Rádios RBV

Menu

Vereadores requerem documentos sobre as obras de avenida em Ibiam

O pedido ao Executivo Municipal trata dos valores para construção dos passeios na Avenida 20 de Julho, recuperação da pavimentação via, aditivos, entre outros

Fonte:
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam

Nesta segunda-feira (23) os nove vereadores que compõe a atual legislatura da Câmara de Ibiam estiveram reunidos para última sessão ordinária de outubro. Os trabalhos em plenário foram coordenados pelo presidente Vereador Anderson da Silva Trevisol (PP).

Após os comunicados dos expedientes recebidos foi apresentando Requerimento de autoria dos Vereadores Camilo Gatti (MDB), Célio Lucas Ramos (MDB) e Clóvis João de Souza (MDB) para que seja enviado à Câmara documentos referente a obra dos passeios da Avenida 20 de Julho e a recuperação da pavimentação da referida via. Pedem a justificativa técnica de não ter sido realizado a compactação mecânica do solo, mureta de contenção, ainda cópia dos aditivos de valor, dos contratos assinados, além dos projetos de drenagem, terraplenagem e de sinalização, entre outros.

Camilo Gatti explicou que juntamente com a Vereadora Cassia Costa Pivetta (PP) e Clóvis de Souza (MDB) como integrantes da Comissão de Obras e Serviços Públicos realizaram vistoria no local, conversaram com munícipes que demonstraram indignações, sugeriram melhorias, das quais foram levadas ao conhecimento do engenheiro da obra. O vereador avalia que a execução da obras tem sido feita às presas sem garantia da qualidade nos serviços.

- Publicidade -

O requerimento foi aprovado por todos os vereadores.

Ainda houve o parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento ao Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 124/23, que cria o cargo de Agente de Recursos Humanos.

O referido projeto foi incluído na Ordem do Dia, sendo aprovado de forma unânime em 1ª votação pelos Vereadores e Vereadoras de Ibiam.

Aberta a Palavra Livre o Vereador Camilo Gatti (MDB) comentou de “denúncia” de morador do Município protocolada na Câmara, na qual pede providências do Legislativo com relação a conduta do Prefeito de Ibiam no trato com munícipe, na qual relata que estaria armado com uma faca gerando ameaça à Ivair Ceron, autor da referida “denúncia”.  Comenta que a cena foi visualizada por crianças, o que gera estímulo a violência e o vídeo comprova o desequilíbrio do Prefeito que quase terminou em tragédia. Pede que haja punição via meios legais do ato de violência proferido pelo gestor municipal.

O Presidente da Câmara de Ibiam, Vereador Anderson da Silva Trevisol (PP) contestou a atitude de Camilo Gatti (MDB) de expor em plenário assunto interno administrativo da Câmara de Vereadores. Destaca que a decisão de pautar temas em plenário é uma prerrogativa do Presidente. Elucida ainda que não se trata de denúncia, mas ofício protocolado com relato do ocorrido  pelo morador envolvido no fato.  Sendo assim, o despacho será encaminhado ao interessado, porém como foi dada publicidade foi feita a leitura  em plenário da resposta ao cidadão Ibianense.

Com base na cópia do Boletim de Ocorrência pela suposta prática do crime de ameaça, o Presidente da Câmara avalia que pode tratar-se apenas de um desentendimento particular entre as partes, todavia, entende que a competência para apurar os fatos, pertence ao Poder Judiciário. “Sendo que não vislumbro neste momento, a possibilidade de adoção de qualquer medida pelo Poder Legislativo, o que pode ser alterado a qualquer momento, desde que observadas as exigências legais”, conclui Anderson Trevisol.

O Vereador Célio Lucas Ramos (MDB) também fez uso da palavra para qualificar como fato desagradável que aconteceu em Ibiam. Avalia que qualquer pessoa pública pode por desequilíbrio cometer falhas. Porém, é necessário que atitudes sejam tomadas, não como forma punitiva mas, que sirva de aprendizado perante a responsabilidade do cargo que se ocupa. Recorda de pedidos do Prefeito de Ibiam de que “os políticos não podem envergonhar o Munícipio”. Desta forma, esperava que a reação do Prefeito fosse diferente, assim espera que haja alguma advertência que sirva de lição para a vida do que não deve ser feito com a coisa pública. Justifica sua colocação, em respeito a ao Ivair e de outras famílias que foram atingidas, ao motorista jovem que caiu com caminhão na ponte de São Sebastião que foi também desrespeitado pelo Prefeito e uma mãe que chegou com filho com braço doendo no posto de saúde e foi atendida de forma indecorosa. “ Sinto muito se o Prefeito não aprendeu a se comportar como  homem público,” finaliza Célio.

O Vereador Miguel Felicetti (MDB) não identifica grandes problemas na revitalização da Av.20 de julho, apenas lamenta que não foi feita a limpeza da rede fluvial na qual a canalização esta quase toda entupida. Explica que votou a favor do requerimento mas, julga que o pedidos da documentação deveria ter sido ato praticado pela Comissão de Obras e Serviços Públicos, inclusive com registro em ata solicitando a suspensão da obra até que haja melhoria nas condições do tempo. “Não sei se os membros da comissão sabem o poder que a mesma têm, então não adianta pedir documentos pra ficar nas gavetas da Câmara e sim responsabilizar o fiscal dos contratos. Mas, o Presidente da  Comissão não sabia que era Presidente a quase 1 ano então quem sou eu para cobrar alguma coisa desta comissão”, explica Miguel.

Miguel avalia que os prejuízos causados para algumas famílias não foi por distúrbio da natureza  mas, cabe a responsabilidade do Poder Público por não ter feito bueiros no trecho.  

A Vereadora Marcia Gomes de Oliveira (PP) aproveitou a oportunidade para convidar a comunidade para evento alusivo a Campanha do Outubro Rosa promovido pela Procuradoria da Mulher a ser realizada na terça-feira (24) a partir das 17h na Câmara de Ibiam. A programação inclui participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campos Novos, workshop de auto cuidado e palestra com psicóloga que trabalha na saúde de Ibiam. Ainda convidou para ação do CREAS e SESI no próximo dia 28 de outubro no centro multiuso também voltado às mulheres pelo “outubro rosa”.

A sessão encerrou com a convocação do presidente, Vereador Anderson Trevisol (PP) para primeira reunião ordinária do próximo mês, em 07 de novembro às 19h30.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Enfrute retorna a Fraiburgo de 23 a 25 de julho

Faltam menos de duas semanas para o 18º Enfrute...

Falta de espaços para sepultamentos em Caçador será debatida

A Câmara Municipal de Caçador promove na próxima terça-feira...

Cigarrinha do milho é tema de evento da Comissão de Agricultura

A cigarrinha do milho foi tema de evento da...

Estado autoriza retomada do contorno viário de Rio das Antas

O governador em exercício Mauro de Nadal assinou, nesta...

Safra de maçã encerra com produção quase 24% menor em SC

A safra de maçã encerrou com produção quase 24%...

Mais Lidas da semana

Carreta com toras tomba e deixa cinco feridos na SC-350

Em Lebon Régis, uma carreta com toras tombou e...

Feto é encontrado em banheiro em Caçador

Um feto foi encontrado no banheiro da Rodoviária de...

Polícia investiga e nega que feto tenha sido encontrado em Caçador

Denúncias informaram que um feto havia sido encontrado em...

Bebê de 16 dias morre em acidente de trânsito

Um bebê de 16 dias morreu em acidente de...

Homem é preso suspeito de estupro em Caçador

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção...

Outros Tópicos Interessantes