Rádios RBV

Menu

Videira: 80 anos de progresso, desenvolvimento e gente trabalhadora

Um município que por meio da industrialização se tornou referência na geração de emprego, renda e desenvolvimento

Fonte:
Redação/PortalRBV

Videira completa neste dia 1º de março seus 80 anos de emancipação político-administrativa. A então Vila do Rio das Pedras em 1918, recebe seus primeiros colonizadores alemães e italianos, que se misturaram aos caboclos e tornam este chão um pedaço próspero de Santa Catarina, com economia pujante e povo hospitaleiro.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Em 1921 houve a divisão da Vila para duas localidades, Perdizes e Vitória. Com isso a instalação oficial do município aconteceu em 1º de março de 1944. Além de ser o berço da Perdigão, considera-se Videira como a Capital Catarinense da Uva e do Espumante, estando às margens do Rio do Peixe no Meio-Oeste do Estado, e sendo fruto das escolhas feitas ao longo de sua história, como argumenta a pesquisadora  Angela Zatta.

- Publicidade -

“A partir da Guerra do Contestado abriu-se as portas para a exploração comercial de madeira, erva-mate e começa-se a pensar em outros ciclos, como o ciclo da industrialização e ainda a chegada da estrada de ferro. Tivemos enchentes como a de 1983 que também marcou a história do município e fez com que ocorresse uma expansão periférica. Então costumo dizer que Videira é fruto de um processo histórico e geográfico, é uma trajetória ainda em construção e resultado de todas as escolhas feitas no passado”, declara a historiadora.

Veja também

Confira os horários e atrações imperdíveis da ExpoVideira 2024

Feira Multissetorial: o coração da ExpoVideira 2024

ExpoVideira e Gastronomia: Uma Festa de Sabores e Solidariedade

O crescimento

Hoje com 80 anos, Videira teve na metade dessa história Tadeu Comerlatto como prefeito, de 1977 a 1983. Há 40 anos no entanto, os desafios eram muitos e o político atribui o desenvolvimento de VIdeira à industrialização da cidade.

“Eram pequenas propriedades e gente muito trabalhadora, que em meio a morros e pedras encontraram terras férteis para prover o sustento das famílias e também o desenvolvimento da cidade. Neste momento Videira precisava definir seu rumo e a Perdigão foi peça fundamental para definir o futuro. Foi a época em que se investiu pesado na agricultura e especialmente na suinocultura e avicultura. A industrialização agregou valor ao que era produzido e isso elevou Videira. Nos desdobramos na época com os recursos que tínhamos para incentivar a produção e abertura de aviários e acreditamos ter contribuído para este crescimento”, lembra o ex-prefeito.

O legado de Saul

Para Tadeu Comerlatto, o desenvolvimento de Videira nestes 80 anos e o patamar em que se encontra hoje, possui um nome que deve sempre ser lembrado. “Os passos iniciais dados pela Perdigão foram fundamentais para o que está acontecendo hoje. E todo este progresso possui um nome, chama-se Saul Brandalise. Ele foi a pessoa que sonhou, idealizou e fez. Ele gostaria muito de ver a cidade de Videira como está hoje. Nos aconselhou e orientou muito. Ele foi um alicerce para a administração pública”, destaca Comerlatto.

A atual administração

Videira, uma terra de oportunidades. É assim que a vice-prefeita, Claudete Nardi Vavassori descreve o município.

“Me sinto grata por todas as oportunidades que Videira me deu. Por ter sido a primeira assistente social na história do município e ter feito um trabalho sempre atendendo o coletivo e hoje podemos ver esta Videira pujante e organizada. Como mulher me sinto representando a todas as mulheres de Videira e é através deles que temos a força, a garra e a vontade de lutar pelo nosso povo”.

Hoje, Videira é um município próspero e continua crescendo, destaca o prefeito Dorival Carlos Borga. Ele chega ao seu oitavo ano de mandato quando o município completa 80 anos.

“Governar o município de Videira é realmente um privilégio. Um município que tem mostrado sua força e de nossa gente, com a capacidade de se reinventar e retomar a cada dia. É um momento impar e somos gratos por poder ter dado nossa contribuição para um município que é referência na geração de emprego e renda, e que vem crescendo em todos os setores”.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Inscrições abertas para o 23º Festival da Canção de Videira

Inscrições abertas para o 23º Festival da Canção de...

Farmácia Escola da UNIARP está pronta para atender a comunidade

A Farmácia Escola de Manipulação da UNIARP informa a...

Mulheres macieirenses recebem curso de culinária

Mulheres macieirenses recebem curso de culinária por meio de...

Implantação de hortas nas escolas é solicitada pelo vereador Fically

A implantação de um programa de horta nas escolas...

Avaí/Kindermann é superado pelo Palmeiras no Brasileiro Feminino

Jogando em Jundiaí-SP, o Avaí/Kindermann foi superado pelo Palmeiras...

Mais Lidas da semana

Motociclista morre no centro de Caçador

Um homem de 32 anos, identificado como Gerson Pelentir...

Polícia prende acusado de feminicídio em Videira

A Polícia Civil, em uma operação conjunta com a...

Três mortes são registradas com veículo da Saúde de Timbó Grande

Três mortes são registradas com veículo da Saúde de...

Homem sofre tentativa de homicídio em clube

Um homem sofreu uma tentativa de homicídio em um...

Acidente grave envolve três veículos na SC-135

Um acidente na tarde de sábado, 6, envolveu três...

Outros Tópicos Interessantes