Rádios RBV

Menu

Vereadores pedem esclarecimentos ao Prefeito de Ibiam sobre obra da Av. 20 de julho e desassoreamento do Rio Alçado 

Nesta terça-feira (10) houve sessão ordinária da Câmara Municipal de Ibiam com a presença de todos os vereadores e vereadoras sob a presidência de Anderson da Silva Trevisol (PP).

Fonte:
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam

Nesta terça-feira (10) houve sessão ordinária da Câmara Municipal de Ibiam com a presença de todos os vereadores e vereadoras sob a presidência de Anderson da Silva Trevisol (PP).

Na reunião foi apresentando Requerimento  nº 011/23, de autoria dos Vereadores Camilo Gatti (MDB), Célio Lucas Ramos (MDB) e Clóvis João de Souza (MDB), na qual solicita ao Prefeito de Ibiam o envio à Câmara de Vereadores os seguinte documentos:

 – Cópia da Licença Ambiental para desassoreamento do Rio Alçado, no perímetro urbano de Ibiam;

- Publicidade -

  – Justificativa Técnica do procedimento ainda não ter sido realizado até o momento;

 – Cópia de documentos assinados pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, relatando ações realizadas anteriores, e posteriores ao evento climático (enxurrada) ocorrido no dia 04 de Outubro de 2023 em Ibiam; 

O requerimento se faz necessário para fins de fiscalização.

Camilo Gatti avalia que mesmo que tivesse sido realizado o assoreamento do rio não evitaria as inundações, talvez minimizaria a situação. Mas, o problema esta na Defesa Civil Municipal que quando em época de estiagem não protocola os documentos necessários e quando da ocorrência de enchente não dá o suporte à população.  Comenta que falta boa vontade na gestão pública municipal e as demandas vão acumulando.

Ainda os mesmos Vereadores do MDB, por meio do Requerimento nº 010/23 e conforme Regimento Interno da Câmara pedem que o Prefeito seja convocado a comparecer perante o Plenário, para prestar as informações que seguem: 

•     Informações sobre a totalidade da revitalização da Avenida 20 de Julho (trecho de saída para Campos Novos); forma e procedimentos adotado pelo Poder Executivo Municipal, licenças e condução dos trabalhos, principalmente de drenagem; bem como, sobre os problemas encontrados com a população que reside no local.

Justificam a convocação ante a indagação de diversos munícipes sobre o tema, tornando-se necessários tais esclarecimentos.

O Vereador Camilo Gatti em manifestação verbal comenta que os esclarecimentos se fazem necessários diante últimos fatos ocorridos no Município, em que quase houve agressão a munícipe em atitude do Prefeito. Define como péssimo o trabalho que esta sendo feito na revitalização da Av. 20 de julho, em que devia ter sido realizados serviços de drenagem, desentupimento da tubulação existente e agora a população próxima tem sofrido as conseqüências. Informa que conversou com engenheiro da empresa licitada, sendo que o mesmo não é responsável pela obra, mas a AMARP. Ainda questiona a criação de cargo de engenheiro civil para o Município e não se têm profissional para fiscalizar as obras.

O Vereador Célio Lucas Ramos recordou de sugestões em sessões anteriores para redefinir a área urbana do Município evitando área de reflorestamento naquele trecho da Avenida, falta de sinalização na obra e necessidade de nova tubulação mas, nada foi feito. A impressão que se tem é que Ibiam é a “casa da Mãe Joana”, julga o vereador.

Os dois requerimentos foram aprovados pelos vereadores.

Na sequência, a pedido do Presidente da Câmara de Ibiam, o relator da Comissão Especial emitiu parecer do Projeto de Resolução (PR) nº 013/23 (institui a tabela de temporalidade documental na Câmara). No caso a comissão foi favorável a matéria.

Ainda foi solicitado ao relator da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça o parecer do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 124/23 (cria cargo de Agente de Recursos Humanos). Os membros da comissão foram favoráveis.  O referido projeto de foi encaminhado á Comissão de Finanças e Orçamento para seu parecer.

