Massa de ar polar traz frio e chuva para Meio Oeste

Serra ficará interditada para caminhões a partir desta quarta-feira

Quarta-feira (18) marcada pela chance de chuva do Oeste a Grd. Florianópolis, que em localidades do Planalto Sul, Meio Oeste pode ser com características invernal (chuva congelada, neve), ventos fortes no centro-leste de SC (com direção de oeste passando para sudoeste/sul, ventos médios de 20 a 40 km/h, rajadas em torno de 65 km/h no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, de 60 a 90 km/h no leste do estado e, pontualmente, atingir valores próximo a acima de 100 km/h na Serra e Litoral Sul) e temperaturas baixas em boa parte de SC.

À tarde, as temperaturas chegam aos 7°C no Planalto Sul, até 10°C no Grd. Oeste, Planalto Norte, 12°C no Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana, de 15°C a 19°C nas demais áreas. Isto se deve pela atuação da tempestade subtropical Yakecan (que se desloca pelo litoral do RS e SC) combinada a uma massa de ar frio, de origem polar.

Assim, o risco de ocorrências é moderado a alto para o frio intenso, alto a muito para ventos intensos. No Planalto e Litoral Sul, regiões ainda sensíveis pela chuva do início do mês, e com a previsão de chuva isolada, o risco é baixo a moderado para ocorrências.

Uma massa de ar frio de origem da Argentina avança para o Sul do Brasil e derruba as temperaturas nesta semana. A Defesa Civil de SC afirmou que esta primeira onda de frio de 2022 deve durar até a noite da próxima segunda-feira, dia 23.

Conforme comunicado, a Serra ficará interditada para caminhões a partir desta quarta-feira, até que as condições climáticas se tornarem favoráveis ao tráfego. Veículos de passeio podem transitar pela rodovia.

Videira segue uma quarta-feira com Chuva, melhorando no decorrer do dia temperatura mínima de 6ºC e máximas de 8ºC.

Quinta – Encoberto, melhorando no decorrer do dia  mínimas de 3ºC máximas de 8ºC.