Cultura dos povos indígenas é tema de exposição em Videira

A exposição em Videira faz parte da Primavera dos Museus, ação anual que mobiliza os museus brasileiros a elaborarem programações especiais

Videira é um dos 23 municípios catarinenses que participam da 17ª edição da iniciativa Primavera dos Museus, que segue até o dia 29 de outubro. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera dos Museus é uma ação anual que mobiliza os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, que é escolhido pelo próprio Ibram. O tema deste ano é: “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.

Capital catarinense da uva e do espumante, em Videira a prefeitura e a Secretaria de Turismo e Cultura, além do Museu do Vinho Mário de Pellegrin, são parceiros da comemoração do aniversário da Casa Canônica/Museu do Vinho, que neste ano comemora 92 anos.

No dia 22 de setembro, às 9h, acontece a abertura da exposição “Expressões Culturais Ancestrais: Artes e Saberes dos Povos Indígenas”, que traz peças de artesanato produzidas na Terra Indígena Xapecó, no município de Ipuaçu, no oeste do estado.

Publicidade

“Todos os anos nós participamos das ações do Ibram que organiza a Semana dos Museus e a Primavera dos Museus. Neste ano, o Museu do Vinho oferece uma exposição sobre o artesanato indígena produzido na Terra Indígena Xapecó. São itens produzidos atualmente pelos indígenas das etnias Kaigang, Xetá e Guarani, que vivem em Ipuaçu”, recorda Gustavo Grein, analista de atividades turísticas e culturais de Videira.

“Também celebramos o aniversário da Casa Canônica/Museu do Vinho, que neste mês de setembro completou 92 anos. O encontro contou com uma confraternização realizada juntamente com a Associação dos Amigos do Museu”, completa o gestor. O aniversário do Museu, com o encontro dos Amigos, foi comemorado no dia 16.

No Brasil todo, são mais de 800 museus, pontos de memória e centros culturais, de todas as regiões brasileiras, que realizam, de 18 a 24 de setembro, mais de 2.500 atividades inspiradas pelo tema deste ano.

Em Santa Catarina, além de Videira, Blumenau, Brusque, Campo Alegre, Chapecó, Concórdia, Corupá, Criciúma, Florianópolis, Ibirama, Indaial, Itajaí, Joinville, Lages, Laguna, Orleans, Pinhalzinho, Pomerode, Rio do Sul, Rio Negrinho, Timbó e Xanxerê também tem ações voltadas para a Primavera.

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) é parceira do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), no Palácio Cruz e Souza, no centro de Florianópolis, na realização da Primavera dos Museus em 2023.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Secom

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sexta-feira terá temporais e risco de alagamentos em SC

Santa Catarina terá mais um dia de tempo instável...

Oeste terá segunda maior bancada regional na Alesc a partir de 2027

Oeste terá oito deputados na Alesc a partir de 2027, atrás apenas do Vale do Itajaí.

Show de Prêmios da CDL Caçador começa com R$ 70 mil em vale-compras

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçador iniciou,...

Vendaval derruba árvore sobre veículo e bloqueia a SC-355

Uma árvore caiu sobre um veículo e obstruiu a SC-355 durante o vendaval desta quinta-feira, sem vítimas.

Defesa Civil alerta para temporais com granizo e rajadas no Meio-Oeste catarinense

Alerta vale para as próximas três horas em 21 municípios do Meio-Oeste catarinense, incluindo Videira.

Após duas semanas da morte de Rick, Renner anuncia carreira solo

Cantor retoma atividades nos palcos com projeto em homenagem ao legado da dupla sertaneja.