A convite do Prefeito de Tangará, Aldair Biasiolo, na tarde desta segunda-feira (26) alguns Vereadores visitaram as dependências do Hospital São Lucas e acompanharam explicações das ações e procedimentos que Instituto Maria Schmitt (IMAS) está implantando para efetuar a abertura dos serviços à população a partir do próximo dia 1º de julho (sábado). Na oportunidade, foram recepcionados pela Diretora do Instituto em Tangará, Fabiana Moraes.
Importante lembrar que no início deste ano ocorreu uma reunião nas dependências da Câmara entre os Poderes Legislativo e Executivo, proprietários do Hospital São Lucas e Direção do IMAS, tratando do possível convênio que visava a terceirização dos serviços médicos/hospitalares, que agora está prestes a se tornar realidade em nosso município.
Com foco no bom atendimento aos munícipes de Tangará, bem como seguindo as exigências da Vigilância Sanitária, o IMAS realizou reformas no acesso principal ao hospital no que tange à pintura, novas portas, troca de pisos, criação de banheiro familiar, alargamento das portas de acesso às salas de RX e de Ultrassonografia e abertura de paredes na recepção.
Na sala de espera será implantado painel eletrônico para chamada nominal dos pacientes, obedecida a classificação de cores conforme o grau de emergência do paciente (Protocolo de Manchester), assim como os prontuários serão totalmente eletrônicos.
Os serviços de imagens, como de RX, estarão disponíveis 24 horas por dia no Hospital e os de Ultrassonografia serão totalmente realizados no município.
Ademais, foram reorganizadas as salas dos consultórios médicos, de ministração de medicação rápida, criadas as salas de observação masculina e feminina, inclusive com novo mobiliário, bem como reformas nos quartos que atenderão via SUS e a ampliação e reforma completa do necrotério e casa de resíduos. Ainda, foram criados dois quartos de isolamento para quem necessitar, e efetuadas as melhorias nas duas salas do centro cirúrgico, na farmácia, cozinha e lavanderia.
Com relação ao fluxo de pacientes (encaminhamento a outros municípios), em casos que não são considerados de alta complexidade/emergência, os pacientes aguardarão a confirmação da vaga para quando chegar ao outro hospital/município, receba o atendimento de imediato.
E, como previsto, diante do Convênio firmado entre o município e o IMAS, o Hospital Municipal Frei Rogério transformar-se-á em Unidade de Saúde.