Filme brasileiro ganha prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza

Premiação é a primeira de um brasileiro desde 1981 no evento italiano, um dos mais importantes do mundo

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” ganhou o prêmio de Melhor Roteiro na 81ª edição do Festival de Veneza, neste sábado (7). Primeiro original Globoplay, o longa-metragem é dirigido por Walter Salles.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“Ainda Estou Aqui” é inspirada na história real da brasileira Eunice Paiva, mãe de Marcelo, que passou 40 anos procurando a verdade sobre seu marido desaparecido, Rubens (interpretado por Selton Mello). As atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretam Eunice em diferentes idades.

Publicidade

“O prêmio de Melhor Roteiro abraça todo um filme, porque um roteiro é a sua argamassa. Nele, o Festival reconhece o trabalho destes roteiristas tão talentosos que são Murilo Hauser e Heitor Lorega, o livro incrível de Marcelo Rubens Paiva, a história de Eunice, Rubens e de seus filhos, e o nosso desejo de contá-la no cinema. É, portanto, um prêmio de uma grande importância simbólica”, diz Walter Salles, ao celebrar a vitória.

O Brasil não ganhava um troféu na seleção oficial no festival italiano desde 1981, quando foi premiado por “Eles não usam Black-tie”, de Leon Hirszman.

Walter Salles passou 7 anos se dedicando ao filme. Ele conheceu a família Paiva na juventude e frequentou a casa no Rio de Janeiro de onde, no início da década de 1970 – durante a ditadura – militares levaram Rubens Paiva pra nunca mais voltar.

Nas primeiras críticas divulgadas pela imprensa internacional, “Ainda Estou Aqui” recebeu avaliações majoritariamente positivas, com destaques para a atuação de Fernanda Torres.

Veja também:

Desfile em Brasília reúne autoridades, atletas e homenageia o RS

Segundo o site americano “Deadline”, quando a plateia do Festival de Veneza assistiu ao filme (em 1º de agosto), os aplausos duraram 10 minutos (assista ao trailer abaixo).

Produzido pela Videofilmes, RT Features e Mact Productions, “Ainda Estou Aqui” é uma coprodução da Globoplay com a Arte France e a Conspiração. A data de estreia do filme no Brasil – que acontecerá exclusivamente nos cinemas – ainda não foi divulgada.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Globo.com

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Funcionário de escola é afastado em Caçador após denúncia

Uma denúncia de possível conduta inadequada envolvendo um funcionário...

Quarta-feira poderá ter o retorno da chuva em SC

Santa Catarina terá uma quarta-feira (26) marcada pela presença...

Capoeira para Todos promove cultura e cidadania em Caçador

O Projeto Capoeira para Todos, realizado em Caçador com...

Três locais de Videira terão interrupção no abastecimento nesta quarta

O abastecimento de água será interrompido nesta quarta-feira (26)...

ExpoVideira 2026 já ganha forma com montagem da estrutura na SERBRF

A ExpoVideira 2026, que acontece de 10 a 13...

Unoesc Videira celebra 30 anos como universidade e destaca legado na região

A Unoesc Videira celebrou, na noite desta segunda-feira, 30...

Artesã caçadorense cria miniaturas de feltro que retratam mais de 50 profissões

A criatividade e o trabalho manual se unem nas...