Um homem de 59 anos, de cadeira de rodas, foi flagrado ultrapassando veículos na Serra Dona Francisca, em Joinville, no Norte de Santa Catarina, na terça-feira (01). Com celular preso por equipamento na cabeça, ele alegou que gravava vídeos para as redes sociais, segundo a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv), e questionou a abordagem.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com os agentes, o homem é uma pessoa com deficiência (PcD), e sua identidade não foi divulgada.
Imagens nas redes sociais mostram o momento em que ele realiza a manobra perigosa.
Veja também
Menino de 8 anos gasta R$ 40 mil em Free Fire e Roblox
DNIT assina contrato para duplicação da BR-282 em SC
A educadora de trânsito, Márcia Pontes, explica que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) menciona apenas veículos automotores, o que coloca a ação do homem em um “limbo” legal, onde não é punida, apesar dos riscos que representa.
A Serra Dona Francisca, uma rodovia estadual conhecida como SC-418, é notoriamente sinuosa, com subidas e descidas acentuadas e poucos trechos de acostamento.
O flagrante aconteceu no km 12 da estrada, e, ao ser abordado pela PMRv, o homem questionou a legalidade da parada, não concordando com a abordagem.
Embora um registro de ocorrência tenha sido feito, ele não foi autuado.
Márcia Pontes alertou sobre os perigos da situação, destacando que os caminhões têm pontos cegos onde não conseguem ver veículos menores, como uma cadeira de rodas.
“Ele se torna uma formiguinha no meio de uma manada de elefantes”, enfatizou a educadora, ressaltando a vulnerabilidade do homem na estrada.
Nossas Redes Sociais