O presidente também encaminhou a Emenda Modificativa ao Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 124/23 à Comissão de Constituição, Legislação e Justiça para o parecer da matéria. Também encaminhou a emenda modificativa ao PL nº 794/23 para analise da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça.

Na Ordem do Dia houve a 2ª discussão e votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 0122/23, que estabelece o programa permanente de concessão de incentivos do Município de Ibiam. A vereadora Marcia Gomes de Oliveira (PP) um dos autores da emenda explica que passados 10 anos de instalação de empresa em Ibiam, para que o Município faça a doação de imóvel municipal é preciso que seja aprovado pelos Vereadores.

O PLC foi aprovado de forma unânime pelos presentes.

Em 2ª discussão e votação esteve o Projeto de Lei nº 796/23, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da lei orçamentária do Município, para o exercício 2024.

O vereador Célio Lucas Ramos (MDB) pede que a Administração altere o foco nos investimentos, não investimento R$8 milhões em asfalto rural  e sim na substituição de pontes  de madeira para concreto, drenagem urbana e reorganização administrativa do Município. “Espero que a Administração tenha bom senso, não haja de forma eleitoreira”, comenta o vereador.

Já em  1ª discussão e votação esteve o Projeto de Lei (PL) nº 794/23, que institui o Natal Premiado 2023, e autoriza a doação de bens.

A Vereadora Marcia Gomes de Oliveira (PP) comenta que é uma forma de incentivar o comércio local e motivar os consumidores a gastar no Município.

O Vereador Miguel Felicetti (MDB) lamenta que a premiação seja apresentada para votação neste período, tendo em vista que a idéia do projeto estava em discussão desde abril na Prefeitura. É a favor de incentivos ao comércio, mas gostaria que o agronegócio também fosse incluindo por meio do bloco de notas produtor rural.

Por último, houve a discussão e votação do projeto de resolução (PR) nº 013/23, que institui a tabela de temporalidade documental no âmbito da Câmara Municipal de Vereadores de Ibiam.

Todos os projetos foram aprovados de forma unânime pelos Vereadores e Vereadoras presentes no plenário.

Aberta a Palavra Livre o Vereador Miguel Felicetti (MDB) buscou saber quem preside a Comissão de Obras e Serviços Públicos para tomar conhecimento se foi feito relatório da obra de revitalização da Av. 20 de julho, o qual o documento auxiliaria a cobrar o fiscal de contratos da Prefeitura pelos danos causados ao morador Marcos Brunetto. Miguel avalia que a obra é necessária e ficará a contento, porém, lamenta que não houve a troca da tubulação antiga o que já vem acarretando problemas com as chuvas. Discorda que convocar o Prefeito para vir a Câmara resolva, mas sim responsabilizar o fiscal de contrato ou engenheiro pelas falhas no projeto. Ainda pede que seja responsabilizada a empresa que faz o recolhimento do lixo em Ibiam, visto que desde quarta-feira (04) passada não havia realizado as coletas no Município. Finaliza, concordando com a dragagem do Rio Alçado, mas que seja feito também no Rio Azul para dar mais vazão à água.

O Vereador Clóvis João de Souza (MDB) comentou que presidiu a Comissão de Obras e Serviços Públicos em 2022 e agora é o Camilo Gatti (MDB) o presidente. Porém, destaca que não surtiu efeitos as averiguações a campo da comissão mas, julga necessário a elaboração de relatório sobre a questão da revitalização da Av. 20 de julho.

O Vereador Célio Lucas Ramos (MDB) comenta que cada um deve assumir a sua responsabilidade, mas quem responde pelo Município é o Prefeito por isso, julga importante a presença dele na Câmara para esclarecer vários temas. Independente do tempo e da obra o que foi mal feito na gestão pública haverá a responsabilização.

