Rádios RBV

Hospital de Videira realiza duas captações de órgãos no mesmo dia

Procedimentos no Hospital Divino Salvador emocionam equipe médica e familiares, que mesmo enfrentando o luto, contribuíram para salvar outras vidas

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV | com informações Ernesto Júnior

O Hospital Salvatoriano Divino Salvador, de Videira, viveu um momento histórico na última semana ao realizar duas captações de órgãos em um único dia. O procedimento, considerado raro e complexo, envolveu uma grande mobilização da equipe médica e de enfermagem, além de familiares que, mesmo em meio ao luto, autorizaram a doação.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Sheila Mendes, enfermeira do centro cirúrgico, destacou que o trabalho começa ainda antes da preparação hospitalar, com o acolhimento e diálogo com as famílias. “Estávamos com o coração dividido: triste por um lado, mas feliz por outro, por saber que essas vidas vão ajudar outras”, relatou.

Segundo ela, o processo exige precisão, sigilo e comprometimento. “Existem vários testes clínicos e neurológicos, às vezes levando dias. É necessário manter a cabeça focada o tempo todo”, explicou. A profissional enfatizou ainda a importância de declarar em vida a vontade de ser doador, o que facilita a decisão familiar.

A ação contou com instrumentadores, anestesistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e até logística externa, como o transporte dos médicos até o aeroporto. “Ontem fizemos um corredor de honra para os dois doadores. Quando empurramos a maca e ouvimos os aplausos, foi emocionante e inesquecível”, descreveu Sheila.

O médico Fábio Herbers, responsável pelos procedimentos, ressaltou o impacto da doação. “Foi um gesto grandioso. Temos milhares de pessoas na fila aguardando por um órgão. O que aconteceu aqui foi um exemplo de generosidade em meio ao luto”.

Ele também destacou que cerca de 50% das famílias, no Brasil, ainda não autorizam a doação. “Falar sobre isso é essencial. Que mais pessoas conversem e decidam em vida, para que esse momento seja menos doloroso para os entes queridos”, concluiu.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Rua do Lazer anima o Multiparque em Caçador neste sábado

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Retificação – Pregão Eletrônico n. 38/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de RetificaçãoProcesso...

Casal namora à beira de penhasco, carro balança, despenca e os dois morrem

Um trágico acidente vitimou um casal na cidade de...

Morre Arlindo Cruz, ícone do samba, aos 66 anos

O cantor, compositor e multi-instrumentista Arlindo Cruz, um dos...

Comércio de Caçador abre até às 16h neste sábado

O Dia dos Pais é comemorado neste domingo, 10...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina pode ter temporais e queda nas temperaturas

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

VÍDEO: Objeto estranho com luzes é visto no céu de Rio das Antas

Um morador do interior de Rio das Antas teve...

Corpo de mulher desaparecida é encontrado em Caçador

A Polícia Civil de Caçador confirmou na tarde desta...

Prefeituras emitem notas de pesar pela morte de Celestino Nadal

As prefeituras de Videira e Iomerê emitiram notas oficiais...

Criança atropelada em Santa Cecília não resistiu e morreu no hospital

Uma menina de 8 anos morreu no hospital após...

Outros Tópicos Interessantes