Rádios RBV

Menu

Vereadores aprovam projeto que possibilita concessão da Estação Ferroviária de Tangará

O mês de abril iniciou com sessão ordinária na Câmara de Tangará, tendo na condução dos trabalhos em plenário o presidente Marcio Antonio Meyer e a presença dos demais Vereadores e Vereadoras.

Fonte:
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Tangará

O mês de abril iniciou com sessão ordinária na Câmara de Tangará, tendo na condução dos trabalhos em plenário o presidente Marcio Antonio Meyer e a presença dos demais Vereadores e Vereadoras.

Aprovada a ata da reunião da semana anterior o Secretário da Mesa Diretora fez a leitura dos expedientes enviados e recebidos nos últimos dias de março.

Ofícios Respostas: Por parte do Secretário de Obras, Moacir Balbinoti, houve informação sobre a solicitação efetuada em sessão pelo Vereador Waldir Misturini, na qual já foram feitas melhorias na Ponte da Linha Fantin, sendo recuperada em 18 de março.

- Publicidade -

O Secretário de Obras em resposta ao Vereador Mauri da Costa, informa que esta ciente da necessidade de melhorias na Linha Lageado Grande e na ponte existente no local, assim os serviços estão agendados no cronograma de execução.

Já sobre a demanda do Vereador Roberto Rampon, o mesmo Secretário comunica que o serviço de alargamento da via e melhorias na tubulação estão sendo feitas na localidade de Rolante, sentido Marari.

Finaliza informando ao Vereador Mauri da Costa, que esta  ciente das condições e que as devidas recuperações já estão no cronograma de execuções da Secretaria, para  melhorias na estrada de Santa Rosa, no que tange aos trabalhos de patrolamento e britagem.

Na sessão houve o registro de Algemiro Júnior Pereira Branco que encaminhou ofício agradecendo os Vereadores Andrey Alberti, Márcio Meyer, Roberto Rampon e Waldir Misturini pelo apoio no evento denominado: “Uma Páscoa diferente” ocorrido no último dia 30 de março em Tangará. A ação é promovida por um grupo de amigos que há 6 anos distribui doces no Natal e Páscoa e transformou-se em impacto social a comunidade.

Ainda foi lido na sessão, nota de esclarecimento do CEI Jane Maria Arcari Filipin, em nome de professores e servidores, na qual expressam profunda indignação diante de insinuações proferidas pelo Vereador Márcio Antonio Meyer a aquela instituição no plenário da Câmara.

Demonstram descontentamento em razão de o Vereador não comparecer na creche para esclarecer os fatos e optar por discutir o assunto em sessão e nas mídias sociais. Diante disso, convidam o vereador para visitar o CEI e conhecer o trabalho prestado. Finalizam a nota, assegurando aos pais de 140 crianças que a equipe continua empenhada em proporcionar o melhor para seus filhos.

Projetos Protocolados: O Executivo Municipal encaminhou à Câmara o Projeto de Lei (PL) nº 017/24 que altera o número de vagas e atribuições para o cargo de Médico Clínico Geral do Município de Tangará e o Projeto de Lei (PL) nº 018/24, que abre crédito adicional no orçamento para manutenção do Transporte Escolar.

Comissões: O Presidente da Câmara encaminhou os referidos projetos para Comissão Constituição, Justiça e Redação. Em tempo foi anunciado o parecer favorável do PL nº 016/24.

Ordem do Dia: Os Vereadores e Vereadoras analisaram e aprovaram os seguintes projetos em pauta;
1ª discussão e votação do PL nº 016/24, que dispõe sobre suplementação orçamentária para possibilitar a construção de uma sala modular no CEI Ângela Fuganti e construção de ponte de acesso ao Linho com recursos do Governo do Estado.
2ª discussão e votação do PL nº 015/2024, que dispõe sobre a autorização do Executivo em realizar concessão de uso de imóvel público, patrimônio histórico do município mediante processo de licitação, com a finalidade de exploração econômica.

A Vereadora Maria Miria Rambo da Silva explicou que mudou de concepção sobre o projeto ao tomar conhecimento com o autor do PL, Vereador Andrey Alberti, se a concessão é para uso total ou parcial da Estação Ferroviária. Se num primeiro momento se absteve de votar, agora é favorável ao projeto após tomar esclarecimentos.

Palavra Livre: Anunciado espaço para manifestações, o Vereador Andrey Alberti, agradeceu pelo apoio na aprovação do projeto de sua autoria e enfatiza que com a concessão à iniciativa privada vai beneficiar a questão da segurança da praça com mais pessoas usando aquele espaço. Ele sugere que a estação ferroviária tornar-se um ponto gastronômico no Município, como ocorre em cidades vizinhas. Ainda solicita ao Executivo Municipal o recolhimento de três caixas d’água que estão atrás da sede da Polícia Militar, com objetivo de prevenção da proliferação do mosquito da dengue.
Por último, pede ofício à Administração para que haja a regulamentação da possibilidade dos Conselheiros Tutelares ao apresentar atestado não seja descontada a sua remuneração.

O Vereador Waldir Misturini reforçou pedido de confecção de projeto de asfalto até a Ponte de São Francisco. Ainda projeto de asfaltamento até Gramado Santos.  Cometa que há 2 anos pediu projeto que atravessa a empresa Valpassa e conseguiu os recursos do Governo do Estado. Assim, com os projetos elaborados acredita que facilita o pedido de verbas, quando em contato com autoridades políticas em Florianópolis há mais chance de ser contemplado.

A Vereadora Maria Miria Rambo da Silva pede ofício direcionado ao Presidente da Câmara de Tangará para que sejam reproduzidas falas dela e do Vereador Valdacir Andres sobre instalações de lixeiras na Rua Ademar de Barros em sessões anteriores, na seqüência o que esta escrito em ata para que “não paire interpretações que esteja sendo excluídas ou escondidas”.  Ainda que as atas que foram alteradas ou refeitas sejam lidas nas sessões, além de que sejam publicadas no site da Câmara com assinaturas da Mesa Diretora. A Vereadora ainda sugere que as sessões sejam transmitidas em tempo real. Embora tenha sido contrária inicialmente para preservar a imagem de alguns colegas, em razão de incoerências divulgadas na mídia e constadas em atas seria ideal para não comprometer funcionários que possam ter errado. Comenta que o Presidente é responsável por todas as ações da Câmara, para isso ganha subsídio a mais aos demais Vereadores e nenhum servidor tem autonomia para dizer ou interpretar qualquer fala dos vereadores das sessões. Assim, quando o Presidente defende que não houve erro da Assessoria de Imprensa da Câmara sobre sua fala em plenário, Maria Miria comenta que essa interpretação errada da presidência não lhe causa indignação ou admiração mas,  o assessor  “não pode ser permitido ou induzido ao erro”. Finaliza, pedindo que o Presidente cumpra com os preceitos que o cargo exige, conforme prometido em sua posse.

O Vereador Mauri da Costa solicita ofício endereçado ao Setor de Obras perante levantamento que fez ao transitar por estradas do interior do Município. Pede por patrolhamento com início na Ponte Castelhana, sentido Gramado Santos, passando por Izidro, Passo da Felicidade, Irakitan, até divisa com Município de Monte Carlo.  

O Vereador Valdacir Antonio Andres agradece ao público presente no plenário, maioria funcionários da Creche Municipal, e enaltece a dedicação na execução dos trabalhos. Também pede ofício de agradecimento ao Secretário de Obras, Moacir Balbinoti, em razão da reabertura de estrada e colocação de bueiro no Lageado Grande. Com relação a dengue pede ofício à Secretária de Saúde para recolocação de placas informativas para prevenir casos de infecção pelo mosquito. Por fim, afirma à Vereadora Maria Miria “que não têm nada a temer, pois faz as coisas com consciência e buscando o melhor”  e em suas falas procura não ofender ninguém.

A sessão encerrou com a convocação do Presidente Marcio Antonio Meyer para próxima reunião plenária em 8 de abril às 19h.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Tangará

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana de sol

A previsão do tempo para Santa Catarina neste final...

Apreendida grande quantia de drogas em Lebon Régis

Apreendida grande quantia de drogas em Lebon Régis na...

Tadeu Oneda confirma pré-candidatura à Prefeitura de Tangará

Nesta sexta-feira (19) líderes políticos do MDB e do...

Apae de Videira completa 51 anos

Apae de Videira completa 51 anos de serviços prestados...

Mais Lidas da semana

Tentativa de homicídio é registrada em Videira

Uma tentativa de homicídio é registrada em Videira, na...

Quina sai para aposta de Fraiburgo

Três catarinenses que fizeram apostas no concurso 2711 da...

Dois acidentes movimentam a madrugada na região

Dois acidentes movimentam a madrugada na região, com sinistros...

Homem morre atingido por eucalipto em Tangará

Homem morre atingido por eucalipto em Tangará. O fato...

Veículo sai da pista e invade varanda de residência em Caçador

Na noite de terça-feira (16) pouco depois das 19h...

Outros Tópicos Interessantes