Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Dona Genny Hartmann: 95 anos de história e inspiração em Videira

Personagem importante na história de Videira, Dona Genny acompanha todos os acontecimentos através das ondas da FM 88.5

Em uma charmosa residência na Rua Coronel Alberto Schmit, o jornalista João Luiz Bariviera foi recebido por Dona Genny Maria Hartmann, uma figura marcante da cidade, que completa 96 anos no próximo dia 6 de abril de 2025. Gaúcha de nascimento e videirense de coração, Dona Genny compartilhou momentos de sua trajetória, refletindo sobre quase um século de vida e história.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Desde jovem, Dona Genny construiu uma relação sólida com a comunidade local. Fã assídua da Rádio Videira, ela destaca como o veículo de comunicação desempenha um papel importante em sua rotina.

“Eu nunca deixei de acompanhar o jornal da Rádio Videira. Sempre sei de tudo o que acontece na cidade antes mesmo de meus netos e bisnetos me contarem!”

Publicidade

Dona Genny recorda-se com carinho do desenvolvimento da cidade, citando figuras emblemáticas como o Sr. Saul Brandalise, pioneiro no progresso local. “Tudo que Videira tem hoje, tem o dedo dele. Ele foi um pai para o povo.”

Dona Genny Hartmann: 95 anos de história e inspiração em Videira; assista:

Veja também:

Bombeiros registram 113 casos de águas-vivas e salvam 85 vítimas

Advogada esclarece sobre lei que proíbe fogos com estampido

Ao relembrar o passado, Dona Genny pinta um cenário de uma Videira rudimentar, sem calçamento, onde caminhões atolavam em valetas ao transportar mantimentos. Hoje, ela compara a cidade a grandes centros urbanos como Curitiba, refletindo o quanto o município evoluiu.

“Na época em que cheguei, era tudo estrada de chão. [..] Hoje, vejo Videira como uma cidade moderna e desenvolvida.”

Contribuições à Comunidade

Dona Genny e seu esposo marcaram época como proprietários do Supermercado Serve Bem, localizado onde hoje funciona um shopping. Após 14 anos de trabalho, presenciaram a enchente de 1983, que inundou a área e cobriu os caixas do estabelecimento. Ainda assim, enfrentaram as adversidades com resiliência e solidariedade, oferecendo ajuda aos vizinhos em tempos difíceis.

“Aqui em casa, tínhamos um poço de água natural. Na enchente, muitos, como o delegado, vinham aqui para tomar banho porque não havia água nas casas.”

O Segredo da Longevidade

Aos 96 anos, Dona Genny mantém a memória afiada e uma disposição invejável. Para ela, o segredo está na simplicidade, no trabalho, e na dedicação à família e à comunidade. “Nunca fumei ou bebi. Sempre busquei ajudar os outros, seja com um prato de comida ou um casaco. Além disso, minha família é meu pilar. Eles me dão força todos os dias.”

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Colisão entre carro e caminhão deixa duas vítimas em Fraiburgo

O Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo atendeu nesta...

Fim de semana em Santa Catarina terá sol, calor e risco de temporais

O sábado (04) começa com muitas nuvens de acordo...

Homem que roubou mãe e filha e cometeu ato libidinoso em parque de Videira é condenado

A Justiça de Santa Catarina condenou um homem de...

Dom Orlando Dotti participa de celebrações e lança livros em Caçador

O bispo Dom Orlando Dotti está em Caçador para...

Entenda por que o metanol virou ameaça real nas bebidas alcoólicas

O uso do metanol em bebidas alcoólicas, especialmente nos...

Mais Lidas da semana

Fim de semana em Santa Catarina terá sol, calor e risco de temporais

O sábado (04) começa com muitas nuvens de acordo...

Fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar a CNH recebe aval do governo

Nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Tangará realiza audiência sobre vacina obrigatória contra Covid-19 em crianças

A Câmara Municipal de Tangará recebeu, na noite de...

Fim do horário de verão pode ser oficial após aval da Câmara

A Câmara dos Deputados deu o primeiro passo significativo...

Bezerro nasce com duas cabeças no Oeste de Santa Catarina

Uma ocorrência rara e impressionante despertou a curiosidade dos...

Outros Tópicos Interessantes