Doenças respiratórias, sintomas gripais, quadros de diarréia e vômito, têm sido o principal motivo causador da lotação das emergências e do aumento no número de internações nos hospitais, em Videira, Meio-Oeste de Santa Catarina. Na terça-feira (10), os hospitais salvatorianos Divino Salvador (HSDS) e Santa Maria (HSSM), emitiram nota alertando sobre a pressão enfrentada pelos serviços e pela equipe.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O coordenador assistencial do HSDS, Douglas Ansiliero, afirma que o número de atendimentos na emergência tem superado a capacidade de atendimento adequado, com 200 pessoas procurando o hospital somente ontem (10). Desse total, apenas 87 deveriam ter recebido atendimento emergencial, enquanto o restante poderia ter sido atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Douglas destaca a preocupação com a superlotação, que pode prejudicar o atendimento de pacientes com quadros graves, como infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e vítimas de acidentes de trânsito. Ele reforça a importância de as pessoas com sintomas leves buscarem atendimento nas UBS ou na UPA central, no bairro São Cristórivão, que possuem capacidade de fazer o atendimento inicial, mesmo em casos graves, antes de realizar a transferência para o hospital, se necessário.
Veja também
Umidade baixa: dicas para reduzir efeitos na saúde
Pneumonia silenciosa: pediatra alerta para cuidados com crianças
Cão treinado visita paciente autista no HSDS em Videira
A médica do HSDS Kerolayne Eugênio também comenta sobre a situação, explicando que a maioria dos atendimentos recentes envolvem pacientes com sintomas que não exigem cuidados hospitalares imediatos. Doenças respiratórias sem gravidade como sintomas gripais leves, sem falta de ar ou doer, vômitos ou diarreia sem desidratação, por exemplo, podem ser tratados em centros de saúde menos complexos.
O excesso de pacientes não urgentes sobrecarrega o sistema e pode atrasar o atendimento a casos mais críticos, causando transtornos tanto para os pacientes quanto para a equipe médica.
Diante da situação, os hospitais HSDS e HSSM emitiram uma nota pedindo à população que colabore e procure os postos de saúde ou a UPA em casos de sintomas leves, permitindo que os hospitais possam focar no atendimento de emergências graves.
Pneumonia Silenciosa
Outra preocupação que tem levado as pessoas procurarem em maior número os serviços de saúde é um surto de pneumonia em crianças. Casos positivos de pneumonia atípica em crianças, ou “pneumonia silenciosa”, colocou a comunidade de Videira em alerta nas últimas semanas.
A bactéria Mycoplasma pneumoniae, umas das responsáveis pela doença, foi detectada em alguns alunos de escolas locais. Assim que diagnosticadas, os paciente receberam tratamento adequado e afastadas do ambiente escola, ficando em recuperação em suas casas. Em resposta ao surto, medidas imediatas de controle foram adotadas pelas escolas do município, visando proteger a saúde dos demais estudantes.
Confira a nota na íntegra
Os Hospitais Salvatorianos Divino Salvador e Santa Maria vem enfrentando um aumento significativo no volume de internações nos últimos dias. Essa alta demanda está gerando pressão sobre nossos serviços e equipe, que continuam se dedicando ao máximo para garantir o melhor atendimento possível a todos os pacientes.
Pedimos a compreensão e colaboração da população neste momento e orientamos para pacientes com sintomas leves procurem os Postos de Saúde mais próximo da sua residência.
Estamos trabalhando arduamente para ajustar nossos recursos e atender às necessidades de todos com a mesma qualidade e cuidado de sempre. Agradecemos pela paciência e solidariedade de todos. Continuamos comprometidos em oferecer o melhor cuidado à nossa comunidade.
Portal RBV nas redes sociais