O Vereador Camilo Gatti (MDB) informou que será feito relatório da obra de revitalização da Av. 20 de julho e comentou que em conversa com o engenheiro da empresa contratada soube que a drenagem no trecho não faz parte do projeto. Camilo avalia que o trabalho esta sendo bem executado sem corte correto nos barrancos, os passeios estão cheio de terra em cima e com uma chuva mais forte arrancará todo o passeio.  Comenta que a enchente destruiu vária linha rurais do Município e como vereador tem cobrando rapidez da Administração para serviços de recuperação.

A vereadora Marcia Gomes de Oliveira (PP) concordou com as cobranças dos demais colegas, especialmente, com relação a dragagem do Rio Alçado. Informa que antes da enchente foi procurada por moradora que  pediu apoio a esta questão, na função de vereadora procurou o Prefeito que comprometeu-se em fazer o serviço e não fez e infelizmente poderia ter amenizado a água da chuva em muitos moradores próximos. Lamenta que mesmo sendo Vereadora da base do Governo Municipal a resposta é  a mesma dada à oposição, de que será feito, a obra esta programada enfim… Porém, contesta quem afirma que apenas um vereador esta cobrando o Executivo Municipal, Marcia disse que tem reivindicado ao Prefeito e seguirá atuando como legisladora e fiscalizadora das ações do Poder Público. Lamenta não ter o poder de executar os serviços do Município e ouvir de colegas como se  tivesse responsabilidade dos atos da atual Administração. Pede que tenham cuidado ao acusar pessoas, lembrando que na legislatura passada houve injustiça com a Vereadora e reparação ocorreu recentemente com decisão favorável à ela pela justiça de Tangará e Estadual.

A Vereadora Cassia Costa Pivetta (PP) fez uso da palavra para relatar os danos causados ao Município pela enchente, embora tivesse feito o desassoreamento do Rio Alçada não evitaria a água entrar na casas em razão da quantidade de chuva. Pede compreensão tendo em vista que obras e serviços deverão demorar um pouco pela Administração Municipal. Comenta que esteve envolvida no apoio as famílias colaborando na limpezas de residências e no transporte de doações de Campos Novos, Tangará e Videira. A vereadora se mantém a disposição para ajudar neste momento difícil para muitos Ibianenses. Finaliza, relatando que as cenas da enchente de Ibiam somente tinha visto na TV em rede nacional.

Antes de encerra a sessão houve momento de homenagem à servidora Elisa Trevisol (Secretária Executiva da Câmara) pela passagem de seu aniversário.

A reunião encerrou com a convocação dos vereadores para a próxima sessão ordinária a ser realizada no dia 17 de outubro, às 19.30 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Morre a vereadora de Herval d’Oeste, Ivanete Campana

Morreu nesta segunda-feira, 16 de setembro, aos 56 anos,...

Bombeiro de Capinzal recebe tecnologia para salvamento em altura

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)...

Mateus Neto dormiu duas semanas no sofá devido ao último clipe

Mateus Neto dormiu duas semanas no sofá devido ao...

249 detentos em SC terão direito ao voto nas eleições municipais

Em Santa Catarina, nove seções eleitorais serão instaladas em...

Candidatos a prefeito de Lebon Régis participam de entrevista

A Rádio Caçanjurê de Caçador, emissora integrante da RBV,...

Mais Lidas da semana

Policiais de folga prendem dois homens em restaurante de Caçador

Por volta das 9h desta terça-feira (10) a Polícia...

Pneumonia silenciosa: pediatra alerta para cuidados com crianças

Casos positivos de pneumonia atípica em crianças, ou "pneumonia...

Colisão entre carreta de Ibicaré e carro deixa três mortos

Na última tarde de sexta-feira (13), por volta das...

Colisão entre carro e trator interrompe a SC-135 em Rio das Antas

Nesta quinta-feira, 12 de setembro de 2024, às 18h51,...

Outros Tópicos Interessantes