Faustão: hospital recebe órgão e apresentador passa por cirurgia de transplante de coração

De acordo com o boletim, a cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de duas horas e 30 minutos

O hospital Albert Einstein, em São Paulo, recebeu neste domingo (27), um coração para transplante e, com isso, o apresentador Fausto Silva, o Faustão, foi operado.
O hospital informou, em boletim médico, que foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada deste domingo, “quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B”.
De acordo com o boletim, a cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de duas horas e 30 minutos.
Segundo os médicos responsáveis, a cirurgia foi realizada com sucesso e Faustão permanecerá na UTI, pois “as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”.

Espera por doação

Uma média estimada pelo HCor, hospital em São Paulo referência no tratamento de doenças do coração, aponta que a espera para casos mais graves de insuficiência cardíaca pode demorar de dois a três meses por um coração. Quando o risco é menor, o tempo de espera pode chegar a 18 meses.

Segundo o cirurgião cardiovascular Edmo Atique Gabriel, no caso do transplante de coração, existem duas filas de espera: uma fila regular, de pacientes estáveis, que não estão dependentes de medicamentos e que não precisam ficar internados de forma contínua no hospital; e uma fila de prioridade.

Publicidade

Nesta, os pacientes apresentam piora progressiva da função cardíaca, atingindo fração de ejeção abaixo de 30%, dependência de medicamentos para suporte da pressão arterial, dependência de dispositivos mecânicos para auxiliar a função cardíaca e sinais de falência de outros órgãos, como uma insuficiência renal que necessita de hemodiálise.

Em boletim médico divulgado anteriormente, a equipe do hospital Albert Einstein detalhou um quadro de prioridade de Faustão para o procedimento. O apresentador estava sob cuidados intensivos, fazendo uso de medicamentos para auxílio na força de bombeamento do coração.

Ele também estava sendo submetido a diálise, processo artificial para remover os resíduos e excesso de líquidos do corpo, necessário quando os rins não estão funcionando adequadamente.

“Nesta fila de prioridade, a chance do transplante acontecer mais rapidamente é realmente concreta, visto que os corações oferecidos em doação serão primeiramente direcionados para pacientes em estado mais grave. De qualquer forma, mesmo em prioridade, existe a necessidade de um mínimo de compatibilidade entre doador e receptor, quanto aos aspectos de biotipo físico e algumas provas imunológicas”, explicou Gabriel.

Fonte:
RBV Rádios/CNN

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

00:25:25

Videira Notícias – 28/05/2026

https://www.youtube.com/live/X3uxMViZPaE?si=3Lpeb6fvcFdlLK-s
01:00:10

RBV Notícias Videira e Tangará – 28/05/2026 – Edição 1560

https://www.youtube.com/watch?v=FlQBd_WW-hs
00:33:22

Café com Notícias – 28/05/2026

https://www.youtube.com/watch?v=tsZAif258Xc

Diferenças entre sistemas de jogos digitais ao vivo e automatizados

As plataformas modernas de jogos digitais estão se desenvolvendo...

Santa Catarina terá frio, chuva e risco de temporais nesta sexta-feira

Santa Catarina terá uma mudança nas condições do tempo...

Jogos Cooperativos Catarinenses de Capoeira 2026 reúnem mais de 250 atletas em Tangará

O município de Tangará será palco, neste sábado (30),...

Mulher é presa por gravar e vender vídeos de tortura contra animais

Uma mulher identificada como Daiana Schuinsekel de Almeida foi...