A Associação Empresarial de Videira, por meio do Núcleo do Jovem Empreendedor iniciou nesta semana as atividades com a segunda turma do Programa Geração Empreendedora, que conta com 13 alunos do 2º ano do Ensino Médio. A ação, que visa estimular o empreendedorismo e desenvolver o associativismo entre os jovens, é uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) com o apoio do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Serão quatro encontros preparatórios, onde os jovens irão conhecer um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, além de ter contato com empreendedores que irão relatar um pouco da rotina, dos desafios e das experiências.
Neste período, os jovens terão que desenvolver uma empresa fictícia, que será apresentada no quinto encontro, para uma banca formada por três empresários.
Eles terão também a oportunidade de passar um dia com um empresário ligado ao ramo de atuação que os jovens pretendem atuar no futuro, para entender como funciona na prática.
Veja também
Giba, lenda do vôlei, estará no 5º Fórum Empresarial da ACIAV
Voz Única da ACIAV será entregue aos candidatos em setembro
Em novembro, será realizada a cerimônia de formatura. Todo material didático é fornecido pelo Programa.
Em contrapartida, os jovens precisam demonstrar comprometimento, não podendo registrar nenhuma falta para receberem o certificado.
O programa conta com o apoio de empreendedores do Núcleo do Jovem Empreendedor que atuam como multiplicadores e apoiadores.
O líder do Geração Empreendedora da ACIAV neste ano, Claiton Villwock, explica que o programa é 100% voluntário e associativista.
“Os empreendedores envolvidos com a ação deixam suas empresas para passar um pouco de conhecimento aos jovens, que são o futuro do empreendedorismo. Isso demonstra a preocupação em incentivar que os adolescentes exerçam papel de liderança na carreira que desejam seguir”, destaca.
Para Eduarda Bridi, que participa do Programa, a experiência está sendo positiva.
“Espero aumentar a capacidade de entendimento para que eu possa desenvolver habilidades e planejar o futuro. Acredito que a iniciativa de capacitar os jovens contribui para ampliarmos a nossa visão de mundo”, acrescenta.
Portal RBV nas redes sociais