PP) o projeto foi aprovado por todos os vereadores presentes.

Aberta a Palavra Livre o vereador Camilo Gatti (MDB) agradeceu pelos trabalhos na estrada do Gramadinho, relacionado a tubulação e espera que seja feito também na Linha Gaúcha.  Ao parabenizar o CTG Laço do Tropeiro  pela realização de evento no final de semana e pediu apoio ao Executivo para que auxiliar nas condições de acesso ao local com britagem ou cascalhamento pois, é uma forma de valorizar o esporte de laço e a tradição.

A sessão encerrou com a convocação dos vereadores para a próxima reunião na próxima terça-feira (09).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email