Setor de transportes de Santa Catarina cresce 7,6% em 2024

O percentual é o segundo maior entre os estados do Sul e Sudeste

O setor de transportes de Santa Catarina acumula uma alta de 7,6% entre janeiro e setembro de 2024, conforme dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (13). O percentual é o segundo maior entre os estados do Sul e Sudeste, atrás apenas do Espírito Santo (8,9%). Assim, o desempenho catarinense ficou à frente de estados como São Paulo (-4,1%), Paraná (+1,3%) e Minas Gerais (+2,8%).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Considerando apenas o mês de setembro, o setor de transportes registrou forte alta de 12,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Publicidade

Já no acumulado dos últimos 12 meses o segmento também acumula resultado positivo, com elevação de 8,3%.

“O setor de transportes é um termômetro de como está aquecida a economia catarinense. Ele reflete o aumento das nossas exportações, a movimentação dos portos e a maior circulação de mercadorias. O Governo do Estado tem investido forte em rodovias, portos e aeroportos para ampliar e qualificar nossa infraestrutura”, destacou o governador Jorginho Mello.

Setor de serviços de SC cresceu 5,8% em 2024

Os dados sobre o crescimento do setor de transportes catarinense integram a Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) do IBGE.

A PMS mostrou que o setor de serviços de Santa Catarina cresceu 8% em setembro e 5,8% no acumulado do ano. Assim, o resultado está acima da média nacional, que registrou alta de 4% em setembro e de 2,9% no acumulado do ano.

Veja também

Quase 90% da população de Santa Catarina vive em áreas urbanas

Mais de 200 mil empresas foram abertas em 2024 em SC

Em Santa Catarina, além da alta dos transportes, todos os outros segmentos que compõem o setor de serviços registram crescimento.

É o caso dos serviços de informação e comunicação (+5,4%) e serviços prestados às famílias (+4,5%). Os serviços profissionais, administrativos e complementares (+3,3%) bem como outros serviços (+2,4%) também tiveram elevação.

“Vemos com muito otimismo o crescimento do setor de serviços em Santa Catarina, principalmente por estar acima da média nacional. Este é um setor que gera muitas oportunidades. Somente no mercado formal são quase 60 mil empregos gerados neste ano, quase metade do total de 130 mil empregos criados no Estado”, afirmou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

Variação do volume de serviços (PMS):

Setembro

Acumulado do ano (jan-set)

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ASCOM | SICOS

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Videplast leva Brasil ao destaque no Fórum CirclePack Chile 2026

A Videplast ganhou destaque internacional ao representar o Brasil...

Cervejas catarinenses são destaque em concurso internacional

Santa Catarina consolidou sua posição de destaque no cenário...

Adolescente de 17 anos foge após atirar contra jovem de 14 anos em SC

Uma adolescente de 14 anos foi vítima de uma...

Fuga na BR-282 termina com 30 kg de drogas apreendidos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão significativa...

IPTU 2026 em Videira agora é 100% digital! Veja como pagar

A Prefeitura de Videira iniciou a cobrança do IPTU...

Homem fica ferido após agressão em Capinzal durante madrugada

Um homem ficou ferido após ser atingido por golpes...

Pai e filha são identificados após grave acidente na SC-350 em Lebon Régis

Foram identificadas as vítimas fatais do grave acidente registrado...

Seis em cada 10 brasileiros já emprestaram o nome e muitos se arrependeram

Emprestar o nome para terceiros, prática popularmente conhecida como...