Rádios RBV

Menu

Videira: 80 anos de progresso, desenvolvimento e gente trabalhadora

Um município que por meio da industrialização se tornou referência na geração de emprego, renda e desenvolvimento

Fonte:
Redação/PortalRBV

Videira completa neste dia 1º de março seus 80 anos de emancipação político-administrativa. A então Vila do Rio das Pedras em 1918, recebe seus primeiros colonizadores alemães e italianos, que se misturaram aos caboclos e tornam este chão um pedaço próspero de Santa Catarina, com economia pujante e povo hospitaleiro.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Em 1921 houve a divisão da Vila para duas localidades, Perdizes e Vitória. Com isso a instalação oficial do município aconteceu em 1º de março de 1944. Além de ser o berço da Perdigão, considera-se Videira como a Capital Catarinense da Uva e do Espumante, estando às margens do Rio do Peixe no Meio-Oeste do Estado, e sendo fruto das escolhas feitas ao longo de sua história, como argumenta a pesquisadora  Angela Zatta.

- Publicidade -

“A partir da Guerra do Contestado abriu-se as portas para a exploração comercial de madeira, erva-mate e começa-se a pensar em outros ciclos, como o ciclo da industrialização e ainda a chegada da estrada de ferro. Tivemos enchentes como a de 1983 que também marcou a história do município e fez com que ocorresse uma expansão periférica. Então costumo dizer que Videira é fruto de um processo histórico e geográfico, é uma trajetória ainda em construção e resultado de todas as escolhas feitas no passado”, declara a historiadora.

Veja também

Confira os horários e atrações imperdíveis da ExpoVideira 2024

Feira Multissetorial: o coração da ExpoVideira 2024

ExpoVideira e Gastronomia: Uma Festa de Sabores e Solidariedade

O crescimento

Hoje com 80 anos, Videira teve na metade dessa história Tadeu Comerlatto como prefeito, de 1977 a 1983. Há 40 anos no entanto, os desafios eram muitos e o político atribui o desenvolvimento de VIdeira à industrialização da cidade.

“Eram pequenas propriedades e gente muito trabalhadora, que em meio a morros e pedras encontraram terras férteis para prover o sustento das famílias e também o desenvolvimento da cidade. Neste momento Videira precisava definir seu rumo e a Perdigão foi peça fundamental para definir o futuro. Foi a época em que se investiu pesado na agricultura e especialmente na suinocultura e avicultura. A industrialização agregou valor ao que era produzido e isso elevou Videira. Nos desdobramos na época com os recursos que tínhamos para incentivar a produção e abertura de aviários e acreditamos ter contribuído para este crescimento”, lembra o ex-prefeito.

O legado de Saul

Para Tadeu Comerlatto, o desenvolvimento de Videira nestes 80 anos e o patamar em que se encontra hoje, possui um nome que deve sempre ser lembrado. “Os passos iniciais dados pela Perdigão foram fundamentais para o que está acontecendo hoje. E todo este progresso possui um nome, chama-se Saul Brandalise. Ele foi a pessoa que sonhou, idealizou e fez. Ele gostaria muito de ver a cidade de Videira como está hoje. Nos aconselhou e orientou muito. Ele foi um alicerce para a administração pública”, destaca Comerlatto.

A atual administração

Videira, uma terra de oportunidades. É assim que a vice-prefeita, Claudete Nardi Vavassori descreve o município.

“Me sinto grata por todas as oportunidades que Videira me deu. Por ter sido a primeira assistente social na história do município e ter feito um trabalho sempre atendendo o coletivo e hoje podemos ver esta Videira pujante e organizada. Como mulher me sinto representando a todas as mulheres de Videira e é através deles que temos a força, a garra e a vontade de lutar pelo nosso povo”.

Hoje, Videira é um município próspero e continua crescendo, destaca o prefeito Dorival Carlos Borga. Ele chega ao seu oitavo ano de mandato quando o município completa 80 anos.

“Governar o município de Videira é realmente um privilégio. Um município que tem mostrado sua força e de nossa gente, com a capacidade de se reinventar e retomar a cada dia. É um momento impar e somos gratos por poder ter dado nossa contribuição para um município que é referência na geração de emprego e renda, e que vem crescendo em todos os setores”.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

RBV Notícias – 09/05/2024 – Edição 1029

Obras na SC-135 em Pinheiro Preto que foi danificada...

SC-135 em Pinheiro Preto passará por obras

A Coordenadoria Regional de Infraestrutura Meio-Oeste comunicou que na...

Carmen Zanotto faz apelo para população em relação a dengue

Carmen Zanotto faz apelo para população em relação a...

Programa Maice LAB quer impulsionar negócios inovadores no setor de saúde

O Hospital Maice, em parceria com a empresa TXM...

Caçador envia mais duas carretas de donativos para o RS

Caçador enviou na quarta-feira (8) mais duas carretas de...

Mais Lidas da semana

Quem são os videirenses que morreram no acidente na BR-116

A cidade de Videira está em luto pela morte...

Barragem 14 de julho rompe e deixa cidades gaúchas em alerta

Barragem 14 de julho rompe e deixa cidades gaúchas...

Homem morre com tiro no peito em Iomerê

Homem morre com tiro no peito em Iomerê neste...

Trator cai de caminhão e atinge ônibus em Caçador

Trator cai de caminhão e atinge ônibus em Caçador,...

Dois mortos e um ferido grave em acidente na BR-282

Dois mortos e um ferido grave em acidente na...

Outros Tópicos Interessantes