Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Estudantes do IFC Videira representam o campus na maior mostra de ciência e tecnologia da América Latina

Eles apresentam o projeto “Uso da aplicação foliar de silício no tomate de mesa”, vencedor da categoria Pesquisa – EMI na 14ª FICE

Entre os dia 27 e 31 de outubro, dois estudantes do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira vão representar a instituição na Mostratec 2025 – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, um dos maiores eventos científicos estudantis da América Latina. O evento acontece em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e reúne projetos inovadores de diferentes países.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os finalistas, Ana Luiza Pirolli Figueiredo e Iuri Eduardo Lenser Scheid, ambos do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Agropecuária, apresentarão o projeto “Uso da aplicação foliar de silício na produtividade e qualidade do tomate de mesa”.

Publicidade

A pesquisa conquistou o primeiro lugar na categoria Pesquisa – EMI, durante a 14ª Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE), realizada no Campus Videira nos dias 28 e 29 de agosto.

O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do professor Dr. Sandro Dan Tatagiba e contou com financiamento do CNPq, com ambos os estudantes atuando como bolsistas.

Iuri destacou a emoção de representar o IFC Campus Videira:

“Foi algo que me despertou grande interesse. Fiquei muito feliz em saber que iria participar de um evento dessa magnitude, representando o nosso Campus Videira”.

Ele ainda ressaltou a relevância do projeto para a agricultura moderna:

“Nosso trabalho traz a aplicação foliar de silício em tomateiros — algo recente na agricultura. Esse elemento contribui para o desenvolvimento das plantas, ajudando a combater estresses e melhorando aspectos fisiológicos. É uma inovação que pode trazer novas técnicas de cultivo”.

Ana Luiza, que participa de projetos de pesquisa desde o primeiro ano do Ensino Médio, contou que a experiência como bolsista foi transformadora:

“Ser pesquisadora ainda no ensino médio foi de grande valia. Aprendi muito na prática, melhorei minha oratória e descobri a importância da ciência e do trabalho em equipe. Essa vivência despertou em mim uma paixão pela pesquisa e a vontade de contribuir para um futuro melhor”.

Em 2025, a FICE do IFC Videira passou a integrar o grupo de feiras afiliadas à Mostratec, que reúne representantes de 19 países. Mais uma vez, o Campus Videira se destaca no cenário científico nacional, mostrando o talento e potencial dos jovens pesquisadores da região.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Secom IFC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Homem é condenado a mais de 10 anos por violência doméstica

Um homem foi condenado a mais de 10 anos...

Tangará e CASAN discutem melhorias no saneamento e pavimentação

O prefeito Aldair Biasiolo e o secretário de Administração,...

Vazamento expõe 183 milhões de senhas e e-mails de usuários do Gmail

Um alerta global de cibersegurança foi emitido após a...

Motorista embriagado dorme ao volante e para no meio da rua

Na manhã de sábado (25), a Polícia Militar de...

Rede Feminina de Combate ao Câncer recebe corações solidários

A solidariedade tomou forma de coração em Caçador. A...

Mais Lidas da semana

Polícia Militar explica ocorrência de dano e tumulto no bairro Martello

Na noite de sábado (18), a Polícia Militar de...

Homem em surto invade escola em SC e gera pânico entre alunos e professores

Na noite desta terça-feira (22), um homem em surto...

Laudo aponta causa da morte de modelo catarinense e filha no Rio

A modelo catarinense Lidiane Aline Lorenço, de 33 anos,...

A partir de 2026, ciclomotores terão que ter placa, habilitação e capacete

Os usuários de ciclomotores, veículos de duas ou três...

Mulher morre e quatro pessoas ficam feridas em acidente em Lages

Uma idosa morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas...

Outros Tópicos Interessantes