A Fetrancesc, Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística, representada pelo presidente Dagnor Schneider e membros da diretoria, além de representantes dos sindicatos e empresários do setor, participou de uma reunião com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, na tarde desta segunda-feira (10). O objetivo do encontro foi tratar de pontos sensíveis do segmento, como a falta de mão de obra qualificada, o risco de desabastecimento e os problemas de infraestrutura rodoviária.
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“O transporte rodoviário de cargas é fundamental para a economia do Estado, e é nosso dever dialogar com o governo para encontrar soluções que garantam a sustentabilidade do setor. A falta de mão de obra qualificada e de infraestrutura adequada são desafios que precisam ser enfrentados com urgência”, apontou Dagnor Schneider.
O presidente da Fetrancesc aproveitou a oportunidade para agradecer o esforço para recuperação das estradas catarinense por meio do Programa Estrada Boa e também fazer um apelo ao governador Jorginho Mello para dar celeridade aos estudos de impacto ambiental e traçados técnicos da Via Mar.
A rodovia será uma alternativa à BR-101, terá 145 quilômetros de extensão e ligará Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis.
A obra foi dividida em cinco lotes e, em outubro de 2024, o governador assinou a ordem de serviço dos projetos de quatro lotes.
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A entidade entende que essa obra é solução definitiva para garantir mais segurança e fluidez no trânsito na BR-101 Norte.
“Os projetos devem ficar prontos entre janeiro e fevereiro do ano que vem. Estamos apressando o que podemos. Com isso pronto, vamos lançar uma PPP (parceria público-privada), iniciar as obras e depois descontar de quem vencer a concessão”, explicou o governador Jorginho Mello.
Ari Rabaiolli, ex-presidente da Fetrancesc, empresário do setor e atual presidente do Badesc, também participou da reunião e expressou sua preocupação com BR-101 Norte.
“A Via Mar vai evitar o colapso total da mobilidade em Santa Catarina”, apontou Rabaiolli.
Investimentos obrigatórios em rodovias
Outro pedido do TRC ao governador, foi vincular algum recurso compulsório para as rodovias. Uma das opções sugeridas pela Fetrancesc é o uso de parte dos valores arrecadados com o IPVA.
A previsão é que a arrecadação do IPVA em 2025 seja de R$ 4,4 bilhões. O governador respondeu que iria avaliar essa solicitação.
Falta de mão de obra qualificada preocupa o setor
O setor do transporte rodoviária de cargas enfrenta uma crise com a falta de mão de obra qualificada. Atualmente, há uma lacuna de 15 mil vagas que as empresas não conseguem preencher.
“Às vezes, as pessoas não se dão conta da importância do TRC, mas é o segmento que põe na comida na mesa e remédio na farmácia. Estamos enfrentando uma crise. Na minha empresa, por exemplo, tenho mais de 100 vagas que não consigo preencher e passei a o final de ano com 120 caminhões parados no pátio”, explicou o empresário Valdir Fontanella.
O empresário Sandoval Caramori, da Reunidas Cargas, completou que a crise de mão de obra vai muito além da falta de motoristas.
“A falta de mão de obra não é só de motorista, é também de mecânicos, borracheiros de beira de estrada, e isso afeta o setor como um todo”.


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