Rádios RBV

Menu

Cultura dos povos indígenas é tema de exposição em Videira

A exposição em Videira faz parte da Primavera dos Museus, ação anual que mobiliza os museus brasileiros a elaborarem programações especiais

Fonte:
Secom

Videira é um dos 23 municípios catarinenses que participam da 17ª edição da iniciativa Primavera dos Museus, que segue até o dia 29 de outubro. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera dos Museus é uma ação anual que mobiliza os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, que é escolhido pelo próprio Ibram. O tema deste ano é: “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.

Capital catarinense da uva e do espumante, em Videira a prefeitura e a Secretaria de Turismo e Cultura, além do Museu do Vinho Mário de Pellegrin, são parceiros da comemoração do aniversário da Casa Canônica/Museu do Vinho, que neste ano comemora 92 anos.

No dia 22 de setembro, às 9h, acontece a abertura da exposição “Expressões Culturais Ancestrais: Artes e Saberes dos Povos Indígenas”, que traz peças de artesanato produzidas na Terra Indígena Xapecó, no município de Ipuaçu, no oeste do estado.

“Todos os anos nós participamos das ações do Ibram que organiza a Semana dos Museus e a Primavera dos Museus. Neste ano, o Museu do Vinho oferece uma exposição sobre o artesanato indígena produzido na Terra Indígena Xapecó. São itens produzidos atualmente pelos indígenas das etnias Kaigang, Xetá e Guarani, que vivem em Ipuaçu”, recorda Gustavo Grein, analista de atividades turísticas e culturais de Videira.

“Também celebramos o aniversário da Casa Canônica/Museu do Vinho, que neste mês de setembro completou 92 anos. O encontro contou com uma confraternização realizada juntamente com a Associação dos Amigos do Museu”, completa o gestor. O aniversário do Museu, com o encontro dos Amigos, foi comemorado no dia 16.

No Brasil todo, são mais de 800 museus, pontos de memória e centros culturais, de todas as regiões brasileiras, que realizam, de 18 a 24 de setembro, mais de 2.500 atividades inspiradas pelo tema deste ano.

Em Santa Catarina, além de Videira, Blumenau, Brusque, Campo Alegre, Chapecó, Concórdia, Corupá, Criciúma, Florianópolis, Ibirama, Indaial, Itajaí, Joinville, Lages, Laguna, Orleans, Pinhalzinho, Pomerode, Rio do Sul, Rio Negrinho, Timbó e Xanxerê também tem ações voltadas para a Primavera.

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) é parceira do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), no Palácio Cruz e Souza, no centro de Florianópolis, na realização da Primavera dos Museus em 2023.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com altas temperaturas nesta quarta-feira

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Bancada Catarinense busca apoio da Defesa Civil Nacional

O deputado federal Valdir Cobalchini, coordenador da Bancada Catarinense,...

Polícia Civil prende homem condenado por estupro

A Polícia Civil de Lebon Régis prendeu nesta terça-feira...

SC tem a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos

Santa Catarina passa por um excelente momento no que...

Empresário morre durante procedimento de tatuagem em Itapema

O empresário e influenciador Ricardo Godoi, de 46 anos,...

Mais Lidas da semana

Homem morto a facadas em bar em Videira é identificado

Vilmar Naffin, de 56 anos, foi identificado como a...

Motorista do Jetta relata manobra arriscada em acidente fatal na SC-135

Na tarde de sábado, 18 de janeiro de 2025,...

Acidente fatal na tarde deste sábado deixa duas vítimas

Na tarde deste sábado, 18 de janeiro de 2025,...

Homem é encontrado morto em Videira

Na manhã da quarta-feira (15), a Polícia Militar de...

Homem é morto em Videira na noite de segunda-feira

Um homem foi morto a facadas na cidade de...

Outros Tópicos Interessantes