Golpe do falso aluguel está cada vez mais presente, não somente em grandes cidades, como Joinville, Florianópolis ou São Paulo, mas cada vez mais no Meio-Oeste. Nas últimas semanas, uma videirense se deparou com a sua residência, sendo vítima do crime. Relembre o caso.
O golpe do aluguel ou golpe do falso aluguel acontece quando uma pessoa que não é proprietária do imóvel o aluga para um terceiro que, de boa-fé, acredita estar realizando a locação com o real proprietário. O golpe também pode acontecer com um imóvel fictício, quando o golpista realiza um anúncio se utilizando de fotos de um imóvel qualquer, exigindo uma antecipação em dinheiro via PIX para reservar a locação. Esse tipo de golpe acontece principalmente pela internet, por meio de falsos anúncios nas redes sociais.
Em participação no jornal Videira Notícias, da Rádio Videira, na tarde desta quinta-feira, 08, o corretor de imóveis Jairo Netto detalhou o funcionamento do crime. O empresário, que ocupa também o cargo de presidente do Creci – SC, afirmou que as plataformas digitais, como os brechós, são espaços sérios, mas que, como em inúmeras situações, existem pessoas mal intencionadas.
“Nesse sentido, chegam as ofertas e essas ofertas são realmente tentadoras. Mas eu sempre digo, quando a promessa é muito grande, desconfie do santo”, afirmou Netto. Para ele, é imprescindível que o consumidor fique atento a todas as informações disponíveis nos posts.
O corretor afirma que os consumidores precisam observar inúmeras situações para não caírem no golpe. “Nesse sentido, a orientação é sempre a seguinte: antes de você fechar um negócio imobiliário, eu conheço a pessoa, sei que a casa é da pessoa, que é a pessoa que está anunciando, pois aí você vai ter uma operação segura”, concluiu.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: