Rádios RBV

Menu

Vereadores (as) aprovam suplementação orçamentária para investimentos em creche e construção de ponte no interior de Tangará

Nessa segunda-feira (08) os Vereadores e Vereadoras de Tangará estiveram reunidos em sessão ordinária para tratar de assuntos de interesse do Município de Tangará. Primeiramente aprovação da ata da reunião anterior e feito os comunicados dos expedientes recebidos, dentre os quais:

Fonte:
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Tangará

Nessa segunda-feira (08) os Vereadores e Vereadoras de Tangará estiveram reunidos em sessão ordinária para tratar de assuntos de interesse do Município de Tangará.
Primeiramente aprovação da ata da reunião anterior e feito os comunicados dos expedientes recebidos, dentre os quais:

Ofícios Respostas: Por parte do Secretário de Administração Planejamento e Finanças, César Luiz da Nunz, houve informação sobre pedido para que seja refeito ponto de táxi em frente a Prefeitura.  Ele esclarece que através do Setor de Engenharia há projeto para edificação de um novo ponto no local onde se encontra atualmente e, tão logo seja finalizado, será enviado para licitação.

Ainda em resposta ao vereador Andrey Alberti, com relação a uma mini guarita junto a Praça Central, o Secretário informa que a Administração efetuou reunião com o comando da Polícia Militar e o Judiciário da Comarca no final de Fevereiro, oportunidade que se tratou da reposição do efetivo policial, atualmente defasado e, logo os novos concursados estejam “prontos” certamente Tangará será beneficiada. Ainda informa que foi criada vaga de estacionamento privado para viatura da PM, facilitando o policiamento nas proximidades da Praça. Quanto ao projeto solicitado será encaminhada demanda ao Setor de Engenharia para estudo de sua viabilidade.

- Publicidade -

Ainda foi repassado a Casa Legislativa informações referente a solicitação do Vereador Waldir Misturini  sobre projeto de pavimentação asfáltica ou em concreto na Rua Verônica Scherer, acesso ao Loteamento Menegola. A Administração Municipal estuda o projeto e, tão logo esteja pronto, será enviado para licitação.

Sobre a problemática da Iluminação Pública apontada também pelo Vereador Waldir, na qual após feita troca de lâmpadas, nos dias seguintes já estão sem iluminação novamente, o Secretário esclarece que houve fiscalização externa e não tem recebido informações de falhas neste sentido. Assim, caso se comprove que esses problemas possam estar ocorrendo, se necessário notificará a empresa responsável pela manutenção da iluminação pública.

Projetos Protocolados: O Poder Executivo encaminhou o  Projeto de Lei (PL) nº 019, que aprova o diagnóstico socioambiental de Tangará, com vista a atualizar o mapa de perímetro urbano. Pede que tramite em regime de urgência.

Por parte do Poder Legislativo, via iniciativa proposta pela Vereadora Maria Miria Rambo da Silva, começou a tramitar o Projeto de Lei (PL) nº 020, que dispõe sobre uso do colar Girassol como instrumento facultativo auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas no Município de Tangará.

Comissões: A presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação recebeu os projetos mencionados para análise e manifestou posição favorável para o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 017/2024 e Projeto de Lei (PL) nº 018/2024.  

Ordem do Dia: Assim, os Vereadores e Vereadores votaram na seguinte pauta:
– 1ª discussão e votação do PLC nº 017/24,  que altera o número de vagas e atribuições para o cargo de Médico Clínico Geral do Município de Tangará;
– 1ª discussão e votação do Projeto de Lei (PL) nº 018/24, que abre crédito adicional no orçamento para manutenção do Transporte Escolar.
– 2ª discussão e votação do Projeto de Lei (PLC) nº 016/24, que dispõe sobre suplementação orçamentária para possibilitar a construção de uma sala modular no CEI Ângela Fuganti e construção de ponte de acesso ao Linho com recursos do Governo do Estado.

Os projetos foram aprovados, de forma unânime, pelos Vereadores e Vereadoras presentes no plenário.

Palavra Livre: O primeiro a se manifestar foi o Vereador Valdacir Antonio Andres que pediu ofício endereçado a diretoria da AMA de Tangará parabenizando pela caminhada realizada na semana anterior com envolvimento de escolas, vereadores e a população. Ainda comenta que muitos produtores tiveram melhorias em estradas rurais, faltam alguns trechos, mas serão realizados. Parabeniza o Secretário de Obras, também ao vice-prefeito Oscar Zimermann, que atualmente responde pela pasta no período de férias do titular.  

O Vereador Roberto Rampon solicitou ofício à Secretaria de Obras para que seja feita nova ou ampliada a tubulação na Linha Tafarel, próximo a propriedade de Adilson Tafarel.  Ainda o mesmo pedido para Izidros na divisa com a Comunidade de São José, Videira. Sobre a caminhada em prol da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), parabeniza as pessoas solidárias com a causa que participaram desse momento e convida para pastelada da AMA no dia 19 e 20 de abril.

A Vereadora Maria Miria Rambo da Silva solicita Moção de Aplausos ao Corpo de Bombeiros de Tangará pelo ato de agilidade e heroísmo praticado pelos membros da corporação, que através de manobras assertivas salvaram a vida da pequena Maitê de 3 meses de idade,  devido engasgamento. Para ela o treinamento e formação contínua dos bombeiros foram fundamentais para esse atendimento de salvamento. Também pede ofício direcionado aos integrantes da Secretaria de Transportes, Obras e Urbanismo para enaltecer o excelente trabalho que vem desenvolvendo na recuperação das estradas do interior, realizando patrolamento, britagem, cascalhamento, reabertura, desobstrução e troca de  tubulações, pontes e outros serviços. Ainda há muitos trechos a serem feitos os trabalhos, mas os dias de sol têm contribuído para que haja execução dos serviços em todos os pontos necessários. Ela informa que ao transitar no interior percebeu o avanço nos serviços e que mesmo havendo cobranças da população, as demandas serão atendidas nos próximos meses.

Vereador Andrey Alberti pediu ofício à Secretaria de Obras para que seja vista a situação da Rua Sidnei Backes, no Loteamento Novo Horizonte, em que houve abertura de uma cratera no meio da pista, mesmo com fechamento do buraco o asfalto esta abalroando naquele local. Para isso pede por uma nova camada de asfalto e pintura da sinalização. Também pede ofício à Secretaria de Administração para agilizar leilão de bens móveis da Prefeitura em razão do acumulo dos mesmos no pátio próximo a sede do Executivo. O Vereador acredita que quando antes houver esta ação, menos depreciação nos valores de venda dos bens se tornará.  

O Vereador/Presidente, Márcio Antonio Meyer fez uso da palavra para agradecer a nota de esclarecimento enviada em nome de alguns servidores da creche Jane Maria Arcari Filipini endereçada ao mesmo.  Contudo, expressa sua insatisfação com o conteúdo da nota. Avalia que em momentos como este, é essencial promover o diálogo construtivo e a transparência, mas infelizmente as colocações apresentadas não refletem esse espírito.
Reforçou a importância do papel do vereador como fiscalizador, incumbido de zelar pela transparência e pela qualidade dos serviços públicos, especialmente na área da educação.

Quanto à solicitação das imagens das câmeras de segurança, é lamentável que haja interpretação equivocada. O pedido abrangia um período de três dias justamente para investigar de forma ampla e imparcial uma denúncia recebida de um pai de aluno. Julga inadmissível sugerir que essa solicitação constitua difamação ou ataque à instituição ou aos seus colaboradores.

Em relação à acusação de difamação, salientou que em nenhum momento houve intenção de difamar a instituição ou seus funcionários, mas sim de esclarecer e investigar uma denúncia recebida, respeitando sempre o princípio da presunção de inocência.

Manifestou preocupação na tentativa de desviar o foco da questão, questionando a presença do vereador na escola. Marcio também salientou que, em outras ocasiões em que questionou ou tentou investigar servidores públicos, foi alvo de críticas, processos judiciais e notas de repúdio. “Isso parece sugerir que as ações tomadas pelos servidores são consideradas inquestionáveis, o que é preocupante para a transparência e a prestação de contas à comunidade”, destacou.

Por fim, reiterou seu compromisso em atuar de maneira transparente, responsável e imparcial no exercício das atribuições como vereador, sempre em busca do bem-estar e interesse da comunidade.

A próxima sessão da Câmara de Tangará esta marcada para 15 de abril de 2024 no horário de 19h.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Tangará

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Trator cai de caminhão e atinge ônibus em Caçador

Trator cai de caminhão e atinge ônibus em Caçador,...

Videirense conquista o título de Melhor Chimarrão do Meio Oeste

Videirense conquista o título de Melhor Chimarrão do Meio...

Publicação do Balanço e DRE/2023 da APAE de Videira

Publicação do Balanço e Demostração do Resultado do Exercício...

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção,...

Morre vereador e pré-candidato a prefeito de Campos Novos

Morre vereador e pré-candidato a prefeito de Campos Novos...

Mais Lidas da semana

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva,...

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador...

Quem são os videirenses que morreram no acidente na BR-116

A cidade de Videira está em luto pela morte...

Criança que sobreviveu ao acidente está bem

A criança de dois anos que estava em um...

Empresário de Fraiburgo morre em acidente na Argentina

O empresário fraiburguense Sandro Kasburg, 54 anos, morreu em...

Outros Tópicos Interessantes