Urupema recebe título de capital nacional do frio

Cidade da Serra catarinense marcou -8,92ºC neste ano. Houve também registros de neve, sincelos e congelamento de cascatas.

O município de Urupema, na Serra de Santa Catarina, recebeu o título da capital nacional do frio. A decisão ocorreu a partir da sanção do Projeto de Lei 14.255, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na terça-feira (30).

O município tem invernos rigorosos e chegou a marcar -8,92ºC em julho deste ano. Também registrou formações de geada, sincelos, congelamento de cascatas e neve.

Segundo Antenor Arruda, Secretário Turismo e Urbanismo da cidade, o título representa uma conquista não só para a cidade, mas também para a região. O município, que tem a economia baseada na agropecuária busca aumentar, agora, o interesse pelo turismo.

O texto proposto pelo senador Esperidião Amin (PP) foi aprovado pelo Senado em 2019. Com a altitude média de 1.425 metros acima do nível do mar, Urupema tem 2,5 mil habitantes.

A cidade foi oficialmente criada em 1989, depois de emancipada do município de São Joaquim, e desde então reivindicava o reconhecimento nacional envolvendo as baixas temperaturas.

Foto: Prefeitura Urupema/Divulgação

Fonte: G1

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias