Rádios RBV

Menu

TCE recomenda suspensão do Universidade Gratuita

Segundo o órgão, o programa apresenta um descumprimento da função constitucional do Estado.

Fonte:
Ernesto Júnior - Kenia Casagrande

Nos últimos dias, o Tribunal de Contas do Estado – TCE emitiu um relatório que recomenda a suspensão do Programa Universidade Gratuita. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou o programa em julho e o governador Jorginho Mello – PL o sancionou no início deste mês.

O relatório, emitido pela área técnica do TCE e assinado pelas diretorias de Controle Externo e de Contas de Gestão, apontou a falta de lastro financeiro e o possível descumprimento da função constitucional do Estado.

Ao analisar o relatório, percebe-se que essencialmente ele enfatiza que o Estado planeja direcionar recursos para o Ensino Superior, mesmo sem ter cumprido plenamente suas obrigações com a Educação Básica e o Plano Estadual de Educação.

- Publicidade -

Em um trecho específico, o relatório afirma:

“Vale dizer, ao mesmo tempo, em que o Governo de Santa Catarina pretende despender 5,15 bilhões nos próximos 4,5 anos com programas ligados ao ensino superior, apresenta indicadores de qualidade dos ensinos fundamental e médio abaixo do desejado (IDEB) e crianças e jovens com idade entre 6 e 17 anos fora da escola, além de elevado número de evasão escolar constatada nessas etapas primordiais de ensino”.

O documento também levanta questionamentos sobre a sustentabilidade financeira do programa. Ele declara que a Secretária de Educação não conseguiu apresentar explicações convincentes sobre a origem dos recursos. Segundo o TCE, as respostas da pasta são “vagas, genéricas, insuficientes e subestimadas”.

Nas próximas dias, o conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca deve analisar o relatório. Ele já havia emitido uma análise semelhante no início das discussões sobre o projeto.

Relembre o momento da sanção do programa

Governo do Estado publica decreto regulamentando o Universidade Gratuita

Um dia após a sanção da lei que institui o Programa Universidade Gratuita, a Secretaria de Estado da Educação (SED) publicou o decreto regulamentando o Programa.

O documento traz informações complementares sobre a admissão e permanência das instituições universitárias no programa e sobre a comissão de fiscalização das universidades. A portaria também regulamenta regras para admissão e permanência dos estudantes, além de apresentar os critérios para classificação e seleção.

Os interessados devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação. A classificação e seleção será realizada pela Comissão de Seleção na instituição universitária e obedece a ordem decrescente de acordo com o Índice de Carência (IC), que considera fatores como renda familiar per capita e outras despesas.

A concessão da assistência financeira ao estudante matriculado em curso de graduação ficará condicionada à formalização do Contrato de Assistência Financeira Estudantil (CAFE), entre a SED e o candidato selecionado.

Nos próximos dias, a SED vai publicar o edital para cadastramento das instituições superiores no Programa. A previsão é que o edital dos estudantes seja publicado em setembro e os benefícios comecem a ser pagos em outubro. Entretanto, os pagamentos serão retroativos ao início do segundo semestre de 2023.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Operação flagra menor trabalhando em casa noturna

Uma operação da Polícia Militar de Videira flagrou uma...

Árvore cai sobre residência em Videira

Uma árvore caiu sobre uma residência em Videira na...

Bebê é resgatado de enchente no RS pelo telhado da casa

Um bebê foi resgatado por militares do Exército, pelo...

Explosão em posto de combustíveis causa incêndio em Porto Alegre

Uma explosão dentro de um posto de combustíveis na...

Acusado de furtar caminhão é preso em Caçador

A Polícia Civil da Comarca de Caçador, através do...

Mais Lidas da semana

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva,...

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção,...

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador...

Quem são os videirenses que morreram no acidente na BR-116

A cidade de Videira está em luto pela morte...

Homem é encontrado morto em Caçador

Um homem foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira...

Outros Tópicos Interessantes