As conversas devem ser a tônica da composição das eleições de 2024, principalmente na região dos municípios da Amarp. Durante os últimos meses de 2023 e o início de 2024, a RBV Rádios em Videira recebeu prefeitos de 8 cidades. As entrevistas serviram para que fossem apresentados os trabalhos realizados nos últimos anos e as pretensões políticas.
Conduzida pelo repórter Ernesto Júnior, a série de entrevistas mostrou um cenário muito parecido na maioria das cidades. Dorival Carlos Borga – PL, prefeito de Videira, é o único que foge a regra, já que encerra em 2024 o seu segundo mandato no executivo.
Já em cidades com menor número de população, os atuais prefeitos, que colocaram o nome a disposição para uma possível reeleição, as conversas entre partidos de posição e oposição é certeza. Municípios como Iomerê, Pinheiro Preto, Arroio Trinta e Salto Veloso, devem ter inúmeras conversas nos próximos meses.
Essa movimentação ocorre pelo fato de que menor o município, menor o número de eleitores, porém maior o risco de divisão dos votos. Se comprado as últimas eleições, quando a polarização política, fez com que muitos candidatos surgissem, o medo é dissolução dos votos.
Conversas devem ser a tônica da composição das eleições, principalmente em cidades de pequeno porte
Iomerê, município vizinho a Videira, possui, conforme o Tribunal Superior Eleitoral, TRE – SC, pouco mais de 2.700 eleitores. Na eleição de 2020, a diferença entre Luci do PP e Maneco do MDB, foi de exatamente 100 votos.
Em entrevista realizada no mês de dezembro de 2023, Gilberto Chiarani, prefeito de Pinheiro Preto, afirmou que deve buscar conversas.
“Estamos aí em uma composição, a gente está procurando outros partidos, outras pessoas, outras agremiações, para que a gente também consiga viabilizar, uma nova campanha, uma nova eleição em 2024”
Outro município que deve passar por tal situação é Arroio Trinta. A capital Catarinense da Cultura Italiana, deve observar o atual prefeito, Alcedir Felchilcher buscar a reeleição. Porém, segundo ele, atualmente a cidade possui 8 partidos. Para Felchilcher o alinhamento com o maior número de siglas deverá existir, para quem sabe uma candidatura única.
“[…] tem outras pessoas que a gente está conversando para chegar a um entendimento. Se o povo entender que eu devo continuar, eu serei candidato a reeleição”
A entrevista foi concedida no fim do mês de janeiro de 2024, durante a série de entrevistas com os prefeitos pela RBV Rádios em Videira.