Rádios RBV

Menu

Time da Escola Sesi de Videira participa de festival nacional em Brasília

O projeto desenvolvido oportuniza que pessoas cadeirantes possam jogar futebol

Fonte:
Ascom Fiesc

O Time VIDEBOTS da Escola SESI de Videira estará representando a Regional Centro Norte da FIESC no Festival SESI de Educação em Brasília de 28 de fevereiro a 03 de março. O evento evidencia os benefícios da robótica para a formação básica. Também estarão participando estudantes da Escola SESI e do SENAI de Blumenau, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e São José.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O festival promove competições em quatro modalidades – com miniaturas de carros de Fórmula 1, robôs pequenos de LEGO, robôs gigantes, com até 1,2 metro de altura, e robôs de até 56 kg –, além de participar de oficinas maker e interagir com 10 aparatos do SESI Lab itinerante. Competem mais de 2 mil estudantes de 9 a 19 anos de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas de todo o país.

- Publicidade -

O time VIDEBOTS é composto pelo professor Técnico: Gustavo de Mattos Calliari e pelos competidores: Igor Scopel, Otávio Prim Fortunato, Augusto de Meneses Araldi, Mateus Zoldan Biavatti e Matheus Nikoseit Zago. Eles serão acompanhados pela equipe de educação do SESI: Silvia Lazzarini, Miria Rostirola e Sara Trindade Dias Nava.

Veja também

ExpoVideira e Gastronomia: Uma Festa de Sabores e Solidariedade

Videirense é eleita Garota Piscina Thermas Machadinho

Decoração de Páscoa é instalada em Videira

O projeto desenvolvido pelo Time Videbots é o FUTGRID, que consiste em uma grade que se encaixa na cadeira de rodas não motorizada para que os cadeirantes possam movimentar a bola e jogar futebol.

O vice-presidente regional da FIESC, Leonir Tesser parabeniza toda a equipe da escola SESI de Videira pela dedicação, com votos de pleno sucesso nesta participação em Brasília. “Nossos jovens estão indo além, investigando e procurando soluções para desafios enfrentados pela comunidade, com total suporte da equipe altamente especializada e comprometida com a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Parabéns para a equipe. Estamos na torcida e temos a certeza que teremos ótimos resultados”, destaca.

O diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira explica que o Festival SESI de Educação é um processo de aprendizagem colaborativa em que os estudantes e professores aprendem mutuamente os conteúdos de física, química, biologia, matemática e linguagens. “Por meio de uma experiência criativa, os competidores resolvem problemas do mundo real, planejam, projetam, constroem e, por fim, programam robôs”, lembra Fabrizio.

E a extensa programação do festival inclui ainda o Seminário Internacional SESI de Educação, na quarta-feira (28), das 9h às 12h30. Em parceria com o Movimento pela Base, o SESI reúne especialistas em educação e representantes do setor público para debater o novo Plano Nacional de Educação (PNE) e a inserção dos jovens no mundo do trabalho. O seminário também será transmitido ao vivo no YouTube do SESI. 

Aumento da participação de cadeirantes no futebol

O produto desenvolvido pela equipe da escola de Videira tem o objetivo de fortalecer o power soccer, ou o futebol para cadeirantes.

Foram várias pesquisas, reuniões, conversas com profissionais para entender as necessidades e desenvolver a melhor solução. “Realizamos uma pesquisa com 36 pessoas da comunidade escolar e entre os hobbies preferidos destas pessoas percebemos que o futebol ficou em primeiro lugar. Fizemos várias pesquisas para saber mais sobre o power soccer e descobrimos que esta modalidade foi criada na França em 1978, chegou ao Brasil em 2011 e ainda é uma categoria em desenvolvimento no mundo”, explica o professor técnico Gustavo de Mattos Calliari. “O problema é que nem todos os cadeirantes que tem interesse neste esporte possuem acesso a cadeiras motorizadas e adaptadas para esta prática. Entrevistamos os alunos das turmas da inclusão na Escola SESI e percebemos que o aluno cadeirante é o que menos tem acesso/ oportunidade de jogar futebol por suas maiores limitações. Isso nos chamou muito a atenção e nos deixou sensibilizados”, completa.

Por isso, eles decidiram apostar em um produto que pudesse resolver o problema de pessoas cadeirantes, para que este público também tenha acesso ao futebol. “Entrevistamos o professor Gustavo Brandalise que é o idealizador da Associação Videirense de Esporte Adaptado e percebemos que o futebol para cadeirantes aqui em nossa região não é muito comum e nem mesmo nos diferentes locais por onde ele já passou em suas atividades. Por isso, apostamos neste diferencial”, comenta.

De acordo com o professor Gustavo, a solução desenvolvida é especial pois além de possibilitar o acesso e aumento da participação de cadeirantes no futebol, irá proporcionar a disseminação da cultura do futebol através da arte e tecnologia com seus modelos atrativos que remetem à paixão por este esporte. “Embora nosso produto seja para o público cadeirante, outras pessoas que não sejam paraplégicas também podem participar. Basta ter uma cadeira de rodas disponível, tornando assim o esporte mais inclusivo, de maior escala e procura”, destaca.

O produto desenvolvido contará com um catálogo online para venda onde o cliente além de poder personalizar a sua futgrid irá informar o modelo da sua cadeira de rodas para a escolha do encaixe correto da grade.

O projeto, foi compartilhado com os estudantes da escola, em todas as modalidades, entre elas, ensino fundamental, EJA profissionalizante, e inclusão, além dos pais dos estudantes e professores. “Fomos além, compartilhando com outras instituições, como a APAE, onde apresentamos para os estudantes e professores que puderam interagir conosco, dando suas sugestões, conforme a realidade de seus alunos e testando o FUTGRID em diferentes cadeiras de rodas não motorizadas, além do compartilhamento com a coordenadora Aline da Unochapecó, idealizadora do projeto Fut Rodas”, explica.

A equipe conta com o patrocínio da Videplast, Sulfibra, Sopasta, Imóveis Sevezani, Infonet e Instituto Adimax.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

ACAFE: 50 Anos transformando Santa Catarina através da Educação Superior

Quinta-feira, dia 02 de maio de 2024, foi um...

Oferta de consignado do INSS bate recorde no 1º trimestre

Oferta de consignado do INSS bate recorde no 1º...

ACIAV apresenta dados de pesquisa sobre segurança pública

ACIAV apresenta dados de pesquisa sobre segurança pública em...

Funcionários de empresa são flagrados lançando resíduos em área de mata

A Polícia Militar Rodoviária durante patrulhamento pela Rodovia Victório...

RBV Notícias – 02/05/2024 – Edição 1024

- RS decreta situação de calamidade pública em função...

Mais Lidas da semana

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva,...

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção,...

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador...

Quem são os videirenses que morreram no acidente na BR-116

A cidade de Videira está em luto pela morte...

Homem é encontrado morto em Caçador

Um homem foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira...

Outros Tópicos Interessantes